Quinoa com Cogumelos (Quinoto de Cogumelos) | Receita
top of page

Quinoa com Cogumelos (Quinoto de Cogumelos) | Receita



Você já fez Quinoa? É um grão muito gostoso, saboroso e rico em nutrientes. Esse Quinoto com Cogumelos é fácil de fazer, tem sabor fresco e é bem leve. Chamo de "quinoto" porque o modo de preparo e sabor tem algumas coisas em comum com o tradicional risoto de arroz. A diferença aqui é que a textura da quinoa é mais leve e soltinha e não cremosa como um risoto tradicional.


 

Quinoa com Cogumelos


Rendimento: 6 porções.

Nível de Dificuldade: Fácil.

Tempo de Preparo: 40 min.

Armazenamento: na geladeira por até 4 dias; no congelador por até 3 meses.

Ingredientes

  • 100g de cogumelos paris frescos (champignon)

  • 100g de cogumelos shitake frescos

  • 1/2 cebola picada em cubos pequenos

  • 2 dentes de alho em pedacinhos pequenos ou amassados

  • 1 xícara de chá de quinoa em grãos

  • 1 1/2 xícara de chá de água (para cozinhar a quinoa)

  • Sal a gosto

  • Pimenta do reino a gosto

  • Orégano ou tomilho fresco a gosto

  • Suco de 1/2 limão

  • 2 colheres de sopa de azeite


Modo de Preparo


  1. Limpe os cogumelos paris com um papel toalha (não lave em água corrente) e pique-os em fatias grossinhas de mais ou menos 0,5 cm de espessura. Limpe da mesma forma os cogumelos shitake e pique os talos e os corpos dos cogumelos em fatias dessa mesma espessura. Reserve.

  2. Lave a quinoa em água corrente até que a água saia límpida e não mais turva. Coloque a quinoa em uma panela e toste no fogo por alguns instantes até que a quinoa comece a exalar um cheiro de "tostado". Neste ponto, você verá que a quinoa vai começar a "pipocar" na panela também. Desligue o fogo e acrescente a água.

  3. Adicione sal à água e leva ao fogo. Quando a água começar a ferver, abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos.

  4. Enquanto isso, em uma frigideira, salteie a cebola no azeite. Quando ela estiver dourada, adicione o alho e salteie por mais alguns instantes.

  5. Retire a cebola e alho da frigideira e reserve.

  6. Na mesma frigideira, ainda "suja" com o azeite, salteie os cogumelos. Faça isso com um pouco de cogumelos de cada vez. Se você encher demais a panela, eles vão criar água e não vão dourar direitinho.

  7. Vá reservando a cebola, o alho e os cogumelos dourados em uma tigela.

  8. Quando a quinoa já estiver bem cozida e tiver absorvido toda a água, adicione a ela a mistura de cogumelos salteados.

  9. Tempere com as ervas, pimenta do reino, suco de limão e mais sal, se necessário. Sirva com um pouco de grana padano ralado, caso deseje!

 

O que usamos na cozinha?


Utilizando nossos links, você apoia o canal com comissão da venda!

 

Faça uma refeição completa:



 

O que te impede de ser mais saudável?


Falta de organização ou planejamento?

Baixa habilidade culinária?

Dificuldade de saber o que de fato é saudável?

Pouco tempo para cozinhar?

Suas emoções ditam o que você come?



No "Descobrindo a Cozinha Saudável", depois de meses de preparo (eu diria até anos), vou dividir com você tudo o que aprendi sobre como ultrapassar obstáculos assim! E te mostrar o meu Método Cardápio Versátil, criado justamente para ajudar nestes desafios.


Vamos usar ferramentas simples e eficientes para diminuir o desperdício de alimentos, otimizar o trabalho na cozinha, planejar as refeições e preparar delícias saudáveis para o dia a dia.





674 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page