• Marina Morais

4 Ideias Fáceis de Lanches Saudáveis


O fato é: esse negócio de ficar em casa (por conta da quarentena) tem afetado nossa alimentação. Uma das coisas que acontece quando passamos muito tempo em casa é que as idas à cozinha se tornam mais frequentes… Sabe aquela passadinha para beliscar alguma coisa? Aquela pausa que a gente faz que acaba com a gente dando uma “olhadinha”no que tem na geladeira? Pois é… inspirada nisso, trouxe ideias de lanchinhos, belisquetes e snacks para deixar sua quarentena mais saudável. 

São ideias muito fáceis de preparar (algumas nem precisam de receita) e que nos estimulam a consumir mais frutas e vegetais.

Cenouras Assadas com Molho de Iogurte e Hortelã

Corte cenouras em palitos de cerca de 4 dedos de comprimento e tempere-os com sal, pimenta do reino e páprica doce. Coloque em uma assadeira untada com azeite e despeje um pouco de azeite sobre os palitos de cenoura também. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 20 minutos ou até que elas estejam macias e com as pontinhas douradas. 

Enquanto isso, em uma tigela, junte 3 colheres de sopa de iogurte natural grego com 3 colheres de sopa de hortelã picada, suco de 1/2 limão e um pouco de sal e pimenta calabresa.

Sirva as cenouras quentinhas com o molho de iogurte! O contraste entre a doçura das cenouras e o frescor do molho fica genial! Esse molho também fica ótimo em saladas e como acompanhamento para pratos picantes com tempero indiano, tailandês e vietnamita.

Snacks de Maçã

Maçãs geladas já são um snack favorito aqui em casa! Mas para torná-las ainda mais satisfatórias e gostosas, gosto de cortar em fatias finas e servir com um pouco de pasta de amendoim (ou de amêndoas), gergelim, chia e canela. Se quiser, você pode usar outras sementes com as de girassol e abóbora! Fica muito bom! Aliás, uma granola salpicada em cima também é uma boa ideia!

Canapé de Pepino com Gorgonzola

Está aí uma opção de lanche muito gostosa e que pode servir de entradinha/aperitivo também! Comece preparando o patê/molhinho de gorgonzola. É só misturar 3 colheres de sopa de gorgonzola esfarelado com 2 colheres de sopa de creme de leite fresco, temperando a mistura com sal, pimenta do reino, noz moscada e páprica doce. Mistura tudo com um garfinho (dando uma amassadinha) e pronto! Pode usar nos canapés. 

No vídeo, fiz o canapé de duas maneira: primeiro como sanduichinhos de rodelas de pepino e gorgonzola e depois com rodelas de pepino cobertas com o patê de gorgonzola e um pedaço de tomatinho para completar.

Snack de Banana (que parece mais sobremesa)

Essa misturinha é tão boa que fica até perigosa! Ela é uma ótima pedida para os dias de TPM e satisfaz bem a vontade de comer doce, mas cuidado… ela é bem energética! 

Para preparar, eu corto a banana no sentido longitudinal e por cima coloco algumas gotas de chocolate amargo. Levo essa misturinha para o microondas por 30 segundos e então salpico nozes e leite de coco em pó por cima. Fica bão demais da conta!

Gostou dessas ideias? Quais são os lanchinhos saudáveis que você costuma fazer na sua casa? Abraços!


199 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo