top of page

Quanto peso posso ganhar na gestação?

Atualizado: 16 de mai.


É esperado que ganhemos peso durante a gestação. E não só o peso do bebê e do líquido aminiótico! Tem também a placenta, os seios e útero aumentados, o aumento do volume sangúineo, os depósitos de gordura para garantir a energia da amamentação depois do parto... É natural e saudável ganhar peso por conta destas alterações! Mas o ganho de peso em excesso é muito prejudicial para saúde da mãe e do bebê!


Sabia que o ganho de peso na gestação pode impactar o peso da mulher por cerca 15-20 anos depois do parto? E quando as mulheres escolhem ter mais de um filho, acabam acumulando peso entre as gestações, o que torna a perda de peso nos anos subsequentes ainda mais complicada.


Pós-parto não é o momento de emagrecer rápido! Não devemos buscar um corpo perfeito no pós-parto! Mas devemos almejar por um estilo de vida saudável e ativo que acompanha o desenvolvimento dos nossos filhos! Que mãe quer ter dificuldades de brincar com seus filhos no parquinho por excesso de peso, não é mesmo? Ao mesmo tempo que não podemos ficar neuróticas em relação ao ganho de peso na gestação, é preciso sim prestar atenção na alimentação para ganhar peso de forma saudável.




 

Não é estética, é saúde!


Ganhar peso de menos ou peso demais durante a gravidez pode ser perigoso para o neném e para a mãe. E isso se torna ainda mais arriscado quando a mãe já tem sobrepeso ou obesidade antes de engravidar. Ganho de peso excessivo ou insuficiente na gravidez aumenta as chances de: - ter um bebê pequeno demais ou grande demais - ter um bebê com excesso de tecido adiposo - pré-eclâmpsia para a mãe - diabetes gestacional na mãe - complicações de parto É preciso que ao decorrer da gestação, a mulher siga um ganho de peso adequado, que vai depender de como ela começou toda essa história, ou seja, do peso pré-gestacional! Abaixo, você poderá fazer a conta de QUANTO PESO É SAUDÁVEL GANHAR DURANTE A GESTAÇÃO.


 

Como saber quanto peso devo ganhar?


Criei esta calculadora de Ganho de Peso para te ajudar a saber o peso total que é adequado ganhar na gestacão:


Calculadora de Ganho de Peso para Grávidas - Mamãe Leve (1)
.xlsx
Fazer download de XLSX • 109KB

Ter uma meta acertada de ganho de peso vai te ajudar a focar suas energias em uma alimentação SAUDÁVEL, mas não restritiva e sofrida!


Se você está com baixo peso, ganhará peso para sustentar sua gestação, seu bebê e ainda fazer reservas para o aleitamento.


Se você está eutrófica (com peso normal), então deve manter este estado nutricional enquanto ajuda seu bebê a atingir seu máximo potencial! Você também precisa comer bem para evitar as intercorrências mais comuns da gestação como diabetes gestacional e deficiência de ferro! Se você está com sobrepeso ou obesidade, você já tem chances aumentadas de ter diabetes gestacional, bebês com macrossomia (grandes demais) e pré-eclâmpsia.


Se o seu ganho de peso e controle glicêmico (o nível de açúcar do seu sangue) também não estiverem bem controlado, o seu neném terá maior chance de ser obeso e ter o metabolismo desregulado durante a infância, adolescência e vida adulta.


Foi por isso que eu criei o PROGRAMA MAMÃE LEVE!


Quero colocar o poder nas suas mãos: você pode lutar por uma gestação com ganho de peso saudável, por um bebê que alcança seu máximo potencial de desenvolvimento e por um puerpério e pós-parto mais tranquilos!


 







 


619 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page