• Marina Morais

Focaccia Crocante por Fora e Macia por Dentro | Receita




Focaccia

Rendimento: 1,5L. Nível de Dificuldade: Fácil.

Tempo de Preparo: 10 min.

Tempo de Cocção: 45 min. Armazenamento: na geladeira por até 5 dias ou no freezer até 3 meses.

Ingredientes

  • 1/2 xícara de água morna

  • 7g de fermento biológico seco

  • 2 1/2 xícaras de água

  • 6 xícaras de farinha de trigo (780g)

  • 1 colher de chá de sal

  • 1/2 xícara de azeite de oliva

  • Opcional: as coberturas da sua preferência (tomate, azeitona, ervas, cebola, alho, abobrinha, etc)

Modo de Preparo

  1. Na tigela da batedeira, coloque a 1/2 xícara de água morna e o fermento biológico seco. Deixe repousar por 10 minutos. A mistura deve criar uma leve espuma na superfície: isso indica que o fermento está vivo e ativo e você pode prosseguir com a receita.

  2. Adicione o restante da água e a farinha de trigo. Misture na batedeira com o a pá do tipo gancho até que forme uma massa homogênea (cerca de 3 minutos). Desligue a batadeira e cubra com um pano de prato limpo. Deixe repousar por mais 10 minutos.

  3. Volte a bater a massa na batedeira com a pá do tipo gancho por mais 10 minutos. A massa deve ficar elástica e deve estar desgrudando das beiradas da tigela da batedeira. Não precisa adicionar mais farinha! A massa é grudentinha mesmo.

  4. Despeje 1/4 de xícara de azeite de oliva em uma tigela grande e espalhe por todo o interior dela. Coloque a massa nesta tigela besuntada com azeite e cubra com papel filme. Coloque a massa na geladeira por 6-12h.

  5. Depois que massa descansar esse tempo todo na geladeira, retire e deixe a temperatura ambiente até que ela dobre de tamanho. Isso deve demorar 2h.

  6. Prepare uma assadeira grande besuntando-a com o 1/4 de azeite restante e então transfira a massa para essa assadeira. Espalhe a massa apertando-a com os dedos e esticando-a para todos os cantos da assadeira. Quando a massa começar a ficar resistente a esse "esticar", pare e deixe descansando por 10 minutos. Então, volte a esticar a massa para cobrir todo o fundo da assadeira.

  7. Cubra a focaccia com um pano de prato limpo e deixe crescer em um lugar quentinho por cerca de 1 hora ou até que dobre de tamanho.

  8. Molhe seus dedos em um pouco de azeite (ele costuma se acumular nos cantos da assadeira, pode molhar nessas pocinhas de azeite) e então faça furos pressionando com os dedos na superfície da focaccia.

  9. Coloque os toppings que quiser sobre a focaccia: alho, alecrim e pimenta calabresa; gorgonzola e cebola roxa; abobrinha, tomate e azeitona... você que escolhe!

  10. Leve ao forno para assar por 30 minutos a 180°C ou até que a focaccia esteja dourada (cheque a parte de baixo também, ela deve estar bem dourada e crocante).


O que usamos na cozinha?


Utilizando nossos links, você apoia o canal com comissão da venda!



55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo