Fiz uma experiência aqui em casa: passamos alguns dias experimentando as delícias da culinária francesa. Fui atrás de gente que mora na França, procurei saber sobre a cultura alimentar de lá e caçei receitas em livros e na internet. A ideia era passar uma semana como se estivesse em solo francês, mas sem sair da minha casa (tempos de pandemia). A experiência me expandiu horizontes e me deu várias ideias bacanas para os cardápios do dia a dia. Algumas das receitas que fiz, mostrei lá no nosso instagram e as outras ficaram gravadas no nosso canal do Youtube.
Velouté de Couve flor
Boeuf Bourguignon
Boeuf Bourguignon é um ensopado muito saboroso e encorpado feito com vinho tinto e carne bovina! Entram também ervas e vegetais pra encher o caldo de sabor, aroma e textura. A receita que fiz foi uma adaptação da encontrada no clássico “Mastering the art of French Cooking” da Julia Child (lembra daquele filme Julie e Julia?). Este é um dos preparos mais gostosos que eu já provei na Culinária Francesa! É que eu adoro esse tipo de comida que conforta o coração e faz carinho no estômago.
Boeuf Bourguignon
Rendimento: 6-8 porções. Nível de Dificuldade: Fácil. Tempo de Preparo: 1 hora. Armazenamento: Na geladeira, por até 3 dias. No congelador, por até 3 meses.
Ingredientes
200g de bacon cortado em lardons (reserve o “couro” para colocar no cozido)
1 colher de sopa de óleo de girassol
1,5kg de carne bovina em cubos grandes (paleta, acém, patinho, coxão mole)
1 cenoura em rodelas
1 cebola em meia-luas
1 colher de chá de sal
1/4 de colher de chá de pimenta do reino moída na hora
3 xícaras de vinho tino seco (bem encorpado)
1/2 xícara de passata de tomate, molho de tomate ou tomate pelado
2 dentes de alho picadinhos
1 ramo de alecrim
2-4 ramos de tomilho
1 folha de louro
200g de cogumelos paris picados
1 colher de sopa de manteiga
Modo de Preparo
Em uma panela de pressão, coloque o bacon e salteie na própria gordura até que esteja dourado. Retire o bacon e reserve.
Tempere a carne com um pouco de sal e pimenta do reino e seque com um papel toalha para retirar o excesso de líquido. Assim, a carne vai dourar melhor!
Na mesma panela, acrescente o óleo de girassol e doure a carne aos poucos (se colocar tudo de uma vez, vai criar muito água na panela e não vai dourar bem). Reserve a carne dourado em no recipiente com o bacon.
Na mesma panela, coloque a cebola e salteie até que esteja tralúcida.
Acrescente a passata de tomate e refogue por alguns minutos no fogo alto para que a acidez diminua.
Adicione o alho e a cenoura e refogue até que ele esteja aromático.
Retorne a carne para a panela juntamente com o bacon e adicione o vinho, o alecrim, o tomilho, o louro e o “couro” do bacon. Tampe a panela de pressão e cozinhe por 40 minutos. Lembre-se de abaixar o fogo depois que começar a apitar.
Em uma frigideira, coloque a manteiga e os cogumelos e salteie até que estejam dourados.
Retire a pressão e destampe a panela. Acrescente os cogumelos e experimente! Se necessário, adicione pimenta do reino moída e sal.
Hozzászólások