• Marina Morais

Molho Pesto de Manjericão com Almeirão | Receita




No meu congelador, não pode faltar um saquinho com Pesto! Não só porque ele é um molho versátil e um dos favoritos da minha família, mas também porque tenho pés de manjericão e folhas verdes muito generosos na horta. O pesto se tornou uma maneira deliciosa de preservá-los.


Na estação atual, temos uma grande quantidade de almeirão no jardim: uma folha um pouco amarga, bem saborosa e super nutritiva! Não conseguimos consumir tudo rápido o bastante em saladas e outras receitas, por isso, adiciono almeirão ao meu pesto e congelo! Você pode fazer isso com qualquer folhoso verde escuro: espinafre, chicória, escarola, rúcula, agrião... O procedimento é o mesmo!


Escolhi branquear os meus verdes escuros e as folhas de manjericão antes de fazer o pesto pelo seguinte motivo: esse processo simples faz com que a oxidação do pesto diminua muito e por isso temos um pesto verdinho lindo que dura bem mais tempo! Aprenda o passo a passo no vídeo abaixo e não deixe de anotar a receita.

 

Molho Pesto de Manjericão com Almeirão

Rendimento: 250g.

Nível de Dificuldade: Fácil.

Tempo de Preparo: 35 min.

Armazenamento: na geladeira por até 1 mês; no congelador por até 4 meses.

Ingredientes

  • 1 dente de alho

  • 3/4 de xícara de parmesão ralado bem fininho ou pulverizado (na hora)

  • 1/3 de xícara de qualquer semente ou oleaginosa (semente de girassol, semente de abóbora, castanha de caju, castanha do Pará, amêndoas, gergelim, etc)

  • 3 xícaras de folhas de almeirão (ou qualquer outra folha verde escura como rúcula, agrião, chicória, escarola, espinafre)

  • 1 xícara de folhas de manjericão

  • 2 colheres de sopa de água

  • 1/4 de xícara de azeite de oliva

  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

  1. O segredo para um pesto bem verdinho e com duração maior está logo no início: comece branqueando o manjericão e o almeirão. Para isso, coloque o manjericão e almeirão em uma panela com água fervente.

  2. Deixe-o em água fervente por 30 segundos, peneire e imediatamente transfira as folhas de manjericão e almeirão para uma tigela com gelo. Fazemos isso para dar um choque térmico e interromper a cocção das folhas, assim o Pesto fica mais verde e dura mais tempo na geladeira.

  3. Escorra as folhas bem e aperte-as nas mãos para retirar o máximo de água possível.

  4. Em seguida, em um processador, coloque as folhas branqueadas e manjericão e almeirão e o restante dos ingredientes.

  5. Bata até formar um molho homogêneo.

  6. Experimente e ajuste os temperos com mais sal e pimenta do reino se necessário.

 

Adaptando a Receita para Bebês!

Idade Sugerida: +6 meses.


Para bebês no começo da IA, omita o sal da receita. Utilize pimenta com moderação.


Observação sobre a Janela Imunológica:


A Janela Imunológica é o melhor momento para apresentar alimentos potencialmente alergênicos aos bebês pois isso diminui a chance de desenvolver alergias. A janela ocorre entre os 6 e os 9 meses de idade. Os alimentos potencialmente alergênicos que devemos oferecer na janela:

  • Ovos (gemas e claras)

  • Trigo

  • Peixes e Frutos do Mar

  • Derivados do Leite de Vaca (manteiga, iogurte e creme de leite fresco por exemplo)

  • Oleaginosas (castanhas, amêndoas, pistaches, macadâmias, etc) e Amendoim, oferecidas em preparações na forma de pastas ou farinhas ou trituradas.

 


O que usamos na cozinha?


Utilizando nossos links, você apoia o canal com comissão da venda!

 

Ideias para usar o Pesto:


 

O que te impede de ser mais saudável?


Falta de organização ou planejamento?

Baixa habilidade culinária?

Dificuldade de saber o que de fato é saudável?

Pouco tempo para cozinhar?

Suas emoções ditam o que você come?



No "Descobrindo a Cozinha Saudável", depois de meses de preparo (eu diria até anos), vou dividir com você tudo o que aprendi sobre como ultrapassar obstáculos assim! E te mostrar o meu Método Cardápio Versátil, criado justamente para ajudar nestes desafios.


Vamos usar ferramentas simples e eficientes para diminuir o desperdício de alimentos, otimizar o trabalho na cozinha, planejar as refeições e preparar delícias saudáveis para o dia a dia.









1.416 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo