Sopa Cremosa de Cogumelos | Receita
top of page

Sopa Cremosa de Cogumelos | Receita



Toda vez que faço uma receita e posto por aqui, tenho a tendência de enaltecer o tanto que ela é gostosa e incrível, certo? Não poderia ser de outro jeito! Afinal, quero te convencer a entrar na cozinha e preparar essas delícias. Você não está na cozinha sendo chamado pelo aroma incrível da receita... então preciso te convidar a preparar as delícias com minhas palavras e imagens!


Na hora de escrever sobre essa sopa cremosa de cogumelos, no entanto, fico até sem saber o que dizer. É que ela não é só gostosa: ELA É MARAVILHOSA! A textura é aveludada e cremosa, o sabor é delicado e intenso ao mesmo tempo e o aroma convida você a pegar mais e mais colheradas... É oficialmente a minha sopa predileta.


 

Sopa Cremosa de Cogumelos

Rendimento: 8-10 porções. Nível de Dificuldade: Fácil.

Tempo de Preparo: 20 min.

Tempo de Forno: 1 hora.

Armazenamento: 5-6 dias na geladeira; você pode congelar por até 3 meses.

Ingredientes

  • 250g de cogumelos paris frescos picados

  • 1 fio de azeite

  • 1 cebola descascada picada

  • 2 dentes de alho descascados e picados

  • 1 colher de sopa de manteiga

  • 1+1/2 xícara de caldo de vegetais caseiro

  • 1 xícara de creme de leite fresco

  • 1 pitada de noz moscada

  • Folhas de 1-2 ramos de tomilho

  • Sal e pimenta do reino a gosto

  • Salsa picadinha a gosto

Modo de Preparo

  1. Em uma panela, coloque um pouca da manteiga e um fio de azeite e aqueça. Adicione os cogumelos e salteie até que estejam dourados. Tempere com um pouco de sal e pimenta.

  2. Reserve 1/4 de xícara de cogumelos salteados em um recipiente e mantenha o restante na panela.

  3. Acrescente a cebola e o alho à panela com o restante da manteiga. Salteie até que o alho esteja aromático e a cebola translúcida.

  4. Adicione o caldo de vegetais caseiro, a noz moscada, as folhas de tomilho e deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos. Adicione o creme de leite e aqueça.

  5. Despeje o conteúdo da panela em um liquidificador e bata até que a sopa esteja cremosa e homogênea. Tenha cuidado nesse momento porque a sopa quente pode soltar vapor e empurrar a tampa do liquidificador enquanto você bate. Para evitar isso, sugiro que você tampe o liquidificador e retire aquela pequena tampinha central da tampa do liquidificador. Segure a tampa toda com um pano de prato (cobrindo bem) e bata. Desse jeito, é mais seguro.

  6. Volte a sopa para a panela e ajuste os temperos adicionando mais sal, pimenta do reino ou noz moscada se desejar. Se a textura estiver muito rala, deixe cozinhar por mais um tempinho para a sopa engrossar. Se estiver muito grossa, adicione mais caldo de vegetais ou água.

  7. Sirva com os cogumelos salteados reservados por cima e um pouco de salsa picada salpicada.

 

Adaptando a Receita para Bebês!

Idade Sugerida: +8 meses.


Evitamos dar sopas e cremes na Introdução Alimentar porque queremos que o bebê elas costumam ser mais ralas e menos densas em nutrientes. Para bebês, é muito melhor oferecer os vegetais e carne bem cozidos por exemplo do que batidos em uma sopa rala misturada com caldo que diluirá esses nutrientes. Além disso, os pedaços de alimentos ou papinha adequada oferece muito mais oportunidade de aprendizado motor e sensorial.


Dito isso, a sopa não é absolutamente proibida! Se ela faz parte da alimentação e cardápio normal da família pode ser oferecida na refeição justamente para incluir o bebê naquele hábito familiar. Se esse for o caso, indico que a sopa seja feita bem grossa para o bebê para que ele possa treinar com mais facilidade levar a colher com a sopa grossa à boca. Além disso, adapte as quantidades de sal e pimenta para o bebê. O creme de leite fresco na sopa pode ser oferecido como um derivada de leite aproveitando a janela imunológica. Falo sobre essa janela abaixo:


Observação sobre a Janela Imunológica:


A Janela Imunológica é o melhor momento para apresentar alimentos potencialmente alergênicos aos bebês pois isso diminui a chance de desenvolver alergias. A janela ocorre entre os 6 e os 9 meses de idade. Os alimentos potencialmente alergênicos que devemos oferecer na janela:


  • Ovos (gemas e claras)

  • Trigo

  • Peixes e Frutos do Mar

  • Derivados do Leite de Vaca (manteiga, iogurte e creme de leite fresco por exemplo)

  • Oleaginosas (castanhas, amêndoas, pistaches, macadâmias, etc) e Amendoim, oferecidas em preparações na forma de pastas ou farinhas ou trituradas.

 

O que usamos na cozinha?


Utilizando nossos links, você apoia o canal com comissão da venda!

 





947 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page