Eu não sou o tipo de pessoa que gosta de cozinhar por horas durante a semana. Aliás, de segunda à sexta eu preciso que a comida seja tão prática que quase se prepare sozinha! Por isso, eu amo um bom refogado! Sabe aquela de jogar tudo na panela, refogar e pronto? Pois é, muitas das minhas receitas são assim. E essa não é exceção!
Para o jantar de hoje, temos Fajitas de Frango! A ideia é picar alguns vegetais de rápida cocção, temperar bem um franguinho e, em alguns minutos, chamar a família para um banquete mexicano de meio de semana! No vídeo, faço a receita completa com vocês, incluindo uma guacamole preguiçosa que faz toda a diferença na hora de servir as Fajitas!
A proposta também inclui uma pegada low carb: ao invés de usar uma tortilla de trigo ou milho, vamos usar alface! Ele vai embrulhar todos os sabores em um pacotinho gostoso, refrescante e saudável. Além de possuir menos carboidratos, mais fibras e vitaminas, as folhas de alface são mais baratas e mais fáceis de encontrar do que as tortillas. Mas é claro que você tem a opção de incluir mais carboidratos, caso isso case com os seus objetivos! Tortillas são uma delícia e pão sírio também funciona muito bem! Tente escolher versões “integrais” desses pães!
Fajitas de Frango Low Carb
Rendimento: 6-8 porções. Nível de Dificuldade: Fácil. Tempo de Preparo: 30 minutos. Armazenamento: na geladeira, por até 4 dias (recheio).
Ingredientes
500g de peito de frango em tiras ou cubos
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal e pimenta do reino a gosto
1/2 colher de sopa de páprica doce ou defumada
1/4 de colher de sopa de cominho em pó
1 cebola roxa
4 dentes de alho
1 pimenta dedo de moça
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde
200g de tomate cereja ou grape
1/2 colher de chá de orégano seco
1 pé de alface
1 abacate
2 colheres de sopa de suco de limão
Um punhado de salsa fresca picada
Modo de Preparo
Comece temperando o frango com sal, pimenta do reino, páprica e cominho. Reserve.
Em uma frigideira, aqueça 1 colher de sopa de azeite e coloque o frango. Refogue até que esteja dourado e reserve em um prato.
Enquanto isso, você pode picar seus vegetais. Corte a cebola e pimentões em tiras finas; os dentes de alho e a pimenta dedo de moça em pequenos pedacinhos e os tomates no meio.
Na mesma frigideira (ainda “sujinha” do frango) coloque a cebola e refogue até que esteja translúcida (cerca de 2-3 minutos).
Acrescente o alho e a pimenta dedo de moça e refogue até que o alho esteja aromático (cerca de 1 minuto).
Adicione os pimentões e refogue por mais 3-4 minutos e então finalmente acrescente os tomates e refogue até que eles estejam levemente derretidos (cerca de 5 minutos).
Acrescente o frango à panela e tempere com orégano. Reserve esse recheio.
Prepare a guacamole preguiçosa rapidamente: amasse a polpa do abacate e tempere com a salsa picada, 1 colher de sopa de azeite, sal, pimenta do reino e suco de limão.
Na hora de servir, apresente as folhas de alface limpas. A ideia é montar tacos ou burritos com o recheio de frango e a guacamole preguiçosa. Bom apetite!
Comments