• Marina Morais

Brownie de Chocolate com Coco | Sem Glúten e Sem Leite

Essa receita tem lugar especial no meu coração e no meu caderninho. Quando criei essa delícia, estava ainda na faculdade de nutrição e tinha, com duas amigas-sócias, um pequeno negócio de comidinhas saudáveis para vender. Preparávamos biscoitos, pães de queijo, granolas e outras guloseimas para vender por encomenda e por feiras gastronômicas da cidade. Foi um tempo tão gostoso (no sentido figurativo e no literal também). 

Este brownie era um dos nossos best-sellers! Fazíamos em formato de bombom e em fatias grandes e o sucesso era inquestionável! Já nem sei quantas vezes preparei essa receita depois que encerramos a atividade da nossa aventura empreendedora (o nome era Raiz e ficamos pouco mais de 1 ano com a empresinha funcionando)!

Chocolatudos, molhadinhos, com gostinho de coco e cheirinho irresistível, este brownie foi uma das primeiras receitas que apareceram no canal. O vídeo está aqui embaixo para vocês e a receita escrita também! Recomendo fortemente para um final de semana especial ou até mesmo para presentear alguém!

Uma das melhores coisas da receita é que ela é bastante clemente… O que quero dizer é que ela perdoa e aguenta bem substituições de ingredientes. Algumas que já testei com sucesso:

  1. Trocar o óleo de coco por manteiga derretida;

  2. Substituir a castanha triturada por farinha de amêndoas ou farinha de coco;

  3. Usar coco fresco triturado no lugar do coco desidratado (e diminui o óleo pela metade dessa vez para não ficar muito gorduroso);

  4. Trocar o leite de coco por leite de vaca, leite de amêndoas, leite de aveia ou leite de arroz.

O resultado final pode não ficar igual ao da receita original, mas funciona! Só recomendo isso se você precisar mesmo trocar algum ingrediente. A melhor receita é sem sombras de dúvidas a original! No vídeo abaixo, você pode ver um dia em que fiz alterações e substituições na receita e o resultado final!


Brownie Super Chocolatudo com Coco


Rendimento: 16 pedaços médios. Nível de Dificuldade: Fácil. Tempo de Preparo: 45 minutos. Armazenamento: Na geladeira por até 3 dias.

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de castanha de caju

  • 1 xícara de chá de cacau em pó

  • 1 xícara de chá de coco ralado

  • 1/2 colher de sal

  • 6 ovos

  • 2 xícaras de chá de açúcar mascavo ou açúcar de coco

  • 6 colheres de sopa de leite de coco

  • 1 colher de chá de extrato de baunilha

  • 1 xícara de chá de óleo de coco


Modo de Preparo

  1. Unte uma assadeira com óleo de coco e forre-a com papel manteiga. Deixe algumas abas de papel manteiga sobrando para fora da assadeira, isso vai facilitar na hora de remover os brownies da forma. Unte também o papel manteiga com uma camada fina de óleo de coco.

  2. Pré-aqueça o forno a 200 ºC.

  3. No processador de alimentos ou liquidificador, processa a castanha de caju até que vire uma farinha. Reserve.

  4. Em uma tigela, coloque o óleo de coco e o cacau em pó. Misture.

  5. Adicione o açúcar, o leite de coco, o sal e o extrato de baunilha e misture.

  6. Acrescente os ovos, um a um, misturando bem entre cada adição.

  7. Finalmente, acrescente o coco ralado e a castanha de caju triturada. Misture bem.

  8. Despeje a massa sobre a forma forrada com papel manteiga e alise a massa com as costas de uma colher ou espátula.

  9. Leve ao forno por 20-30 minutos ou até que ao inserir um palito no centro do brownie, ele saia sujo de algumas migalhas de brownie (e não da massa líquida e crua).

  10. Deixe esfriar por 8-10 minutos antes de cortar e servir. O tempo de espera é importante para que o brownie termine de cozinhar e fique mais firme (menos quebradiço).



294 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo