Como preparei 4 refeições em 2 horas | Marmitas de Almoço e Jantar
top of page

Como preparei 4 refeições em 2 horas | Marmitas de Almoço e Jantar



Nesta semana, eu tive um desafio: criar marmitas muito práticas para o almoço e jantar e que pudessem ser preparadas em 2 horas. E é claro que eu não queria que fosse a mesma comida a semana toda, né? Por isso, fiz pelo menos 4 opções de refeições que incluem salada crua, vegetais assados, proteínas variadas e ideias de reaproveitamento. Assista o vídeo para acompanhar todo o processo e veja o passo a passo para reproduzir em casa!



Elementos Preparados:




Passo a Passo


Para agilizar seu trabalho na cozinha, é importante que você prepare algumas receitas simultaneamente e escolha uma boa ordem de trabalho! Lembre-se também de manter sua estação de trabalho limpa e organizada: isso é fundamental para seu sucesso na cozinha. A minha sugestão, é que você prepare o elementos na seguinte ordem:


Observação: no dia anterior, coloque as carnes na geladeira para descongelar se estiverem no freezer e coloque o feijão de molho em uma tigela com água.

  1. Comece higienizando os vegetais que serão consumidos crus: tomates, alface, cenoura. No vídeo linkado aqui, ensino como higienizar corretamente.

  2. Enquanto os vegetais estão de molho, escorra os feijões que estavam de molho. Lave os feijões em água corrente sobre uma peneira e então coloque na panela de pressão com nova água. Coloque os feijões para cozinhar por 25 minutos (contados a partir do momento que a panela começar a apitar/pegar pressão).

  3. Enxágüe os tomates, alface e cenouras com água abundante e deixe secando. Enquanto isso, lave em água corrente todos os vegetais que você vai usar nas receitas: pimentões, maxixes, cebolas, alho-poró, etc. Seque os vegetais e armazene os tomates, cenoura e alface para salada na geladeira (dicas de armazenamento abaixo).

  4. Prepare o Tempero Completo. Reserve para usar nas receitas.

  5. Pré-aqueça o forno a 200°C. Prepare a Sobrecoxa Assada com Vegetais e coloque para assar.

  6. Pique todos os vegetais das receitas de acordo com o seu uso (dê uma olhada nas receitas).

  7. Distribua 3 panela sobre seu fogão e refogue um pouco do tempero completo com azeite em cada. Em uma das panela, prepare o Arroz; em outra, prepare a Carne Moída; e na terceira prepare o Molho de Tomate.

  8. Enquanto estes preparos cozinham, prepare e modele as Almôndegas. Em uma frigideira, na quarta boca do fogão, doure as almôndegas.

  9. Enquanto as almôndegas douram, finalize o molho de tomate. Cozinhe as almôndegas douradas no molho de tomate.

  10. Separe um pouco do arroz e um pouco do frango assado (que deve estar pronto no forno). Desfie parte do frango desfiado e reserve.

  11. Armazene os preparos prontos: almôndegas com molho de tomate, carne moída com vegetais, o restante da sobrecoxa com vegetais assadas e do arroz.

  12. Coloque outras duas panelas no fogão e prepare nelas a Galinhada e o Feijão.

  13. Armazene o feijão e a galinhada.



Armazenamento

  • Cenouras: armazene as cenouras cruas limpas na geladeira em potes com água. Assim, as cenouras ficam crocantes por muito mais tempo! Troque a água de 4 em 4 dias. Você pode armazenar cenouras inteiras, partidas ou raladas dessa maneira.

  • Alface: armazene o alface lavado e bem sequinho em potes. Para que eles durem bastante, coloque camadas de papel toalha entre camadas de folhas de alface. O papel toalha vai absorver parte da umidade do alface e isso vai ajudar na conservação.

  • Tomates: armazene os tomates maduros, limpinhos e secos na geladeira em potes. Prefira cortar na hora. Os tomates mudam de sabor ao entrar na geladeira, mas se você precisa da praticidade de deixá-los limpos e prontos para o consumo, vale a pena. Além disso, tomates muito maduros não duram muito fora da geladeira.

  • Arroz: pode guardar na geladeira por cerca de 4 ou 5 dias ou no congelador por até 3 meses. Descongele de um dia para o outro na geladeira e aqueça para a melhor textura.

  • Feijão: pode guardar na geladeira por cerca de 4 ou 5 dias ou no congelador por até 3 meses. No congelador, prefira guardar o feijão cozido sem tempero. Na hora de servir, refogue e finalize o feijão: ele fica com aspecto de novo.

  • Galinhada: pode guardar na geladeira por cerca de 4 ou 5 dias ou no congelador por até 3 meses. Descongele de um dia para o outro na geladeira e aqueça para a melhor textura.

  • Carne Moída com Vegetais: pode guardar na geladeira por cerca de 4 ou 5 dias ou no congelador por até 3 meses. Descongele de um dia para o outro na geladeira ou direto na panela.

  • Sobrecoxa Assada: pode guardar na geladeira por cerca de 4 ou 5 dias ou no congelador por até 3 meses. Descongele de um dia para o outro na geladeira e aqueça para a melhor textura (somente o frango, os vegetais não ficam bem congelados).

  • Almôndegas: sozinhas, congele ainda cruas e já modeladas. Você pode assar ou grelhar ainda congeladas e adicionar molho depois.

  • Almôndegas com molho de tomate: pode guardar na geladeira por cerca de 4 ou 5 dias ou no congelador por até 3 meses. Descongele de um dia para o outro na geladeira ou direto na panela.


Espero que essas ideias tenham te inspirado a cozinhar! É claro que você pode fazer as adaptações que quiser trocando alguns vegetais e temperos das receitas! As receitas completas estão abaixo ou nos links mostrados em “Elementos Preparados”.

Abraços,

Marina





5.493 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page