Pasta e Ceci | Macarrão com Grão de Bico
top of page

Pasta e Ceci | Macarrão com Grão de Bico


Quando vi esta receita pela primeira vez, confesso que a achei esquisita. Para mim, macarrão e feijão são duas coisas que não devem ser misturadas! E como grão de bico está na família do feijão, considerei uma bizarrice juntar essas duas coisas também. No entanto, eu sou mais curiosa do que preconceituosa quando o assunto é comida: venci minha estranheza inicial e decidi testar esse clássico italiano em casa.


Pasta e Ceci (que significa Macarrão com Grão de Bico) é uma preparação típica da cozinha simples italiana, a tal da Cucina Povera! Essa é a culinária do povo mesmo, mais especificamente da região da Toscana. E foi exatamente por causa desta descrição que eu decidi provar este prato: adoro comida simples, de família e cheia de sabor! E foi exatamente isso que encontrei ao preparar este macarrão. Pasta e Ceci é feita com tomates pelados (ou outras formas de molho de tomate), grão de bico, parmesão e as ervas que você tiver a sua disposição. Tudo é preparado em apenas uma panela e o processo todo não leva mais do que 30 minutos. 


Julguei essa uma receita perfeita para tempos de Quarentena do Covid-19! Eu já tinha todos os ingredientes para essa receita na despensa, geladeira ou quintal, o que significa que não precisei ir ao mercado ou comprar mais nada especial para ela! O custo de cada porção ficou em torno de R$ 2,50; um valor bem bacana considerando o preço dos alimentos em Brasília. 



Mas e o sabor? Fica gostoso mesmo? Para a minha surpresa, sim! Fica muito gostoso! O grão de bico cozido e levemente amassado no meio do molho faz com que os amidos dessa leguminosa engrossem levemente o molho de tomate. Os sabores são simples, mas muito “comfort food”, sabe? 

Aqui usei um pedaço de casca de parmesão que tinha na geladeira para dar mais sabor ao molho! Esse é um truque muito legal para usar aquela parte dura, ressecada e meio borrachuda da casca dos queijos curados! Ao invés de jogar fora, coloque em molhos e sopas e deixe os líquidos “puxarem” o sal e sabor da casca do queijo! 

Outra coisa que deixou o prato especial foi o alecrim fresco! Ele dá um aroma e sabor incríveis ao nosso Pasta e Ceci! Mas é claro que se você não tem alecrim fresco, pode usar outras ervas frescas e secas para dar sabor! Salsinha picada para finalizar tudo também seria maravilhoso!

Bom, acho que já falei demais! Agora só falta você assistir o vídeo em que faço essa maravilha e anotar a receita para reproduzir em casa! Deixei essas duas coisas abaixo para você:

 

Pasta e Ceci | Macarrão com Grão de Bico

Rendimento: 8 porções. Nível de Dificuldade: Fácil. Tempo de Preparo: 25 minutos. Armazenamento: É melhor consumir na hora como qualquer macarrão, mas dura na geladeira por cerca de 4 dias.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva

  • 2 cebolas

  • 6 dentes de alho

  • Ramos de Alecrim (usei 3 pequenos)

  • 1/2 de colher de chá de pimenta calabresa

  • 3 xícaras de grão de bico já cozido e escorrido – amasse levemente com as costas de uma colher para que alguns grãos se desfaçam

  • 2 latas de tomates pelados

  • 350g de macarrão seco curto integral (pode ser farfalle, penne, fusilli, etc)

  • 4 xícaras de água

  • Casca de queijo parmesão (opcional)

  • Sal e pimenta do reino a gosto


Modo de Preparo

  1. No dia anterior, coloque 1 xícara de grão de bico de molho em água. Deixe de remolho por pelo menos 8 horas e então despreze a água, lave o grão de bico e cozinhe na panela de pressão com uma nova água. O cozimento deve demorar cerca de 25 minutos. Então, retire a pressão da panela, escorra o grão de bico e utilize na receita.

  2. Comece descascando a cebola e picando em cubos pequenos. Reserve.

  3. Descasque também os dentes de alho e pique fininho. Reserve.

  4. Em uma panela grande, coloque o azeite e a cebola. Refogue a cebola até que esteja translúcida. 

  5. Adicione o alho picadinho e refogue até que esteja aromático.

  6. Enquanto isso, abra as latas de tomate e coloque em uma vasilha. Amasse os tomates com as mãos, despedaçando tudo bem com os dedos. 

  7.  Despeje os tomates pelados amassados na panela do refogado de cebolas. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando.

  8. Adicione o alecrim, a casca de parmesão, o macarrão e a água à panela. Tempere com sal e pimenta do reino.

  9. Dê uma olhada no rótulo do macarrão que você escolheu: encontre a informação do tempo de cocção em minutos. Neste primeiro momento, vamos cozinhar o macarrão 2 minutos a menos do que o ponto indicado pela caixa. Exemplo: se o rótulo diz que o macarrão cozinha em 11 minutos, deixe cozinhar apenas 9 neste primeiro momento. 

  10. Portanto, depois que a água ferver, comece a contar o tempo. Quando o macarrão cozinhar pelo tempo da instrução da caixa menos dois minutos, adicione o grão de bico e misture. Deixe cozinhar por mais 2 minutos, misturando de vez em quando.

  11. Retire o pedaço de casca de parmesão e os ramos de alecrim.

  12. Adicione a pimenta calabresa e misture.

  13. Prove e tempere com mais sal e pimenta do reino se necessário.

 

856 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page