Gestar é como cultivar. Quando um agricultor coloca na terra uma semente de tomate ou cenoura, estas sementes já contêm toda a informação genética para crescer e se tornar uma planta que dá frutos, não é mesmo? Mas o ambiente em que esta semente se desenvolve é vital para o sucesso desta planta.
Se o agricultor não regar a planta de forma adequada, a semente não crescerá.
Se ele não adubar e garantir que o solo está cheio de nutrientes, a semente não se desenvolverá.
Se não escolher um local com luz solar adequada, a semente não se tornará uma planta que dá frutos.
Um excelente agricultor sabe o que fazer para que a planta não somente para SOBREVIVA, mas para PROSPERE com muitos frutos.
Acontece a mesma coisa com um bebê na barriga de sua mãe. A informação genética que formou aquele embrião é importante, mas não basta "cruzar os braços" e esperar que o bebê se desenvolva sozinho sem o ambiente e nutrientes adequados. Não queremos que nossos nenens apenas nasçam com vida, queremos que eles atinjam todo o seu potencial e tenham as melhores chances de uma vida saudável e feliz, não é mesmo?
Diabetes, obesidade, desequilíbrios hormonais e doenças do coração estão cada vez mais frequentes em crianças e adolescentes.
As evidências científicas e nossa história estão confirmando que hábitos de saúde inadequados durante a gestação aumentam as chances dos bebês desenvolverem estas doenças crônicas na infância, adolescência e vida adulta.
Não me entenda mal...
... é claro que nós não temos o controle de tudo o que acontece com o bebê dentro da barriga. Sua idade, sua genética e o histórico familiar de doenças são alguns exemplos de coisas que não podemos controlar. Mas existem sim coisas que estão dentro do seu controle e o impacto delas é imenso!
Exercício, sono, exposição a toxinas e manejo de estresse são super importantes para o desenvolvimento do bebê dentro do útero. Mas a principal arma que você tem para lutar pela saúde do seu filho é sua alimentação.
Programação Fetal propõe que uma alimentação inadequada durante a gravidez pode prejudicar o desenvolvimento do bebê e causar mudanças metabólicas para o resto da vida, aumentando o risco de doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, pressão alta e obesidade.
Pesquisadores têm descoberto que genes podem ser "ligados" ou "desligados" dentro do útero da mãe, dependendo do ambiente e da oferta nutrientes. Igual a sementinha na terra, lembra?
Olha como a alimentação da mamãe é poderosa aqui: "genes ruins" podem ser minimizados com boa alimentação e hábitos de vida! E por outro lado, até "genes bons" pode ser desligados em certo grau com hábitos não saudáveis.
Comentarios