Como preparar refeições congeladas para o mês todo? | Parte 2: Embalagens e Descongelamento
top of page

Como preparar refeições congeladas para o mês todo? | Parte 2: Embalagens e Descongelamento


Se você caiu de paraquedas por aqui, indico que volte duas casas! Essa é a parte 2 do nosso post que explica tintim por tintim como congelei minhas refeições para o período da licença maternidade. Para entender tudo bonitinho, é preciso assistir a Parte 1 e dar uma olhada no post da Parte 1 também! 

Pronto? Já está atualizado? Então vamos lá!


Revisando... Que receitas preparei?

Estimulo você a escolher as receitas que mais combinam com a sua casa e o gosto de vocês. Aqui em casa, escolhi:


 

Que embalagens e recipientes eu usei?

Existem várias opções de recipientes e embalagens para congelar alimentos: desde saquinhos plásticos até potes de vidro. Lá vão algumas considerações sobre elas:

  1. Potes de Vidro: você pode usar potes de azeitona, palmito e óleo de coco para congelar alimentos, bem como potes herméticos com tampas plásticas. No entanto, são necessários alguns cuidados como nunca encher o pote completamente (deixe um bom espaço de 3-4 dedos vazio para que ele não exploda) e nunca colocar o pote de vidro congelado direto no microondas para descongelar ou sobre água muito quente. O choque térmico pode fazer o pote rachar.

  2. Potes de Plástico:quando utilizar plástico no congelamento, evite levar ao microondas para descongelar ou aquecer. Alguns elementos tóxicos do plástico podem acabar se transferindo para os alimentos quando aquecido.

  3. Sacos Plásticos: eu trato sacos plásticos (prefiro aqueles com fecho zip) como recipientes reutilizáveis. Lavo, deixo secar e uso diversas vezes! Existem também sacos de silicone feitos justamente para irem ao congelador e serem reutilizados quantas vezes for necessário, mas eles ainda são difíceis de encontrar no Brasil. Uso saquinhos para sopas, molhos, frutas e vegetais congelados, cookies, pão, bolo, panquecas, misturas para smoothies e pães de queijo.

  4. Assadeiras de alumínio ou de vidro/cerâmica: algumas preparações que descongelam bem direto no forno (como lasanha, canelone, tortas) são legais de fazer direto em assadeiras! Você pode usar opções descartáveis ou não. O legal das descartáveis é que você não fica sem sua travessa enquanto o preparo está congelado… o que pode ser um problema para quem não tem tantos utensílios de sobra na cozinha.


 

Como descongelar?

Cada alimento e situação vai pedir um tipo de descongelamento! Lá vão algumas opções:

  1. Sopas e Molhos congelados em sacos e potes plástico podem ser descongelados direto na panela. É só destacar o preparo dentro da panela e deixar em fogo baixo. Isso é mais fácil de fazer com o conteúdo dentro de saquinhos, mas se você congelou em um pote plástico, é só deixar descongelar um pouquinho fora da geladeira. Só para que as laterais se desprendam com mais facilidade.

  2. Qualquer coisa em potes de vidro pode ser descongelada em banh-maria, microondas ou até no forno (se seu pote de vidro permitir isso). Seu único cuidado deve ser evitar o choque térmico! Então vá com calma: coloque no forno não pré-aquecido, no banho-maria ainda frio ou deixe um tempinho fora do freezer antes de colocar no microondas. 

  3. Travessas de alumínio descartáveis podem ir direto para o forno!

  4. MELHOR JEITO: a melhor coisa que você pode fazer é deixar o preparo descongelamente de um dia para o outro na geladeira. No dia seguinte, é só aquecer o preparo do jeito que você quiser: microondas, forno, fogão, banho-maria… Esse é o melhor método porque deixa a textura do alimento mais bacana e preserva melhor os recipientes. 

Espero que acompanhar essa jornada tenha te inspirado a se organizar usando seu freezer/congelador! Se você quer um guia bem detalhado sobre congelamento, descongelamento, recipientes, nutrientes e mais de 60 receitas deliciosas que vão muito bem no congelador (do Café da Manhã ao Jantar), dá uma olhada no nosso ebook Do Freezer à Mesa! Abraços, Marina

1.856 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page