Feijão Tropeiro da Dona Tereza | Receita de Minas Gerais
top of page

Feijão Tropeiro da Dona Tereza | Receita de Minas Gerais




Essa é uma série de vídeos que eu sonhei em fazer por bastante tempo por aqui: receitas enviadas por vocês e que tem valor gastronômico e afetivo enormes! A cada episódio, vou dividir receitas deliciosas e tradicionais de um estado brasileiro e assim espero celebrar com vocês a nossa cultura gastronômica riquíssima!

Vamos começar com o estado de Minas Gerais que teve tantas participações bacanas que vai render 2 vídeos ou 3 receitas diferentes! Na parte 1, faremos o Feijão Tropeiro da Dona Tereza, receita que a Júlia (neta da D. Tereza) enviou para a gente! As quantidades são por minha conta, já que como boa receita de vó, a D. Tereza só deu o passo a passo e algumas estimativas de quantidade. Sobre a receita, a Júlia disse o seguinte:


"É uma receita que eu nunca fiz sozinha, mas que tem uma memória afetiva muito forte e eu faço com minha avó rigorosamente todas às vezes que nos encontramos na minha cidade natal, que chama Mutum, cidadezinha no interior de Minas. Ela é uma cozinheira de mão cheia e esse é um dos seus pratos mais queridos! Aqui em MG, a banana frita não é tão comum e a maioria das pessoas coloca ovo (mexido, cozido ou frito), mas a gente prefere assim, fica muito bom! É um prato bem substancioso e dá um pouco de trabalho para fazer, mas vale a pena"

Depois de ter preparado a receita, eu posso dizer que concordo com a Júlia: vale a pena! O torresmo não é muito minha praia (acho que porque não cresci comendo isso), apesar de eu entender que ele adiciona uma camada de textura muito interessante no prato! Por isso, eu continuarei repetindo essa receita por aqui, só que sem o torresmo.


Sobre a banana da terra, que é incomum na receita de tropeiro, devo dizer que para mim virou ingrediente obrigatório! A banana tem um docinho todo especial que faz a receita ficar ainda mais gostosa! Ah! E o feijão vermelho que eu nunca tinha provado... agora virou parte da despensa permanente daqui de casa! Fica uma delícia nesse tropeiro, mas também dá um feijão com caldo delicioso demais!



Agradeço muito a Júlia e Dona Tereza por terem divido essa delícia comigo e com toda nossa comunidade! Considero receitas de família verdadeiras jóias preciosas! Vocês são muito generosas e queridas! Obrigada!




 

Feijão Tropeiro da Dona Tereza

Rendimento: 20 porções. Nível de Dificuldade: Fácil.

Tempo de Preparo: 45 min.

Armazenamento: na geladeira por até 3 dias.

Ingredientes

  • 3 xícaras de feijão vermelho cozido (só os grãos, sem caldo)

  • 500g de linguiça

  • 200g de bacon em cubos pequenos

  • 150g de torresmo em cubos pequenos (opcional)

  • 3 bananas da terra grandes em cubos pequenos

  • 1 cebola picada em cubos pequenos

  • 1 maço de couve picadinho em tiras finas (chiffonade)

  • 1 colher de sopa de óleo ou banha (+ banha ou óleo para fritar torresmo)

  • 1/2 xícara de farinha de mandioca

  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 180 graus e coloque a linguiça para assar em uma assadeira.

  2. Enquanto isso, pique todos os seus ingredientes.

  3. Tempere o torresmo com sal e pimenta do reino.

  4. Em uma panela alta e pequena, coloque óleo ou banha preenchendo metade da capacidade dela. Aqueça e frite o torresmo na gordura quente até que esteja dourado. Você provavelmente terá que fritar um pouco de cada vez já que colocar muito torresmo na panela pode fazer com que a temperatura da gordura diminua demais e o torresmo fique encharcado. À medida que o torresmo for ficando pronto, coloque em um prato forrado com papel toalha. Reserve o torresmo e descarte a gordura.

  5. Em outra frigideira, frite o bacon na própria gordura: isso significa colocar o bacon na frigideira em temperatura baixa e esperar que ele solte a gordura aos poucos. Então, aumente para fogo médio e frite nessa gordura até dourar. Retire o bacon da panela (deixando a gordura na frigideira) e coloque em um outro prato forrado com papel toalha.

  6. Na mesma frigideira em que fritou o bacon (e com a gordura que ele soltou na panela), adicione a banana picada. Refogue ela nessa gordura de bacon até que esteja dourada. Mexendo de vez em quando para que todos os lados dos cubinhos de banana fiquem dourados. Reserve a banana em um prato forrado com papel toalha e tempere com sal e pimenta do reino.

  7. Quando a linguiça estiver pronta, retire do forno e corte em pedaços médios. Reserve.

  8. Em uma panela bem grande, coloque o óleo e a cebola e refogue até que ela esteja translúcida.

  9. Acrescente a couve picada e um pouco de sal e refogue até que a couve tenha murchado.

  10. Adicione o feijão (sem o caldo) à panela e tempere com sal e pimenta do reino.

  11. Acrescente o bacon e as bananas douradas e a linguiça assada. Misture bem.

  12. Adicione a farinha de mandioca e tempere com sal e pimenta do reino. Cozinhe tudo isso mexendo sempre por cerca de 3 minutos ou até que a farinha esteja mais dourada.

  13. Adicione o torresmo e o cheiro verde picados por cima do seu tropeiro.


Sugestão: a família da Júlia e da Dona Tereza gosta de servir essa receita com arroz branco e vinagrete!


 

O que usamos na cozinha?


Utilizando nossos links, você apoia o canal com comissão da venda!

 







8.407 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page