Pão Caseiro de Inhame | Receita
top of page

Pão Caseiro de Inhame | Receita

Atualizado: 16 de mai. de 2021



Inhame. Por que um tubérculo tão rico e de nome tão divertido é tão ignorado, né? Perto da mandioca e da batata, os pobres inhame e cará não tem nem lugar… E quando pensamos em todo o potencial gastronômico e nutricional desses vegetais, isso não faz o menor sentido!

A verdade é que o inhame é um dos mais ricos tubérculos que temos disponíveis! Ele tem tanta pró-vitamina A que eu fico até chocada quando vejo os números na tabela nutricional! Enquanto 100g de batata tem 45 IU de pró-vitamina A, 100g de inhame tem 138 IU! 

E em relação às fibras, o inhame tem cerca de 4g de fibras a cada 100g! Já a mandioca, tem menos do que a metade disso: 1,8g de fibras para 100g de vegetal! 

Não digo isso para te desestimular no consumo de mandioca ou batata! Eu amo esses dois de coração e eles também são cheios de nutrientes! Eu só queria te chamar atenção para a belezinha que é o inhame! Quem sabe ele não aparece mais na sua lista de compras, né? 

Se você quer ideias para usar o Inhame no seu dia a dia, lá vão algumas:

 

Pão Caseiro de Inhame

Rendimento: 2 pães (formas de bolo inglês). Nível de Dificuldade: Fácil. Tempo de Preparo: 2 horas e 30 minutos. Armazenamento: Fora da geladeira (em sacos de papel) duram por cerca de 3 dias. Já assado, pode ser armazenado no freezer inteiro ou em fatias. Para descongelar, deixe em temperatura ambiente por cerca de 40 minutos (pão inteiro) ou descongele as fatias diretamente no forno ou torradeira.

Ingredientes

  • 3/4 xícara de água morna

  • 2 1/2 colheres de chá de fermento biológico

  • 2 colheres de sopa de mel ou melado de cana

  • 2 ovos + 1 ovo extra para a cobertura

  • 1 xícara de inhame ou cará cozidos e amassados 

  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo branca

  • 3 xícaras de farinha de trigo integral

  • 1/4 de xícara de linhaça triturada ou farinha de linhaça

  • 1 colher de chá de sal

  • 6 colheres de sopa de manteiga sem sal ou óleo de coco

Observação: se quiser, você pode fazer esse pão com batatas ou mandioca! Você só precisa cozinhar e amassar estes tubérculos e usar no lugar do inhame amassado.

Modo de Preparo

  1. Na tigela da batedeira, coloque a água, mel, fermento, inhame, ovos, farinha de trigo branca, farinha de trigo integral, linhaça, manteiga e sal. Atenção: coloque o sal longe do fermento! Se colocar junto, o sal “mata” o fermento.

  2. Bata a mistura com uma pá do tipo gancho por 5 minutos ou misture com as mãos e sove por 10 minutos.

  3. Forme uma bola com a massa e coloque em uma tigela untada com azeite, manteiga ou óleo. Cubra com uma toalha e deixe em um local “quentinho” crescendo por 1 hora ou até dobrar de tamanho.

  4. Retire o ar da massa com as mãos e forme um “rolo” com a massa. Coloque em uma forma de bolo inglês ou pão de forma.

  5. Quebre o ovo extra e misture com um garfo. Pincele os pães por cima.

  6. Deixe crescer por mais 40 minutos.

  7. Pré-aqueça o forno a 180 graus.

  8. Leve os pães ao forno por 25-30 minutos ou até que estejam dourados.


 

4.424 visualizações5 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page