• Marina Morais

Como fortalecer imunidade através da alimentação?


Uma coisa é certa: o ano de 2020 vai ficar marcado na história como o ano do coronavirus! As notícias nacionais e internacionais têm se concentrado quase que exclusivamente para cobrir o avanço dessa pandemia e os organismos internacionais de saúde tem nos orientado diariamente a cultivarmos práticas de higiene e distanciamento social a fim de retardar o rápido avanço da doença no mundo. Estamos fazendo a nossa parte para frear esta doença, né? Torço para que você e eu nunca cheguemos perto do COVID-19, mas caso nos encontremos diante deste vírus, é importante que nossas defesas estejam preparadas para lidar com ele! E é por isso que o papo de hoje é imunidade.

Nosso organismo possui defesas próprias para lidar com invasores e perigos, sejam eles vírus, bactérias, protozoários, fungos… A esse conjunto de órgãos, processos e mecanismos de defesa chamamos Sistema Imunológico. Como você pode imaginar, se nos mantemos saudáveis, nosso sistema imunológico também estará saudável e preparado para lidar com as ameaças externas. De forma geral, uma rotina saudável com bons hábitos alimentares, de exercício e de sono são suficientes para cuidar da nossa imunidade. Mas é claro que temos exceções e alguns fatores que podem atrapalhar este processo.

Dentre as pessoas que precisam ficar muito atentas ao seu sistema imunológico estão:

  1. Idosos;

  2. Crianças;

  3. Gestantes;

  4. Pessoas com diabetes, hipertensão, câncer e outras doenças crônicas;

  5. Pessoas com doenças autoimunes como lúpus, doença celíaca, esclerose múltipla, etc.

Os grupos acima apresentam (por diversos motivos) um sistema imunológico mais frágil e por isso devem ser ainda mais precavidas e inteligentes em suas escolhas! Caso você não se encontre em nenhum destes grupos, não acredite que você é invencível! O seu sistema imunológico é mais resistente, mas ainda assim suscetível a infecções e patologias. Se você for esperto e quiser se manter saudável, vai cuidar muito bem do seu sistema 

Como cuidar do sistema imunológico?

Antes de falar das medidas específicas que você pode tomar para ajudar o seu corpo a se manter saudável, é preciso garantir o “básico”. E quando eu falo em “básico”, quero dizer os quatro itens mais importantes e fundamentais para a nossa saúde:

  1. Sono

  2. Alimentação e Hidratação

  3. Estresse

  4. Atividade Física

Sim, meus amigos! Cuidar destes quatro aspectos é imprescindível para uma boa saúde, qualidade de vida e imunidade. Um suplementinho a mais pela manhã não fará diferença na sua imunidade se você não cuidar do “geral”. Por isso, antes de conversarmos sobre estratégias nutricionais específicas, faça uma pausa e analise como estão estas quatro bases na sua vida. Você tem cultivado bons hábitos de sono? Tem se movimentado de alguma forma no seu dia a dia ou tem vivido uma rotina sedentária? Você costuma se encher de alimentos ultraprocessados ou sua alimentação é colorida, variada e baseada em muitos vegetais? Como tem sido seu consumo de água? E será que você tem priorizado momentos de relaxamento e combate de estresse?

Se você encontrou um (ou mais furos) nesta base, pense em estratégias para melhorar estes aspectos. Aqui no Clube, você encontrará vários posts que abordam estas bases para te ajudar! 

Como a alimentação pode ajudar o seu Sistema Imunológico?


Tempere sua comida!


Os temperos naturais possuem várias propriedades de reforço ao sistema imunológico (além de variados outros benefícios) e assim vale a pena inseri-los na sua alimentação DIARIAMENTE! O gengibre é um dos queridinhos para evitar doenças que afetam o trato respiratório como as gripes e o próprio coronavirus. Isso porque o gengibre possui propriedades antivirais (além de antibacterianasantioxidantes e anti-inflamatórias)! Outro tempero que possui essa capacidade antiviral é o alho! Pode abusar nele nas receitas! O alho cru é mais poderoso e eficiente nestas propriedades. Outro elemento que pode te ajudar é o açafrão, que tem potencial anti-inflamatório e antioxidante. Lembrando que o açafrão é absorvido melhor quando consumido junto com pimenta do reino. 

Cuide do seu intestino!


O nosso intestino é um dos órgãos mais importantes de todo o nosso sistema imunológico! Grande parte das barreiras de defesa do nosso corpo está no nosso trato digestivo, além da produção de células de defesa também depender destes órgãos. Aliás, até a absorção de alimentos, suplementos e remédios requer o nosso trato digestivo! Então nada de negligenciar ele, viu? Aqui no Clube temos dicas e posts exclusivos sobre o assunto! Indico que você leia este post e o Guia da Digestão!


Não se esqueça das vitaminas!


Quando a gente fala de imunidade, todo mundo já pensa em Vitamina C! E isso não está errado: ela é muito importante para apoiar nosso sistema imune. No entanto, ela é tão fácil de conseguir: quase todas as frutas e vegetais crus fornecem vitamina C. Laranjas são famosas pela vitamina C, mas ela é abundante em kiwis, tomates, acerola, goiaba, salsa, coentro, abacaxi, lichia, morango, folhas verdes, etc. Portanto, se você tem uma alimentação baseada nesses alimentos, sua vitamina C deve estar boa! A outra vitamina mega importante no sistema imunológico é a Vitamina D. E essa costuma estar faltando no organismo da gente. É importante comer precursores de Vitamina D como peixes (salmão, sardinha, atum), cogumelos e gemas de ovo, no entanto, isso não é suficiente. É preciso se expor ao sol para que vitamina seja convertida no nosso corpo! Por isso, tome um pouco de sol durante o dia ou converse com seu médico ou nutricionista sobre suplementos desta vitamina!

Espero que o post de hoje e os materiais complementares sugeridos te ajudem a ficar mais tranquilo em relação aos vírus e infecções. É claro que eles são perigosos e isso deixa a gente meio apreensiva, mas cuidar da nossa saúde e não se estressar é o que podemos fazer de melhor para passar por este momento com paz!

Abraços,

Marina

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo