Molho de Tomate Mega Prático
top of page

Molho de Tomate Mega Prático

Atualizado: 18 de jan. de 2022


Tem dia que a gente tem paciência e tempo para cortar cebola em cubinhos e tirar cascas de tomates… e tem dia que a vontade é jogar tudo no liquidificador e pronto! A receita deste molho de tomate mega prático é para dias como estes: corridos ou preguiçosos! Neste preparo, pulamos a etapa de “picar” tudo bonitinho com a ajuda do liquidificador! O molho continua super saboroso porque deixamos tudo cozinhar por um longo período de tempo, apurando o sabor de tomates.

Se você não tiver esse tempo, pode mesclar tomates frescos e tomates em lata na receita: isso vai acelerar o processo de cocção do molho.




Adaptações no Vídeo de “Congelados para 1 mês/Pós-Parto”

Preparei uma versão dessa receita na parte 1 do vídeo em que mostro como congelei comida para o período do puerpério. Como fiz várias e várias receitas neste dia, para mim, foi mais fácil processar separadamente a cenoura, cebola, tomate e alho antes de começar a receita. Assim, ao invés de refogar tudo e depois liquidificar, refoguei a cebola e alho no azeite antes de adicionar cenoura e tomate processados. 

Indico que você dobre ou triplique a receita dependendo do número de preparos que fará usando molho de tomate. Veja o post completo sobre este vídeo aqui.


 

Molho de Tomate Mega Prático

Rendimento: 1L. Nível de Dificuldade: Fácil. Tempo de Preparo: 50 min. Armazenamento: Na geladeira, por 4-5 dias. Pode ser congelado por até 3 meses.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de azeite

  • 500g de tomate picado

  • 1 cebola picada

  • 1/2 cenoura picada

  • 3 dentes de alho

  • 1/2 colher de chá de páprica doce

  • 1/4 de colher de chá de orégano

  • 1 punhado de manjericão fresco (opcional)

  • Sal e pimenta do reino a gosto 

Modo de Preparo

  1. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola.

  2. Adicione o alho, a cenoura e o tomate e refogue. Deixe cozinhar com tampa em fogo baixo por 10 minutos.

  3. Coloque os vegetais cozidos no liquidificador e bata.

  4. Volte o molho para a panela, adicione a páprica, orégano, sal e pimenta do reino. Deixe cozinhar em fogo baixo por 40 minutos. Se necessário, coloque um pouco de água durante este cozimento para não secar o molho completamente.

  5. Finalize com manjericão fresco.

Sugestões de uso: misture azeitona e alcaparras para um molho mais saboroso ou junte almôndegas, frango desfiado ou carne moída refogada para uma opção mais protéica. Com um pouco de creme de leite de castanhas (receita no canal) e frango, cogumelos ou carne, este molho pode virar um strogonoff delicioso.

2.294 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page