top of page

Patê de Fígado | Receita

Foto do escritor: Marina MoraisMarina Morais

Atualizado: 27 de nov. de 2024




Frango é a proteína mais versátil e acessível aqui no Brasil (acho que quase no mundo inteiro, na verdade) e é por isso que eu adoro criar receitas com este ingrediente. No vídeo desta semana, preparo 6 receitas diferentes com um frango caipira inteiro! A ideia é aproveitar tudo: ossos, gordura, peito, coxa, fígado, moela... E criar refeições gostosas e nutritivas para a família toda.



Na Gestação


O fígado é chamado o "multivitamínico" da natureza, isso porque é rico em quase todas as vitaminas e minerais. 

Ele é uma das maiores fontes de ferro alimentar! Mulheres precisam prestar muita atenção no consumo de ferro, em especial as gestantes. Consumir fígado pode proteger contra a anemia materna e outros problemas de saúde. O fígado possui ferro do tipo heme, que é o melhor absorvido! Além disso, não causa constipação como os suplementos de ferro. Vale notar que o fígado de galinha possui quase duas vezes mais ferro do que o fígado de boi.

Baixo ferro durante a gestação aumenta o risco de pré-eclâmpsia, hipotiroedismo e parto prematuro; além de desenvolvimento cognitivo tardio no bebê.


Fígado também tem a colina, mencionada anteriormente; além de folato e vitamina B12. Esses nutrientes são chave para manter células vermelhas saudáveis e um bom desenvolvimento neurológico dos bebês. E o folato que vem do fígado é muito melhor absorvido e utilizado do que o que vem dos suplementos. A vitamina B12 é essencial e os últimos estudos têm mostrado que a necessidade real dessa vitamina na gestação é na verdade o triplo da RDA oficial. Mais um motivo para incluir alimentos de origem animal como o fígado na dieta materna. Para completar, o fígado também é rico em vitaminas A, D, E e K.


O fígado pode ter sabor e aroma bem fortes. Se você não está acostumada, comece preparando o nosso Patê de Fígado (receita abaixo) e congelando pequenas porções em cubinhos de gelo. Sempre que quiser, adicione um cubinho de patê a sua receita! O nosso programa Mamãe Leve inclui diversas receitas enriquecidas com este patê em seus cardápios! 


Mini-Quibe Enriquecido com Patê de Fígado


 

Quer uma gestação mais saudável?


Você, como mamãe, tem poder para influenciar a saúde do seu filho positivamente e fortemente desde o ventre!

A Nutrição e o Estilo de Vida Saudável na gestação são suas melhores armas para lutar pela saúde do seu filho antes mesmo de ele nascer e os impactos duram a vida toda!  


Para preparar este programa o, eu uni o que há de mais moderno e bem estabelecido na literatura científica com o conhecimento de povos tradicionais ao redor do mundo e ferramentas práticas para o dia a dia! No Mamãe Leve, quero te mostrar de forma leve e prática como fazer boas escolhas de saúde para uma gestação saudável e prazerosa!




 

Patê de Fígado

Rendimento: 300g Nível de Dificuldade: Fácil.

Tempo de Preparo: 15 minutos.

Tempo de Espera: 3 horas.

Armazenamento: na geladeira, por até 10 dias. No congelador, por até 2 meses.


Ingredientes

  • 1 cebola picada

  • 1 colher de sopa de manteiga

  • 200g a 500g de fígado (depende da sua tolerância ao sabor)

  • Sal e pimenta do reino a gosto

  • 1/2 xícara de creme de leite fresco ou 1/4 de xícara de azeite ou manteiga derretida

  • 1 colher de chá de folhas de tomilho frescas

  • 1 pitada de noz moscada ralada na hora


Modo de Preparo

  1. Em uma frigideira, coloque a manteiga. Acrescente a cebola e refogue até que esteja dourada e macia.

  2. Acrescente o fígado e doure por cerca de 1 ou 2 minutos.

  3. No liquidificador, coloque a mistura de fígado e cebola e o restante dos ingredientes.

  4. Bata tudo até ficar homogêneo e cremoso.

  5. Despeje em uma refratário e leve para gelar por 2 ou 3 horas antes de servir.

 

Conheça nosso Livro!


 

O que usamos na cozinha?


Utilizando nossos links, você apoia o canal com comissão da venda!



 

O que te impede de ser mais saudável?


Falta de organização ou planejamento?

Baixa habilidade culinária?

Dificuldade de saber o que de fato é saudável?

Pouco tempo para cozinhar?

Suas emoções ditam o que você come?



No "Descobrindo a Cozinha Saudável", depois de meses de preparo (eu diria até anos), vou dividir com você tudo o que aprendi sobre como ultrapassar obstáculos assim! E te mostrar o meu Método Cardápio Versátil, criado justamente para ajudar nestes desafios.


Vamos usar ferramentas simples e eficientes para diminuir o desperdício de alimentos, otimizar o trabalho na cozinha, planejar as refeições e preparar delícias saudáveis para o dia a dia.



1.742 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page