Creme de Abóbora (sem desperdício) | Receitas
top of page

Creme de Abóbora (sem desperdício) | Receitas



Esse creme de abóbora é uma das receitas mais práticas, deliciosas e fáceis de fazer com abóbora. E um plus: usa a abóbora inteira incluindo casca e sementes, então temos zero desperdício de alimentos!


 

Creme de Abóbora


Rendimento: 4 porções.

Nível de Dificuldade: Fácil.

Tempo de Preparo: 60 min.

Armazenamento: na geladeira por até 4 dias; no congelador por até 3 meses.

Ingredientes

  • 1/2 abóbora japonesa

  • Azeite de oliva a gosto

  • Sal e pimenta do reino a gosto

  • Folhas de sálvia a gosto

  • 1 cebola picada em cubos

  • 1 colher de sopa de azeite de oliva

  • 1/2 colher de chá de páprica doce

  • 1/4 de colher de chá de cúrcuma

  • 1 xícara de chá de água

Modo de Preparo

  1. Com uma colher, retire todas as sementes da abóbora.

  2. Coloque as sementes em uma tigela com água. Com as mãos, separe a semente do bagaço. Separe as sementes e descarte o bagaço.

  3. Distribua as sementes em uma forma, forrada com papel manteiga ou tapete de silicone e reserve.

  4. Em uma assadeira, coloque a abóbora e tempere com azeite, sal, pimenta do reino e a sálvia.

  5. Leve a abóbora para assar em um forno a 180˚C, por cerca de 30-40 minutos, até que a polpa esteja bem macia. Quando faltar cerca de 10 minutos para a abóbora ficar completamente assada, adicione a assadeira com as sementes ao forno também para tostá-las.

  6. Retire a abóbora assada e as sementes crocantes do forno. Reserve as sementes para servir por cima da sopa e pique grosseiramente a polpa e casca da abóbora assada.

  7. Em uma panela, adicione a cebola, azeite, páprica e a cúrcuma. Refogue em fogo médio até que a cebola esteja translúcida. Acrescente os pedaços de abóbora assada com casca e cubra com água. Deixe cozinhar por alguns minutos em fogo baixo.

  8. Coloque toda a mistura no liquidificador e bata até que fique bem cremoso. Experimente e ajuste o tempero com sal e pimenta do reino se necessário. Se achar a sopa muito espessa, adicione mais água na hora de bater.

  9. Sirva em uma tigela e finalize com as sementes crocantes por cima.


 

Adaptando a Receita para Bebês!

Idade Sugerida: +6 meses.


Evitamos dar sopas e cremes na Introdução Alimentar porque elas costumam ser mais ralas e menos densas em nutrientes. Para bebês, é muito melhor oferecer os vegetais e carne bem cozidos por exemplo do que batidos em uma sopa rala misturada com caldo que diluirá esses nutrientes. Além disso, os pedaços de alimentos ou papinha adequada oferece muito mais oportunidade de aprendizado motor e sensorial.


Dito isso, a sopa não é absolutamente proibida! Se ela faz parte da alimentação e cardápio normal da família pode ser oferecida na refeição justamente para incluir o bebê naquele hábito familiar. Se esse for o caso, indico que a sopa seja feita bem grossa para o bebê para que ele possa treinar com mais facilidade levar a colher com a sopa grossa à boca. Além disso, adapte as quantidades de sal e pimenta para o bebê.


Observação sobre a Janela Imunológica:


A Janela Imunológica é o melhor momento para apresentar alimentos potencialmente alergênicos aos bebês pois isso diminui a chance de desenvolver alergias. A janela ocorre entre os 6 e os 9 meses de idade. Os alimentos potencialmente alergênicos que devemos oferecer na janela:


  • Ovos (gemas e claras)

  • Trigo

  • Peixes e Frutos do Mar

  • Derivados do Leite de Vaca (manteiga, iogurte e creme de leite fresco por exemplo)

  • Oleaginosas (castanhas, amêndoas, pistaches, macadâmias, etc) e Amendoim, oferecidas em preparações na forma de pastas ou farinhas ou trituradas.

 

O que usamos na cozinha?


Utilizando nossos links, você apoia o canal com comissão da venda!

 

Outras receitas com abóbora:



 

O que te impede de ser mais saudável?


Falta de organização ou planejamento?

Baixa habilidade culinária?

Dificuldade de saber o que de fato é saudável?

Pouco tempo para cozinhar?

Suas emoções ditam o que você come?



No "Descobrindo a Cozinha Saudável", depois de meses de preparo (eu diria até anos), vou dividir com você tudo o que aprendi sobre como ultrapassar obstáculos assim! E te mostrar o meu Método Cardápio Versátil, criado justamente para ajudar nestes desafios.


Vamos usar ferramentas simples e eficientes para diminuir o desperdício de alimentos, otimizar o trabalho na cozinha, planejar as refeições e preparar delícias saudáveis para o dia a dia.





997 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page