No meu congelador, não pode faltar um saquinho com Pesto! Não só porque ele é um molho versátil e um dos favoritos da minha família, mas também porque tenho pés de manjericão e folhas verdes muito generosos na horta. O pesto se tornou uma maneira deliciosa de preservá-los.
Na estação atual, temos uma grande quantidade de almeirão no jardim: uma folha um pouco amarga, bem saborosa e super nutritiva! Não conseguimos consumir tudo rápido o bastante em saladas e outras receitas, por isso, adiciono almeirão ao meu pesto e congelo! Você pode fazer isso com qualquer folhoso verde escuro: espinafre, chicória, escarola, rúcula, agrião... O procedimento é o mesmo!
Escolhi branquear os meus verdes escuros e as folhas de manjericão antes de fazer o pesto pelo seguinte motivo: esse processo simples faz com que a oxidação do pesto diminua muito e por isso temos um pesto verdinho lindo que dura bem mais tempo! Aprenda o passo a passo no vídeo abaixo e não deixe de anotar a receita.
Molho Pesto de Manjericão com Almeirão
Rendimento: 250g.
Nível de Dificuldade: Fácil.
Tempo de Preparo: 35 min.
Armazenamento: na geladeira por até 1 mês; no congelador por até 4 meses.
Ingredientes
1 dente de alho
3/4 de xícara de parmesão ralado bem fininho ou pulverizado (na hora)
1/3 de xícara de qualquer semente ou oleaginosa (semente de girassol, semente de abóbora, castanha de caju, castanha do Pará, amêndoas, gergelim, etc)
3 xícaras de folhas de almeirão (ou qualquer outra folha verde escura como rúcula, agrião, chicória, escarola, espinafre)
1 xícara de folhas de manjericão
2 colheres de sopa de água
1/4 de xícara de azeite de oliva
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo
O segredo para um pesto bem verdinho e com duração maior está logo no início: comece branqueando o manjericão e o almeirão. Para isso, coloque o manjericão e almeirão em uma panela com água fervente.
Deixe-o em água fervente por 30 segundos, peneire e imediatamente transfira as folhas de manjericão e almeirão para uma tigela com gelo. Fazemos isso para dar um choque térmico e interromper a cocção das folhas, assim o Pesto fica mais verde e dura mais tempo na geladeira.
Escorra as folhas bem e aperte-as nas mãos para retirar o máximo de água possível.
Em seguida, em um processador, coloque as folhas branqueadas e manjericão e almeirão e o restante dos ingredientes.
Bata até formar um molho homogêneo.
Experimente e ajuste os temperos com mais sal e pimenta do reino se necessário.
Adaptando a Receita para Bebês!
Idade Sugerida: +6 meses.
Para bebês no começo da IA, omita o sal da receita. Utilize pimenta com moderação.
Observação sobre a Janela Imunológica:
A Janela Imunológica é o melhor momento para apresentar alimentos potencialmente alergênicos aos bebês pois isso diminui a chance de desenvolver alergias. A janela ocorre entre os 6 e os 9 meses de idade. Os alimentos potencialmente alergênicos que devemos oferecer na janela:
Ovos (gemas e claras)
Trigo
Peixes e Frutos do Mar
Derivados do Leite de Vaca (manteiga, iogurte e creme de leite fresco por exemplo)
Oleaginosas (castanhas, amêndoas, pistaches, macadâmias, etc) e Amendoim, oferecidas em preparações na forma de pastas ou farinhas ou trituradas.
O que usamos na cozinha?
Utilizando nossos links, você apoia o canal com comissão da venda!
Ideias para usar o Pesto:
O que te impede de ser mais saudável?
Falta de organização ou planejamento?
Baixa habilidade culinária?
Dificuldade de saber o que de fato é saudável?
Pouco tempo para cozinhar?
Suas emoções ditam o que você come?
No "Descobrindo a Cozinha Saudável", depois de meses de preparo (eu diria até anos), vou dividir com você tudo o que aprendi sobre como ultrapassar obstáculos assim! E te mostrar o meu Método Cardápio Versátil, criado justamente para ajudar nestes desafios.
Vamos usar ferramentas simples e eficientes para diminuir o desperdício de alimentos, otimizar o trabalho na cozinha, planejar as refeições e preparar delícias saudáveis para o dia a dia.
Comentarios