• Marina Morais

Meus utensílios essenciais


Para que cozinhar seja uma tarefa simples e prática, é muito importante ter uma cozinha bem equipada. Isso não significa gastar muito dinheiro com itens caros ou encher as gavetas de utensílios variados… Na realidade, uma boa cozinha tem utensílios e equipamentos simples, eficientes e bem organizados. 

Você não precisa de um faqueiro completo, um descascador exclusivo para ovos ou 15 panelas diferentes. Alguns itens básicos de boa qualidade já bastam!

Hoje quero te dar algumas dicas sobre o que eu acho essencial para uma cozinha eficiente!

Organização e "Fluxo"

A cozinha não deve ser um local de acúmulo de objetos e badulaques: ela precisa ser extremamente funcional! Sendo assim, antes mesmo de te falar os itens que acho imprescindíveis em uma cozinha, quero te contar sobre como a localização deles é importante.

Queremos que todos os utensílios e equipamentos essenciais estejam em locais acessíveis e de fácil alcance. A ideia é criar um “fluxo” na cozinha. 

Ao montar uma cozinha, devemos pensar em criar um espaço de trabalho funcional que diminua idas e vindas desnecessárias. Eu gosto muito de ter a geladeira atrás de mim, perto da área de trabalho do fogão. Além disso, ter uma bancada de apoio ao lado do fogão ou da pia ajuda bastante!

Talvez você olhe para sua cozinha agora e veja um monte de defeitos de layout e posicionamento… não precisa fazer uma reforma para corrigir isso! Mas algumas trocas simples podem sim facilitar sua vida. Se você tem gavetas e armários perto do seu fogão e bancada de trabalho, comece a revisão da organização por aí. Retire todos os itens não usados frequentemente e “desentulhe” a gaveta de utensílios. Te encorajo a deixar ao seu alcance somente as coisas que você usa constantemente.

Para mim, ajuda muito:

  1. ter um pote de utensílios frequentes ao lado do fogão. Neste pote eu mantenho as facas e colheres mais usadas, pinça e espátula;

  2. deixar uma tábua versátil na área de trabalho e, ao lado dela, uma tigela para colocar cascas e descartes dos vegetais que eu estiver cortando, por exemplo;

  3. ter um cantinho do café da manhã com liquidificador, cafeteira, torradeira e outros itens que uso muito (deixo os ingredientes perto também) todas as manhãs;

  4. colocar uma bandeja ou tábua com azeite, sal, pimenta do reino e óleo de coco perto do fogão, já que estes são os itens mais usados para cozinhar no dia a dia.

Estas são apenas algumas ideias de como melhorar o fluxo da sua cozinha! Dependendo do seu espaço, disponibilidade de armários e bancadas e preparos frequentes, outras dicas podem funcionar para você. Compartilhe ideias nos comentários! Eu vou amar saber mais sobre o que funciona e o que não funciona na sua casa.

Utensílios Essenciais

Facas

Você não precisa de um faqueiro completo com faca para desossar, faca para tomates, faca para peixes… 3 boas facas já são suficientes:

  1. Faca de Chef: é a mais versátil de todas e, por isso, a mais usada na cozinha. Na hora de comprar, escolha uma que tenha um tamanho e peso apropriados para você! Tente segurá-la e simular o uso da faca ainda na loja para saber se a ela é apropriada para você ou não. Você deve sentir que a faca é uma extensão da sua mão. 

  2. Faca de Ofício: é aquela faca menor, apropriada para descascar, retirar pedacinhos estragados de vegetais, o cabinho do tomate… Ela é usada para serviços delicados e pequenos. 

  3. Faca de Pão (faca serrilhada): essa faca é usada para cortar pães e bolos. Ela é necessária para que você faça cortes precisos nesse tipo de alimento sem amassar e danificar o produto.

Facas de inox são duradouras e de fácil higienização, mantenha o fio usando uma chaira! Eu indico essas facas para quem precisa de materiais mais resistentes. Para quem tem preguiça de ficar passando a faca na chaira e quer uma faca que mantém o fio por bastante tempo, as facas de cerâmica são uma boa! No entanto, saiba que as facas de cerâmica são bem sensíveis e frágeis: derrubar uma no chão pode ser fatal para a faca.

