top of page

Frango Assado com Laranja | Receita do meu Livro!

Atualizado: 30 de nov. de 2023





A ave do Natal, toda imponente e bonita, é o ponto central da mesa. Mas prepará-la de forma que fique suculenta e saborosa não é uma tarefa fácil! Nessa receita, nós rejeitamos as aves que já vêm temperadas e cheias de aditivos químicos e escolhemos o humilde e comum frango. A partir daí, preparamos um soro incrível que ajuda a hidratar e temperar a ave profundamente! Para completar, temperamos com laranja e alecrim e assamos com uma pastinha de tempero e manteiga. O resultado: o frango mais suculento que você vai experimentar!




Essa receita deliciosa faz parte do meu livro "Comida Saudável para a Vida Real: Guia Prático de Receitas e Cardápios".


Como mãe de dois, empreendedora e dona de casa, eu sei que manter uma alimentação saudável pode ser bem complicado. A vida real é atarefada e corrida. Mas eu também sei que existem estratégias e ferramentas para nos ajudar a ultrapassar desafios como falta de tempo, orçamento limitado, baixa habilidade culinária, comer emocional e restrições alimentares. Neste livro, compartilho tudo o que aprendi como nutricionista, cozinheira e mãe atarefada para tornar a alimentação saudável possível e muito leve. Te apresento o Método Cardápio Versátil, que desenvolvi para executar a alimentação de forma prática. Além de 90 receitas deliciosas, você encontrará 6 semanas de cardápios com listas de compras e passo a passo para executar em casa. O objetivo deste livro é um só: que você desenvolva autonomia para uma alimentação saudável, leve e muito gostosa. Ao final desta jornada, você terá conhecimento e estratégias para um dia a dia gostoso, nutritivo e prático. Vamos lá?





 

Frango Assado com Laranja


Rendimento: 12 porções.

Nível de dificuldade: fácil.

Tempo de preparo: 4 horas.

Armazenamento: na geladeira por até 4 dias. No congelador (desfiado ou cortado) por até 3 meses.


Ingredientes


Frango e Soro

1 frango de 2,5 kg

1 xícara de chá de sal

1⁄4 de xícara de chá de açúcar

1 cebola

1 cabeça de alho picado ou amassado

4 ramos de alecrim

5 grãos de pimenta do reino

2 cravos


Para assar o forno

1 laranja cortada ao meio

1 cebola cortada ao meio

3-4 ramos de alecrim

1/4 de xícara de vinho branco seco

Suco de 2 laranjas

3 colheres de sopa de manteiga

1 colher de chá de páprica doce

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

  1. Em uma grande tigela, misture o sal e o açúcar.

  2. Coloque o frango na tigela e esfregue a mistura de sal e açúcar em toda a superfície do frango, por cima e por baixo da pele.

  3. Adicione cebola, alho, alecrim, pimenta do reino e cravo à tigela. Complete com água até cobrir o frango completamente.

  4. Cubra ou tampe a tigela e coloque na geladeira por 1 hora.

  5. Retire o frango do soro e despreze o soro. Seque o frango bem com papel toalha ou um pano de prato limpo.

  6. Na cavidade do frango coloque a laranja cortada ao meio, a cebola cortada ao meio e os ramos de alecrim. Amarre o frango deixando as coxas bem fechadinhas. Coloque o frango em uma assadeira.

  7. Em uma tigelinha, misture a manteiga, sal, pimenta do reino e a páprica doce.

  8. Reserve essa pasta.

  9. Com cuidado, descole a pele do frango do peito. Esfregue a pasta de manteiga sobre a superfície do frango e também embaixo da pele.

  10. Na assadeira, com o frango posicionado no centro, despeje o caldo de laranjas e vinho branco.

  11. Leve o frango ao forno pré-aquecido a 220°C por 30 minutos. Abaixe o fogo para 180°C e deixe assar por mais 1 hora. Se o líquido da assadeira secar, coloque 1/2 xícara de água nela. Se o frango dourar demais, cubra essa parte com papel alumínio. O frango está pronto quando as coxas estiverem cozidas: enfie uma faca na coxa e se sair líquido e não sangue, está no ponto.

  12. Retire o frango do forno, cubra com papel alumínio para manter a temperatura e deixe descansar por 10 minutos antes de servir.



 

O que usamos na cozinha?


Utilizando nossos links, você apoia o canal com comissão da venda!



 

O que te impede de ser mais saudável?


Falta de organização ou planejamento?

Baixa habilidade culinária?

Dificuldade de saber o que de fato é saudável?

Pouco tempo para cozinhar?

Suas emoções ditam o que você come?



No "Descobrindo a Cozinha Saudável", depois de meses de preparo (eu diria até anos), vou dividir com você tudo o que aprendi sobre como ultrapassar obstáculos assim! E te mostrar o meu Método Cardápio Versátil, criado justamente para ajudar nestes desafios.


Vamos usar ferramentas simples e eficientes para diminuir o desperdício de alimentos, otimizar o trabalho na cozinha, planejar as refeições e preparar delícias saudáveis para o dia a dia.



583 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page