Nas últimas semanas, o estresse tem me apertado… Não pela questão do corona vírus (minha vida já era bem home-office mesmo), mas pelo fato de eu estar no final de uma obra. Quem já passou por isso sabe os perrengues que envolvem construir uma casa. Minha intenção não é reclamar! Longe disso, sou muito grata por poder ter uma casinha só minha do jeito que sonhei e projetei. Mas preciso admitir que ter toda a minha vida em caixas, viver uma quarentena, resolver problemas da obra e estar no sétimo/oitavo mês de gravidez não é fácil!
E de todas as coisas que eu faço para aliviar o estresse, a que mais me acalma é fazer pão. Pode ser qualquer tipo de pão: brioche, pão de milho, broa, rosca de coco… No dia que gravei este vídeo foram Cinnamon Rolls. Aquelas rosquinhas enroladinhas recheadas de manteiga, açúcar e canela.
Fazer pão me força a parar tudo. O pão exige tempo e paciência. Ele requer que você respire fundo e espere… Não adianta tentar apressar o crescimento da massa ou encurtar o processo de sova. É preciso esperar.
Toda essa desaceleração me faz um bem danado! Na hora que a receita sai do forno, já estou mais calma e contente. Uma rosquinha com café me satisfaz e eu ainda tenho o prazer de agradar a toda a minha família com o aroma, sabor e textura dos quitutes.
Cinnamon Rolls
Rendimento: 16 unidades. Nível de Dificuldade: Fácil. Tempo de Preparo: 5-6 horas. Armazenamento: Melhor na hora! Mas pode armazenar em temperatura ambiente por até 2 dias.
Ingredientes
Massa
7g de fermento biológico em pó
1/2 colher de chá de açúcar + 1/4 de xícara de açúcar
1/2 xícara de leite, à temperatura ambiente
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)
1 gema
1 ovo
2 3/4 de xícaras de farinha de trigo + 3/4 de xícara de farinha para sovar
3/4 de colher de chá de sal
1/2 de xícara de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
Recheio/ Montagem
3/4 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de amêndoas laminadas
1 colher de sopa de canela
1/2 xícara de manteiga derretida
Modo de Preparo
Em uma tigela, dissolva em 1/4 de xícara de água morna o fermento e 1/2 colher de chá de açúcar. Deixe repousar por mais ou menos 10 minutos, até a mistura virar uma espuma.
Na tigela da batedeira, coloque o açúcar restante, o leite, o açúcar mascavo, a baunilha, o ovo, a gema e a mistura de fermento. Bata com um batedor de arame na menor velocidade para misturar.
Acrescente 2 3/4 de xícaras de farinha de trigo e o sal e bata com o batedor do tipo gancho (para massas pesadas) em velocidade baixa até que a mistura comece a se tornar uma massa (dê uma misturada com a colher antes para não espirrar farinha para todo lado!).
Aumente a velocidade da batedeira e sove por 4 minutos.
Adicione a manteiga pouco a pouco e continue a sovar, na batedeira, por mais 6 minutos. A massa vai estar grudenta.
Despeje a massa sobre uma superfície esfarinhada e sove a massa, adicionando o restante da farinha aos poucos. A massa ainda deve estar um pouco grudenta. Forme uma bola com a massa e coloque-a para crescer em uma tigela untada com um pouco de óleo. Cubra a tigela com filme plástico ou com um pano de prato. Deixe a massa crescer por mais ou menos 1h30-2h, ela deve dobrar de tamanho.
Enquanto isso, prepare o recheio: em uma tigela, misture o açúcar, 1/4 de xícara de manteiga e a canela. Reserve.
Quando a massa estiver crescida, em uma superfície esfarinhada, sove gentilmente a massa, acrescentando 3 colheres de sopa de farinha de trigo, por aproximadamente 2 minutos. Cubra a massa, ainda sobre a superfície esfarinhada, com um pano de prato e deixe-a descansar por 5 minutos. Abra a massa, com o auxílio de um rolo esfarinhado, em um retângulo de 25X50 cm.
Espalhe o recheio e salpique por cima dele as amêndoas. Enrole a massa formando um cilindro apertado. Corte em 16 fatias iguais (a melhor maneira é cortando o cilindro ao meio, depois cortando a metade ao meio e assim por diante).
Arrume as fatias em uma assadeira untada com 2 dedos de distância entre elas (talvez você precise de mais de uma assadeira). Cubra a assadeira com filme plástico ou pano de prato e deixe as fatias crescerem por 2 horas.
Asse em forno pré-aquecido a 190 graus por 30 minutos ou até que as roscas estejam douradas. Assim que tirar as rosquinhas do forno, pincele o 1/4 de xícara de manteiga derretida que sobrou sobre elas.
O que usamos na cozinha?
Utilizando nossos links, você apoia o canal com comissão da venda!
Commentaires