Frango Tailandês com Majericão | Receita
Atualizado: 6 de set. de 2021

No vídeo de hoje, inauguramos um novo quadro no canal: "Como usar Temperos Naturais"! A ideia é te dar ferramentas, receitas e dicas para que você inove no uso de ervas, especiarias e temperos saudáveis na sua cozinha! O tempero da vez é o fresco e delicioso MANJERICÃO!
O manjericão aparece no mercado brasileiro com muitas variações: manjericão italiano, manjericão de folha larga ou basílico, manjericão roxo, manjericão anis... São mais de 30 espécies! Sem contar a alfavaca e a manjerona que muita gente confunde com manjericão.
Sabor: levemento apimentado com um frescor que lembra menta.
Como escolher: cheire as folhas para escolher o tipo de manjericão que você deseja, já que cada tipo tem um cheirinho ligeiramente diferente. Escolha maços de manjericão com folhas preservadas e frescas e caules flexíveis e novos (não durinhos como madeira).
Culinárias: essa erva é muito utilizada no Mediterrâneo e também nas culinárias vietnamita e tailandesa.
Ideias de combinação e uso: - Uma combinação clássica italiana é misturar manjericão com tomates frescos e muçarela de búfula. - O molho pesto genovês é uma delícia e combina manjericão, parmesão, pinolis (pode usar outras oleaginosas), azeite e alho. - Seguindo a tradição Mediterrânea, é possível combinar o manjericão com azeitonas, pepinos, tomates, azeite, feta, grão de bico, vinagre balsâmico. - Você pode aromatizar azeites e vinagre de vinho branco com manjericão. - Na cozinha asiática, o manjericão se combina com molho de peixe, cebolinha, pimentas frescas, leite de coco, gengibre e limão.
Nutrição: as folhas de manjericão são ricas em antioxidantes e tem propriedades anti- microbianas. Possui vitaminas C, K e ácido fólico.