Tábuas de Corte

Faça uma pausa e dê uma olhada nas suas tábuas. Elas estão manchadas? Riscadas demais? Dê um fim a elas e compre outras! Pode parar de protelar isso, viu?

A higiene e manutenção das tábuas de corte é vital para uma cozinha segura e sanitária. O ideal é que você tenha pelo menos 3 tábuas:

  1. 1 para carnes;

  2. 1 para vegetais, frutas e itens crus (que não sejam carnes);

  3. 1 para itens cozidos;

Pronto! Só de ter essa divisão, as coisas ficam bem mais higiênicas. Não é legal que na mesma faca que frango cru (ainda cheio de bactérias) é picado, o tomate pronto para consumo seja fatiado… Quando isso acontece, chamamos de contaminação cruzada!

Sobre o material das tábuas, você tem algumas escolhas. Eu não gosto muito das tábuas de vidro, apesar de elas serem as mais fáceis de manter limpas. Não curto muito o vidro porque ele costuma deixar as facas cegas rapidamente e faz um barulho agoniante ao ser utilizado para picar alimentos. Mas se você é adepto, tudo bem!

Plástico, bambu, madeira e polipropileno podem ser usadas desde que você higienize corretamente e troque as tábuas quando estiverem muito usadas e riscadas. Como higienizar? Além da lavagem comum com esponja e sabão, é preciso deixar as tábuas em um molho de água e água sanitária com certa frequência. Sugiro que você faça esse remolho por 30 minutos (1 colher de sopa de água sanitária por 1L de água) toda semana.

Tigelas e Cumbucas

Tenha de 3 a 5 tigelas de tamanhos variados para misturar e preparar receitas. Cerâmica, vidro e inox são os materiais mais legais porque podem ser aquecidos e são mais fáceis de higienizar do que plástico. Utensílios de plástico costumam ficar manchados e “pegar o cheiro” das comidas. 

Panelas

Se você mora sozinho e não cozinha muito, tenha:

  1. 1 frigideira anti-aderente;

  2. 1 panela pequena;

  3. 1 panela média/grande.

Se você cozinha com mais frequência, ter um jogo de panelas e uma frigideira anti-adente provavelmente são suficientes! Você pode comprar uma cesta para cozimento ao vapor também!

Os materiais mais duradouros e versáteis são ferro fundido e inox, além de conduzir o calor muito bem! Os revestimentos de cerâmica requerem um pouco de cuidado na hora do manuseio, mas são uma forma não tóxica eficiente de revestimento anti-aderente. 

Outros utensílios essenciais

Sabe a gavete de utensílios? Aquela em que tudo fica jogado incluindo abridor de lata, saca-rolha e um monte de itens que você só usou uma vez… Pois é, ela não precisa de tantos badulaques, né? Vou te contar quais são os que mais uso no meu dia a dia:

  1. Espátula de silicone (compre uma resistente ao calor para usar em preparos na panela também);

  2. Pinça e espátula (não se deve virar carnes com o garfo, viu? Isso fura a carne e deixa os sucos saírem! O resultado são bifes secos e duros… Ao invés disso, use uma pinça ou espátula!);

  3. Fouet ou Batedor de Arame;

  4. Descascador de Legumes (ajuda a diminuir o desperdício na hora de descascar vegetais e frutas);

  5. Peneiras (de preferência, de inox e não de plástico para que você possa usar em preparos quentes).

Para armazenamento


Os potes e tigelas herméticos são os que melhor conservam os alimentos! Recomendo os de vidro e de inox por serem de mais fácil higienização. Vasilhas de plásticos não devem ser aquecidas no microondas ou usadas com comidas quentes e também costumam arranhar, manchar e pegar cheiros com mais facilidade.


Creio que muitas outras ferramentas e untensílios virão a minha cabeça mais tarde... Poderia falar sobre como amo assadeiras de cerâmica e minha cafeteira italiana! Mas não queria deixar esta lista muito longa. Quais são os itens essenciais da sua cozinha? Me conta aqui nos comentários! Abraços, Marina

19 visualizações0 comentário