• Marina Morais

Frango Cozido em Caldo Claro com Vegetais | Receita



Às vezes, quero a comida pronta em 10 minutos: um refogado, um mexidão, uma salada já me satisfazem! Mas em algumas ocasiões, quero comida feita lentamente com todo o cuidado do mundo. Nesta semana, eu estava com vontade dessa comida! Essa que fica cozinhando por horas, apurando sabores, deixando as carnes mais macias, perfumando a casa o dia todo. 

Fiz meu fogão trabalhar bastante e preparei Molho Bolonhesa, Frango Cozido em Caldo Claro e Coxinhas de Frango com Curry. Acho que o friozinho que fez nesta semana me deixou com fome de comida bem molhada, fumegante e borbulhando no fogão por horas!



Essa é uma receita que eu não faria normalmente: de frango cozido em caldo. A verdade é que ao ler uma receita parecida no livro Todas as Sextas da Paola Carosella, fiquei inspirada a tentar algo diferente. Na receita original, o frango não é nem selado e o bacon também não é dourado. Mas meu coração de goiana não me deixou colocar o frango com água na panela e pronto… por isso, alterei essa parte! 

Costumo preparar a comida com mais tempero, mais pimenta, mais crocante, mais “dourado”… Por isso disse que essa é uma receita que não faria normalmente. 

Depois de experimentar, no entanto, devo confessar que fiquei muito feliz por ter testado algo diferente.  A receita é suave, os aromas são doces e envolventes e a textura do frango é sem igual de tão macia e suculenta!


Frango Cozido em Caldo Claro com Vegetais

Rendimento: 8 porções + Bastante caldo. Nível de Dificuldade: Fácil. Tempo de Preparo: 3 horas. Armazenamento: na geladeira, por até 4 dias; no freezer, guarde o frango desfiado e o caldo de vegetais (só o líquido) por até 3 meses.



Ingredientes

  • 1 frango caipira (de cerca de 2kg) cortado em pedaços (coxa, sobrecoxa, asa, peito)

  • Sal e pimenta do reino a gosto

  • 150g de bacon em fatias grossas

  • 1 cenoura

  • 2 cebolas

  • 1 talo de alho-poró

  • 3 talos de salsão/aipo (cada um com cerca de 10cm)

  • 4 dentes de alho

  • 1-2 folhas de louro

Modo de Preparo

  1. Tempere o frango com sal e pimenta do reino. Se quiser e puder, faça isso no dia anterior e deixa na geladeira.

  2. Corte a cebola em pétalas grandes. Corte a cenoura, aipo e alho poró em palitos grossos. Deixe os dentes de alho inteiros, mas sem casca.

  3. Em uma panela, doure as fatias de bacon e reserve em um recipiente.

  4. Na mesma panela, doure os pedaços de frango. 

  5. Retorne o bacon para a panela e desligue o fogo.

  6. Distribua os vegetais sobre o frango e bacon.

  7. Despeje por cima a água e adicione as folhas de louro. Tempere com sal.

  8. Deixe cozinhar em fogo bem baixo por 2h. A água deve ficar fervendo gentilmente com pequenas bolhas durante este tempo. 

  9. Veja se o frango está cozido e saindo do osso. Se sim, está pronto! Experimente e ajuste com mais sal e pimenta do reino se for necessário.

Observação, guarde o excesso de caldo para usar como caldo de frango em sopas, risotos e outras receitas. Você pode congelar o caldo por até 3 meses. Se sobrar muito frango, desfie e congele também, por até 3 meses.



137 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo