Molho de Tomate Rústico | Receita
top of page

Molho de Tomate Rústico | Receita

Atualizado: 18 de jan. de 2022


No vídeo de hoje, inauguramos um novo quadro no canal: "Como usar Temperos Naturais"! A ideia é te dar ferramentas, receitas e dicas para que você inove no uso de ervas, especiarias e temperos saudáveis na sua cozinha! O tempero da vez é o fresco e delicioso MANJERICÃO!


O manjericão aparece no mercado brasileiro com muitas variações: manjericão italiano, manjericão de folha larga ou basílico, manjericão roxo, manjericão anis... São mais de 30 espécies! Sem contar a alfavaca e a manjerona que muita gente confunde com manjericão.


Sabor: levemento apimentado com um frescor que lembra menta.

Como escolher: cheire as folhas para escolher o tipo de manjericão que você deseja, já que cada tipo tem um cheirinho ligeiramente diferente. Escolha maços de manjericão com folhas preservadas e frescas e caules flexíveis e novos (não durinhos como madeira).

Culinárias: essa erva é muito utilizada no Mediterrâneo e também nas culinárias vietnamita e tailandesa.

Ideias de combinação e uso: - Uma combinação clássica italiana é misturar manjericão com tomates frescos e muçarela de búfula. - O molho pesto genovês é uma delícia e combina manjericão, parmesão, pinolis (pode usar outras oleaginosas), azeite e alho. - Seguindo a tradição Mediterrânea, é possível combinar o manjericão com azeitonas, pepinos, tomates, azeite, feta, grão de bico, vinagre balsâmico. - Você pode aromatizar azeites e vinagre de vinho branco com manjericão. - Na cozinha asiática, o manjericão se combina com molho de peixe, cebolinha, pimentas frescas, leite de coco, gengibre e limão.

Nutrição: as folhas de manjericão são ricas em antioxidantes e tem propriedades anti- microbianas. Possui vitaminas C, K e ácido fólico.


 

Molho de Tomate Rústico

Rendimento: 1L. Nível de Dificuldade: Fácil.

Tempo de Preparo: 1h30 min. Armazenamento: na geladeira por até 5 dias ou no freezer até 3 meses.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de azeite

  • 1 cebola

  • 6 dentes de alho

  • 1 maço de manjericão (só as folhas) Sal e Pimenta do reino a gosto

  • 1kg de tomate


Modo de Preparo

  1. Descasque a cebola e o alho. Pique a cebola em cubos e o alho pequenininho.

  2. Pique também o tomate em pedaços médios.

  3. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho.

  4. Adicione o tomate e deixe cozinhando em fogo baixo com a panela entreaberta por mais ou menos 1 hora. Se secar, adicione um pouquinho de água.

  5. Quando o tomate estiver derretendo, o molho estará quase pronto. Só falta você temperar com sal e pimenta e adicionar o manjericão.

 

Adaptando a Receita para Bebês!


Idade Sugerida: +6 meses.


Faça a receita normalmente omitindo o sal do preparo! Se quiser, separe a quantidade que o bebê vai comer e adicione sal à receita pra o restante da família.


Observação sobre a Janela Imunológica:

A Janela Imunológica é o melhor momento para apresentar alimentos potencialmente alergênicos aos bebês pois isso diminui a chance de desenvolver alergias. A janela ocorre entre os 6 e os 9 meses de idade. Os alimentos potencialmente alergênicos que devemos oferecer na janela:

  • Ovos (gemas e claras)

  • Trigo

  • Peixes e Frutos do Mar

  • Derivados do Leite de Vaca (manteiga, iogurte e creme de leite fresco por exemplo)

  • Oleaginosas (castanhas, amêndoas, pistaches, macadâmias, etc) e Amendoim, oferecidas em preparações na forma de pastas ou farinhas ou trituradas.

 

O que usamos na cozinha?


Utilizando nossos links, você apoia o canal com comissão da venda!

 



3.120 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page