• Marina Morais

Torta de Maçã Clássica | Receita



Hoje a viagem é para os Estados Unidos! E nem precisa arrumar a mala não! É só encontrar os ingredientes certos, entrar na cozinha e pré-aquecer o forno que estaremos prontos para ir ao nosso destino! A gente vai fazer um clássico norte-americano: Apple Pie!

Massa Folheada para Torta

Rendimento: 2 tortas médias. Nível de Dificuldade: Fácil.

Tempo de Preparo: 15 min.

Tempo de Repouso: 1h até 2 dias.

Tempo de Cocção (assar): 15-20 min (vai depender da receita final) Armazenamento: na geladeira por até 2 dias (crua), no freezer por até 2 semana (crua).

Ingredientes

  • 3 xícaras de farinha de trigo

  • 1 colher de chá de açúcar mascavo, cristal ou demerara

  • 1/2 colher de chá de sal

  • 1 ovo

  • 1/3 de xícara de água gelada + 3-4 colheres de sopa se necessário

  • 1 colher de chá de vinagre de maçã ou de vinho branco

  • 250g de manteiga sem sal gelada em cubos


Modo de Preparo

  1. Em uma tigela, misture a farinha, açúcar e sal. Reserve essa mistura de secos.

  2. Em outro recipiente, misture o ovo, a água e o vinagre. Reserve essa mistura de líquidos.

  3. Opção 1: Na tigela dos secos, acrescente a manteiga. Corte a manteiga com um "misturador para massas" até que a mistura pareça uma farofa grossa e úmida com pedacinhos pequenos de manteiga cobertos por farinha. Opção 2: Na tigela dos secos, acrescente a manteiga. Amasse a manteiga na farinha com as pontas dos dedos até que a mistura pareça uma farofa grossa e úmida com pedacinhos pequenos de manteiga cobertos por farinha. Isso tem que ser RÁPIDO se não a manteiga derrete na massa e o resultado não será uma massa correta e crocante. Esse é o método mais arriscado.Opção 3: No processador de alimentos coloque a mistura de secos e a manteiga. Pulse algumas vezes fazendo pausas de alguns segundos entre cada pulsada até que a mistura pareça uma farofa grossa e úmida com pedacinhos pequenos de manteiga cobertos por farinha. Retire a mistura do processador e coloque em uma grande tigela novamente.

  4. Acrescente a mistura de líquidos à farofa de farinha e manteiga. Misture com as mãos somente até formar uma massa.

  5. Separe a massa em 2 ou 4 discos e enrole em filme plástico ou saco plástico para alimentos. Leve à geladeira por no mínimo 1 hora.

  6. Abra os dicos de massa sobre uma superfície esfarinhada e use na aplicação que quiser: tortas pré-assadas ou tortas assadas com recheio, galettes, quiches, etc.

Torta de Maçã Clássica

Rendimento: 12 porções. Nível de Dificuldade: Fácil.

Tempo de Preparo: 20 min.

Tempo de Cocção: 40-45 min. Armazenamento: MELHOR NA HORA! Mas pode ser mantido na geladeira por até 3 dias.

Ingredientes

  • 1/2 receita de Massa Folheada para Torta

  • Suco de 1 limão

  • 6-8 maçãs

  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo

  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo

  • 1/2 colher de chá de canela em pó

  • Farinha para enfarinhar a bancada

  • Para a douradura: 1 ovo + 2 colheres de sopa de água

  • Usei uma forma de 23cm.


Modo de Preparo

  1. Descasque as maçãs e pique em fatias finas. Assim que picar as fatias de maçã, coloque-as no suco de limão para evitar o escurecimento.

  2. Adicione açúcar, farinha e canela às maçãs com limão. Misture e reserve.

  3. Faça a douradura, misturando o ovo e a água com um garfo. Reserve.

  4. Pré-aqueça o forno a 180°C.

  5. Enfarinhe uma superfície e abra dois discos de massa até que eles tenham cerca de 0,5cm de espessura e cerca de 30cm de diâmetro.

  6. Forre a forma com um dos discos abertos de massa. Ajeite para que ela cubra todo o fundo da forma sem dobraduras ou furos. Corte o excesso da massa que sobrar para a fora da forma, deixando apenas 1-2 dedos de sobra de massa para fora da forma.

  7. Recheie a torta com o recheio de maçãs.

  8. Com um pincel, passe douradura nas bordas de massa que estão bem em cima da borda da forma e também nas partes que sobraram para fora da forma.

  9. Cubra a torta com o outro disco de massa aberto. Ajeite para que a massa cubra as maçãs sem grandes bolso de ar entre o recheio e a massa. Corte o excesso da massa que sobrar para a fora da forma, deixando apenas 1-2 dedos de sobra de massa para fora da forma.

  10. Grude as bordas excedentes da massa de cima com as de baixo (a douradura vai ser a cola). Se tiver sobrado massa demais, corte as bordas já grudadas para que sobre apenas 1 dedo de massa.

  11. Dobre as bordas excedentes para dentro fazendo a decoração que quiser nas bordinhas da torta. Você pode fazer ondulações com os dedos como eu mostrei no vídeo ou usar o garfo ou faca para fazer detalhes.

  12. Passe um de douradura com um pincel sobre a torta e com uma faca bem afiada faça três incisões no centro da torta (como no vídeo).

  13. Leve ao forno por cerca de 40-45 minutos.

  14. Retire a torta do forno e deixe esfriar por 15 minutos antes de desenformar e servir.


O que usamos na cozinha?


Utilizando nossos links, você apoia o canal com comissão da venda!



535 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo