
Aqui em casa, para o meu marido, se não tem pão… não tem comida. Eu posso ter feito um monte de granola, cuscuz e iogurte natural, mas nada disso substitui o pãozinho dele com manteiga de manhã. E como eu tenho prazer em servir e agradar o Matheus (que me enriquece tanto a minha vida), eu costumo garantir um pão fresquinho (ou congelado) para ele.
O pãozinho francês branco é muito refinado e pobre em nutrientes para o dia a dia e, ao mesmo tempo, um pão de farinha 100% integral não costuma ter uma aceitação tão boa assim (a não ser que você já esteja acostumado). É que o pão feito apenas com farinha integral tem um sabor mais marcante e uma textura menos fofinha. Pessoalmente, eu gosto! Mas meu marido prefere uma versão mais macia e leve de pão. E eu sei que tem muita gente assim!
Essa receita é um meio-termo perfeito! Para fazer com que o pão fosse rico em fibras, usei parte da farinha na forma integral e enriqueci com sementes!
O pão é macio, fofinho, saboroso e muito fácil de fazer! Eu diria que essa é a melhor receita para quem está começando na aventura de fazer pão em casa e quer uma proposta mais saudável!
Dicas para seu pão sempre dar certo:
Nunca use líquidos muito quentes na receita! Água, leite e outros líquidos podem até entrar mornos na receita para acelerar o processo de fermentação, mas nunca mais quentes do que 38 graus. Isso porque aquecer demais o fermento, mata os microrganismos que fazem a fermentação (crescimento) do pão.
Certifique-se que seu fermento não está vencido, velho ou mal armazenado antes de usar na receita.
Não coloque sal em contato direto com fermento: o sal pode mantar o danificar o fermento.
Se não tiver certeza sobre o quão novo e ativo está seu fermento, você pode fazer uma esponja antes de começar o pão. Isso significa juntar o líquida da receita, um pouco de açúcar, um pouco de farinha (algumas colheres) e o fermento em uma tigela e deixar repousar por 10 minutos. Neste tempo, a mistura deve fermentar um pouco e espumar. Se ela fizer isso, você pode ficar tranquilo sabendo que seu fermento está bom! Prossiga com a receita adicionando o restante dos ingredientes (sem aumentar a quantidade original da receita(.
Sove bem o seu pão! Isso é crucial! Não adiante ficar com preguiça. Sua massa precisa ficar elástica, lisa e homogênea!
Deixe o pão crescer em um local quentinho como dentro de um forno pré-aquecido a 50 graus(e desligado – não pode estar tão quente) ou ao sol.
Espere o pão crescer! Não tenha pressa! Se você já esperou o tempo especificado na receita, mas o pão ainda não dobrou de volume… deixe ele crescer por mais tempo. O tempo de crescimento de um pão varia de acordo com a temperatura e umidade do ambiente, por isso, nenhum pão idêntico ao outro! Pães são comidas vivas!

Pão para o Dia a Dia
Rendimento: 1 pão de forma médio. Nível de Dificuldade: Fácil. Tempo de Preparo: 5 horas. Armazenamento: à temperatura ambiente por até 3 dias (sugiro torrar as fatias antes de consumir a partir do segundo dia) ou no congelador por até 3 meses (em fatias ou porções individuais).
Ingredientes
1 1/2 xícara de leite vegetal ou de vaca, água ou soro de paneer (320g)
2 colheres de sopa de açúcar mascavo, mel ou melado de cana (20g)
2 colheres de sopa de azeite de oliva (30g)
1/2 colher de chá de sal
1 1/2 xícara de farinha de trigo (210g)
2 xícaras de farinha de trigo integral (310g)
1 colher de chá de fermento biológico seco (7g)
Para a cobertura:
3 colheres de sopa de gergelim
1/4 de xícara de sementes de girassol
3 colheres de sopa de aveia em flocos
1 ovo
2 colheres de sopa de água
Modo de Preparo
Na tigela da batedeira, coloque todos os ingredientes da massa.Coloque o sal longe do fermento na tigela, uma vez que o sal em contato prejudica a “vida” e fermentação do fermento.
Bata com o batedor gancho para sovar por cerca de 5 minutos. Você pode também sovar a mistura à mão por mais ou menos 10 minutos.
Forme uma bola com a massa e coloque em uma tigela untada com um pouco de azeite ou óleo.
Cubra com um pano e deixe crescer por mais ou menos 1 hora ou até dobrar de volume.
Enquanto o pão cresce, prepare a mistura de sementes misturando o gergelim, a aveia e a semente de girassol em um prato grande ou forma. Prepare também, em uma tigela, uma mistura com o ovo e a água. Reserve.
Depois de crescer, molde a massa no formato de uma forma de bolo inglês (unte a forma caso ela não seja de silicone) e pincele com a mistura de ovo. Depois, passe o pão nas sementes, que deverão grudar na mistura de ovo.
Coloque o pão na forma e deixe crescer por mais 1h30-2h ou até dobrar de tamanho.
Asse em forno pré-aquecido a 200°C por 40 minutos.
Comments