• Marina Morais

Como fazer arroz branco e integral? | Básico do Básico

Se você é iniciantes na cozinha, vai amar a aula de hoje! E se você quer saber mais sobre como incorporar o arroz na sua alimentação saudável (inclusive o arroz branco), este vídeo está cheio de dicas! 




O arroz é um grão muito utilizado no Brasil: faz parte do nosso padrão cultural mesmo! Junto com o feijão, ele é uma base do almoço e jantar tradicionais do nosso povo! E é um acompanhamento muito versátil: eu pessoalmente amo como ele “suga” os caldinhos de feijão, carnes e outros molhos! 

O arroz, tanto branco quando integral, é fonte de carboidratos. E isso não é ruim! Apesar da má fama que os carboidratos tem ganhado na internet, eles não são vilões! Alimentos fonte de carboidratos podem ser muito úteis e nutritivos em uma alimentação equilibrada. É importante incluir esses alimentos em uma alimentação feita de comida de verdade equilibrada com fontes de fibras, proteínas e gorduras boas! 

Parte da conversa no nosso vídeo é justamente é essa! Comparamos o arroz integral com o arroz branco em sua nutrição e falamos sobre como usar o arroz branco de forma saudável no dia a dia. Espero que goste!



Arroz Integral


Rendimento: 4 porções. Nível de Dificuldade: Fácil. Tempo de Preparo: 40 minutos. Armazenamento: na geladeira, por cerca de 3-4 dias; no congelador, por cerca de 3 meses.

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz integral do tipo longo

  • 3 xícaras de água

  • 1/2 cebola

  • 3 dentes de alho

  • 1 colher de sobremesa de azeite de oliva

  • 1/4 de colher de chá de sal

Modo de Preparo

  1. Coloque o arroz de molho, se quiser, por cerca de 4 horas em água. Na hora de cozinhar, despreze a água do remolho. Se preferir, pule essa etapa e faça com o arroz seco mesmo, o tempo de cocção muda.

  2. Pique a cebola em cubos ou rale a cebola. Pique também o alho ou amasse-o com um pilão ou espremedor de alho.

  3. Em uma panela, coloque o azeite e aqueça. Acrescente a cebola e refogue até que esteja translúcida. 

  4. Adicione o alho e refogue até que esteja aromático.

  5. Coloque a água fria na panela e tempere com sal. Não precisa mexer o arroz a partir daí.

  6. Adicione o arroz, misture e coloque um tampa entreaberta.

  7. Coloque para cozinhar em fogo baixo por cerca de 20 minutos (para o arroz com remolho) ou 35 minutos (para o arroz seco). Deixe cozinhando e absorvendo a água. Se ela secar, adicione mais algumas colheradas de água fervente. Para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela. Se ainda estiver muito molhado, deixe cozinhar mais.


Arroz Branco com Cenoura

Rendimento: 4 porções. Nível de Dificuldade: Fácil. Tempo de Preparo: 40 minutos. Armazenamento: na geladeira, por cerca de 3-4 dias; no congelador, por cerca de 3 meses.

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz branco do tipo longo

  • 2 1/2 xícaras de água

  • 1/2 cebola

  • 3 dentes de alho

  • 1 colher de sopa de azeite de oliva

  • 1 cenoura ralada

  • 1/4 de colher de chá de sal

Modo de Preparo

  1. Pique a cebola em cubos ou rale a cebola. 

  2. Pique também o alho ou amasse-o com um pilão ou espremedor de alho. 

  3. Rale a cenoura.

  4. Em uma panela, coloque o azeite e aqueça. Acrescente a cebola e refogue até que esteja translúcida. Adicione a cenoura e refogue até que ela esteja murcha.

  5. Adicione o alho e refogue até que esteja aromático.

  6. Adicione o arroz e refogue.

  7. Acrescente a água fervente, sal e coloque uma tampa entreaberta. Não mexa mais o arroz!

  8. Coloque para cozinhar em fogo baixo por cerca de 20 minutos. Deixe cozinhando e absorvendo a água. Se ela secar, adicione mais algumas colheradas de água fervente. Para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela. Se ainda estiver muito molhado, deixe cozinhar mais.

352 visualizações0 comentário