Pãezinhos de Mandioquinha (parece Pão de Queijo, mas é vegano)
top of page

Pãezinhos de Mandioquinha (parece Pão de Queijo, mas é vegano)



Quando meu primeiro filho nasceu, tive que ficar algumas semanas sem consumir uma série de alimentos. Foi uma escolha que eu fiz para verificar se ele teria cólica ou alguma reação por causa dos alimentos que eu, como mão que amamentava, estava consumindo. A restrição durou algumas semanas e me deu muita segurança! Achei que foi uma ótima decisão! Felizmente, o neném nunca teve cólicas e depois de algumas semanas, eu já estava comendo de tudo de novo!


Mas durante aqueles dias de restrição em que não podia comer glúten, leite, ovo, açúcar, etc... esses pãezinhos foram minha salvação! Eu sempre tinha algumas porções no freezer! Minha mãe (cuidando da filha puérpera) deixava esses pãezinhos e outras comidinhas para mim toda semana! Foi um cuidado tão importante!


Mesmo depois que voltei a comer de tudo, esses pãezinhos continuaram como um item essencial do nosso freezer. Sim, NOSSO freezer: aqui todos os membros da família amam esses pãezinhos!


A verdade é que eles são gostosos demais! Aliás, para o café da manhã, eles são os favoritos por aqui... mais do que o pão de queijo tradicional! São mais leves, crocantes por fora, macios por dentro e extremamente saborosos por conta da mandioquinha e do azeite!




 

Pãezinhos de Mandioquinha

Rendimento: 40 unidades. Nível de Dificuldade: Fácil. Tempo de Preparo: 35 min. Armazenamento: congele por até 3 meses as bolinhas curas ou mantenha os pãezinhos assados à temperatura ambiente por cerca de 4 dias.

Ingredientes

  • 500g de mandioquinha/baroa cozida e amassada

  • 150ml de azeite

  • 3 colheres de sopa de chia

  • 500g de polvilho azedo

  • 2 colheres de chá de sal

  • Se necessário, água para chegar ao ponto

Modo de Preparo

  1. Amasse a mandioquinha bem com um garfo.

  2. Junte o azeite, sal e chia e misture.

  3. Acrescente o polvilho e misture. A massa vai ficar bem gostosa como se fosse uma massinha bem boa de modelar.

  4. Se precisar, adicione 2 ou 3 colheres de sopa de água. Como eu cozinhei a batata em água, ela ficou bem úmida e eu nem precisei adicionar água. Mas se você assar no papel alumínio ou cozinhar ao vapor, talvez precise.

  5. Modele as bolinhas.

  6. Congele ou asse para comer na hora.

  7. Asse em forno pré aquecido a 200 graus por cerca de 25 minutos ou até que esteja levemente dourados embaixo.

 

Adaptando a Receita para Bebês!

Idade Sugerida: +10 meses.


Para bebês no começo da IA, omita o sal da receita.

- Asse esses pãezinhos até que fiquem levemente dourados na parte de baixo. Se você assar até que fiquem bem dourados, eles vão ficar muito crocantes e difíceis de mastigar para o bebê.

- Despedace os pãezinhos em pedaços menores se o seu bebê ainda não sabe morder pedaços pequenos.


Observação sobre a Janela Imunológica:


A Janela Imunológica é o melhor momento para apresentar alimentos potencialmente alergênicos aos bebês pois isso diminui a chance de desenvolver alergias. A janela ocorre entre os 6 e os 9 meses de idade. Os alimentos potencialmente alergênicos que devemos oferecer na janela:

  • Ovos (gemas e claras)

  • Trigo

  • Peixes e Frutos do Mar

  • Derivados do Leite de Vaca (manteiga, iogurte e creme de leite fresco por exemplo)

  • Oleaginosas (castanhas, amêndoas, pistaches, macadâmias, etc) e Amendoim, oferecidas em preparações na forma de pastas ou farinhas ou trituradas.

 


O que usamos na cozinha?


Utilizando nossos links, você apoia o canal com comissão da venda!

 

Outros lanches deliciosos:


 

O que te impede de ser mais saudável?


Falta de organização ou planejamento?

Baixa habilidade culinária?

Dificuldade de saber o que de fato é saudável?

Pouco tempo para cozinhar?

Suas emoções ditam o que você come?



No "Descobrindo a Cozinha Saudável", depois de meses de preparo (eu diria até anos), vou dividir com você tudo o que aprendi sobre como ultrapassar obstáculos assim! E te mostrar o meu Método Cardápio Versátil, criado justamente para ajudar nestes desafios.


Vamos usar ferramentas simples e eficientes para diminuir o desperdício de alimentos, otimizar o trabalho na cozinha, planejar as refeições e preparar delícias saudáveis para o dia a dia.









8.738 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page