Como preparar refeições congeladas para o mês todo? | Parte 1: Planejamento e Receitas-Base
Atualizado: 20 de jan. de 2022
Desde que me mudei para minha própria casa (assim que me casei), passei a cultivar uma amizade com meu congelador. Ele é indubitavelmente um dos meus maiores aliados na cozinha. Meu freezer constantemente me apoia com soluções práticas e me socorre em situações de emergência.
Tem visita vindo? Asso um pão de queijo congelado rapidinho.
Preguiça de fazer o jantar? Tem uma sopa no congelador me esperando.
Sobrou muito arroz? O freezer pode guardar para mim por até 3 meses.
Muitas cascas e talos de vegetais? Coloco no congelador até que o momento oportuno para fazer caldo de vegetais apareça.
Levando em conta toda essa história entre mim e meu freezer, eu sabia que ele não me desapontaria enquanto me preparo para um momento muito intenso da vida: o pós-parto.
Eu nunca tive um recém-nascido em casa, mas pelos relatos de outras mães já sei que os primeiros 3 meses do neném são intensos e demandam muita energia.
Tempo e disposição para arrumar a casa e fazer comida parecem ser escassos. E considerando a fome que eu estou sentindo neste último trimestre de gestação, imagino que serei uma mamãe que amamenta FAMINTA!
Tenho 4 estratégias para deixar esse período mais tranquilo:
Aproveitar a ajuda da minha família: eles estão mais que dispostos a deixar comidinhas aqui para mim algumas vezes por semana (bom demais!);
Ter alguns ingredientes muito práticos na cozinha como ovo, pimentão, alho-poró, atum, sardinha, cuscuz marroquino, tomates e folhas higienizadas… Ingredientes assim viram uma saladona ou um mexido em minutos;
Em última instância, posso pedir delivery de comida. Essa é a opção de emergência, já que eu prefiro comer em casa e não gastar meu dinheiro dessa forma;
Armazenar refeições caseiras, saudáveis e gostosas no freezer para alternar com as primeiras duas estratégias!
No post de hoje, quero compartilhar com vocês como estou preparando meu freezer para passar 1 ou 2 meses sem ter a obrigação de cozinhar com frequência! Como o assunto é longo, divido este post e o vídeo que o acompanha em dois! Abaixo, segue a primeira parte do vídeo!
Começando pelo Planejamento
O meu primeiro passo em toda essa jornada foi, é claro, o planejamento! Ah! Como eu amo um bom planejamento… Afinal, como mais eu poderia escolher as receitas que iria fazer, preparar a lista de compras e a ordem das coisas na cozinha?
Passo 1: A Escolha das Receitas
Os principais critérios para escolher as receitas que iria congelar foram os seguintes:
Precisavam ser receitas que congelavam bem;
Tinham que ser receitas que eu e meu marido gostássemos muito de comer e não enjoássemos com facilidade, afinal, repetiremos os mesmos pratos algumas vezes;
Priorizei receitas de prato único ou prato principal: não queria gastar espaço no freezer com arroz ou vegetais, uma vez que esses preparos podem ser feitos rapidamente para acompanhar algum prato principal.
Para encontrar preparações que se encaixam nestes critérios, usei os seguintes recursos:
Meu ebook “Do Freezer à Mesa”: um livro digital com mais de 60 receitas saudáveis e congeláveis do café da manhã ao jantar. Lá tem uma parte teórica bem legal que explica quais são os melhores recipientes para congelar, como descongelar os alimentos bem, o que pode ou não ser congelado e esclarece dúvidas comuns como por exemplo se os alimentos perdem nutrientes no congelamento e como minimizar isso. Se você ficou interessado, aproveita e clica aqui para comprar! (Indico porque vale muito a pena mesmo!)
O pinterest! Eu adoro essa plataforma para buscar receitas, organizá-las e montar cardápios! Se você ainda não conhece, vale a pena dar uma explorada!
As receitas que eu já tinha colocado aqui no canal e site e que podem ser congeladas!
Vou deixar aqui algumas ideias de Almoço e Jantar que já ensinei por aqui:
Caldo de Mandioca com Pernil
Creme de Mandioquinha com Ervilha
Caldo Verde Leve
Bolonhesa de Lentilha
Lasanha Vegetariana (com bolonhesa de lentilha)
Creme de Abóbora Sem Desperdício
Bolinhos de Lentilha
Lasanha de Abóbora com Frango

Estimulo você a escolher as receitas que mais combinam com a sua casa e o gosto de vocês. Aqui em casa, escolhi: