Como higienizar frutas e hortaliças
top of page

Como higienizar frutas e hortaliças

Atualizado: 11 de jan. de 2023

Você sabia que de acordo com todas informações, recomendações da ANVISA e estudos, o jeito correto de higienizar os alimentos é com hipoclorito de sódio ou água sanitária?


Não é com vinagre, bicarbonato ou outros produtos: somente com o hipoclorito de sódio você elimina os riscos de contaminação dos alimentos.


A higienização é um procedimento rápido e necessário para evitarmos intoxicação alimentar, principalmente de alimentos que comemos crus.


Para economizar tempo, indico que você faça a higienização das suas frutas, verduras e vegetais uma vez por semana, logo ao chegar da feira. Assim você já tem os alimentos prontos para o consumo durante a semana inteira.

 

Aqui te ensino a fazer a higiene de forma correta em apenas 3 passos:


1) Lavagem:

Retire e descarte as partes que estejam estragadas ou danificadas e lave em água corrente todas os vegetais folhosos (folha a folha), frutas e legumes, um a um.


2) Sanitização:

Em uma bacia com água, coloque o produto higienizante de acordo com a recomendação do rótulo pois pode mudar de acordo com o fabricante. Pode ser hipoclorito ou água sanitária.


Os alimentos devem ficar totalmente submersos nesta solução clorada.

O tempo que você vai deixar de molho é de acordo com o rótulo do higienizante também.


Para soluções cloradas, de forma geral, a concentração é de 1 colher de sopa para cada litro de água e o tempo indicado é entre 10 e 15 minutos.


3) Enxágue:


Enxágue os alimentos em água corrente e abundante, seque bem e armazene adequadamente. Cada alimento tem uma forma de armazenamento e você pode aprender sobre isso no nosso Guia de Alimentos.



 

Algumas curiosidades


Vinagre não é esterilizante

Nem bicarbonato, nem qualquer outra coisa que você tenha lido. Somente o hipoclorito de sódio tem o poder de eliminar os riscos de contaminação dos alimentos, matando microorganismos causadores de doenças. Compre um hipoclorito adequado para consumo no mercado (essa informação estará no rótulo do produto).


Alimentos orgânicos também devem ser higienizados

Eles são livres de agrotóxicos e fertilizantes mas ainda entram em contato com fungos e bactérias, por isso higienize-os também.


A higienização não retira os agrotóxicos dos alimentos

Elimina somente os riscos de contaminação dos microorganismos, diminuindo o risco de doenças por intoxicação alimentar.

 

Gosta de praticidade?

Então você vai amar o ebook "Marmitas da Semana":



Sobre o Ebook


Conversaremos sobre os alimentos e nossas escolhas alimentares para que você entenda melhor os fundamentos da Nutrição e seja capaz de fazer suas próprias decisões em busca de melhores hábitos alimentares. Além disso, aqui você encontrará ferramentas para criar cardápios, listas de compras, inventários e manter a organização da alimentação da sua casa. E para te ajudar ainda mais nesta caminhada, criei 1 mês de cardápios criativos e gostosos com mais de 60 receitas saudáveis do café da manhã ao jantar!




2.928 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page