• Marina Morais

Escondidinho de Carne Seca e Macaxeira da Lia (e Manteiga de Garrafa Caseira) | Receita do Ceará



Que delícia foi sentar à mesa e dividir esse escondidinho com a família! Ele parece simples: carne seca, cebola, macaxeira, manteiga de garrafa... Mas a combinação desses ingredientes preparados dessa forma tradicional e tão bonita resulta num prato incrível!


Fiquei feliz demais quando a Lia, cearense de coração, me mandou essa receita deliciosa que sua mãe prepara para a família! Olha só o que ela me escreveu quando mandou a receita:


Essa é uma receita que me lembra muito os almoços de família aqui no Ceará. Pode ser servida com uma salada caprichada e um copo geladinho de cajuína! Apesar de eu ter nascido no sudeste, minhas raízes são cearenses, paraibanas e amazonenses! Hoje moro no Ceará, com meu esposo cearense e minha família misturada :)



Agradeço muito a Lia por ter dividido essa delícia com a gente! Ela também é nutricionista apaixonada por comida de verdade, cultura e história culinária! Se quiser acessar a página dela, clique aqui: https://www.instagram.com/liacc.nutri/.


 

Manteiga de Garrafa (ou Manteiga Clarificada/Ghee)


Rendimento:

Nível de Dificuldade: Fácil.

Tempo de Preparo:

Armazenamento: na geladeira por até 30 dias.


Ingredientes


200g de manteiga sem sal


Modo de Preparo

  1. Coloque a manteiga em uma panela e leve ao fogo médio para derreter.

  2. Quando a manteiga estiver derretida, abaixe o fogo e comece a cozinha mexendo ocasionalmente. Ela formará uma espuma branca na sua superfície que indica que a água está evaporando.

  3. Quando a espuma desaparecer a manteiga estiver borbulhando levemente, desligue o fogo.

  4. Mexa mais um pouco e observe que sólidos branquinhos se concentrarão no fundo da panela. Deixe a manteiga repousar por mais 2 minutos para que eles se juntem ainda mais. Esses sólidos são os açúcares e proteínas da manteiga, que vamos desprezar no preparo da manteiga de garrafa.

  5. Use uma peneira para separar a manteiga líquida dos sólidos da manteiga, peneire a manteiga direto no recipiente em que vai armazená-la. Faça isso com cuidado e devargazinho para não misturar os sólidos na manteiga (eles geralmente ficam grudados no fundo da panela).

 

Escondidinho de Carne Seca e Macaxeira


Rendimento: 8 porções.

Nível de Dificuldade: Fácil.

Tempo de Preparo: 1h30min.

Armazenamento: na geladeira por até 4 dias; no congelador por até 3 meses.


Ingredientes


1kg de macaxeira sem casca em pedaços médios

500g de carne seca em pedaços médios (ou carne de sol)

300g de queijo coalho ralado

1/2 xícara de creme de leite fresco

1/2 xícara de leite integral

3 pimentas de cheiro picadinhas

1 pimenta dedo de moça picadinha (opcional)

3-4 colheres de sopa de manteiga da terra ou manteiga de garrafa 2 cebolas cortadas em tiras fininhas 1 maço de coentro e cebolinha picadinhos Sal e pimenta do reino moída a gosto


Modo de Preparo

  1. Coloque a carne seca em uma tigela grande e cubra de água. Deixe na geladeira por cerca de 12 horas.

  2. Retire a carne seca da água e despreze a água salgada. Coloque a carne seca em uma panela e cubra com nova água. Leve para cozinhar por cerca de 40 minutos. Então, retire a carne da panela e pique em pedaços bem pequenos, desprezando toda a gordura aparente da carne. Experimente a carne para verificar se ela ainda está salgada. Se estiver muito salgada, ferva com uma água nova e escorra novamente. Reserve.

  3. Enquanto isso, coloque a macaxeira em uma panela de pressão com água (a água deve cobrir e passar cerca de 2-3 dedos da altura da macaxeira). Cozinhe por cerca de 40 minutos contados a partir da pressão. Desligue a panela e deixe a pressão sair completamente antes de abrir a tampa. Retire a macaxeira da panela e despreze a água do cozimento. Coloque a macaxeira em uma assadeira ou prato e amasse bem com um garfo.

  4. Em uma panela, coloque 1 colher de sopa de manteiga de garrafa e acrescente a macaxeira amassada. Adicione o creme de leite fresco e o leite e misture até obter um purê cremoso. Tempere com sal e reserve este purê.

  5. Em uma frigideira, coloque 1 colher de sopa de manteiga de garrafa e aqueça. Adicione a carne seca picada e refogue até que ela esteja dourada e sequinha. Reserve em um prato ou recipiente.

  6. Na mesma frigideira, coloque um pouco mais de manteiga de garrafa. Adicione as pimentas de cheiro e dedo de moça e refogue por 1 ou 2 minutos. Acrescente a cebola e refogue até que a cebola esteja macia e dourada. Tempere com sal e pimenta do reino (lembrando que a carne seca já é salgadinha).

  7. Misture a cebola dourada com a carne seca sequinha e o cheiro verde picado. Distribua essa mistura em uma assadeira, esse é o recheio do escondidinho.

  8. Por cima desse recheio de carne acebola, despeje o purê de macaxeira.

  9. Por sobre o purê, distribua o queijo coalho ralado.

  10. Leve o escondidinho ao forno para gratinar.

 

O que usamos na cozinha?


Utilizando nossos links, você apoia o canal com comissão da venda!

 







748 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo