Quando começar a dar comidinha ao bebê?

Logo quando um bebê nasce, o corpo de sua mãe começa a preparar o alimento mais completo, nutritivo e adequado para ele. Nos primeiros dias, esse leite se chama colostro, um leite inicial mais ralo e claro cheio dos primeiros nutrientes e anticorpos que o recém-nascido precisa. Com o passar dos dias, o leite maduro começa a descer e o bebê obtém dele tudo o que precisa para crescer forte e saudável! Até os 6 meses de idade, a livre demanda de leite materno é a opção mais fisiológica, saudável, barata e adequada para o bebê.
Aos 6 meses de idade, o intestino e trato gastrointestinal do bebê ficam prontos para receber outros alimentos além do leite materno! E aí chegou a hora dos pais se perguntarem:
Será que meu bebê já está pronto para começar a comer comidinha?
A resposta dessa pergunta depende dos sinais de prontidão que o bebê demonstrar. Só começamos a Introdução Alimentar depois que percebemos que o bebê consegue:
Sentar sozinho ou com mínimo de apoio;
Sustentar completamente a sua própria cabecinha;
Levar objetos e brinquedos à boca com as mãos;
Ter o reflexo de protrusão da língua diminuído (ele não empurra objetos, colheres e brinquedos com a língua);
Mostrar interesse por alimentos.
Se o bebê já demonstra estes sinais e tem 6 meses completos de vida, está na hora de começar a Introdução Alimentar!
Observação: para bebês prematuros de 36 semanas ou menos, é preciso fazer a conta da correção da idade na hora de considerar os 6 meses completos de vida.