Pão de Queijo da Roberta | Receita de Minas Gerais
top of page

Pão de Queijo da Roberta | Receita de Minas Gerais



Essa é uma série de vídeos que eu sonhei em fazer por bastante tempo por aqui: receitas enviadas por vocês e que tem valor gastronômico e afetivo enormes! A cada episódio, vou dividir receitas deliciosas e tradicionais de um estado brasileiro e assim espero celebrar com vocês a nossa cultura gastronômica riquíssima!

Começando com Minas Gerais, estado de sabores com gostinho de conforto e carinho. Preparamos Feijão Tropeiro e Costelinha com Mamão Verde, além de Pão de Queijo. A mineira Roberta da https://www.instagram.com/cozinhadarobs/ mandou uma receita de Pão de Queijo deliciosa pra gente! Ela disse:

Segue a receita que faz parte da cultura de cafés da minha família. Ela tem significado bem afetivo e que aquece o meu coração nos dias de muita saudade, já que hoje moro fora do país.


Agradeço muito a Roberta por ter dividido essa delícia com a gente!

Nossos lanches ficaram mais gostosos!


 

Pão de Queijo da Roberta

Rendimento: 70 unidades. Nível de Dificuldade: Fácil.

Tempo de Preparo: 35 min.

Tempo de Forno: 30 min.

Armazenamento: melhor na hora ou deixa a massa modelada e congelada por até 4 meses.

Ingredientes

  • 200ml de leite integral

  • 200ml de óleo vegetal

  • 200ml de água

  • 1 colher de sopa de sal

  • 1kg de polvilho doce de preferência da marca Amafil (o pão fica mais macio)

  • 1 colher de sopa de manteiga

  • 05 ovos (mais ou menos, pois depende muito do tamanho do ovo, se for pequenino podem ser 6 unidades)

  • 1/2 kg de queijo minas curado ralado no ralo de cenoura (ralo grosso)

Modo de Preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 180 graus.

  2. Em uma bacia despeje o polvilho e a margarina e reserve.

  3. Coloque para ferver o leite, o óleo, a água e o sal juntos em uma panela. Assim que ferver despeje em cima do polvilho para escaldar. Misture bem, mas com cuidado pois a mistura fica muito quente.

  4. Acrescente os ovos e sove bem até virar uma massa homogênea (você pode usar uma batedeira planetária caso tenha). Sovando com as mãos grudará um pouco mesmo.

  5. Coloque todo o queijo ralado na massa e sove o máximo que puder. Quanto mais sovado for, mais macio ele fica. Depois é só enrolar e colocar para assar por cerca de 30 minutos.

Observação da Roberta: "caso queira congelar, coloque em uma forma um ao lado do outro e depois de congelados despeje-os em pacotinhos plásticos e volte ao freezer. Podem ficar congelados até 4 meses que ainda ficam ótimos. Ah, eu disse 4 meses porque foi o máximo de tempo que ficou no meu freezer."


Observação da Marina: usei 500g de polvilho doce e 500g de polvilho azedo na receita. Assei por cerca de 30 minutos! Não pode deixar dourar demais se não fica duro.


 

O que usamos na cozinha?


Utilizando nossos links, você apoia o canal com comissão da venda!

 







1.842 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page