top of page

Inhame ou Cará: tudo o que você precisa saber | Nutrição, Conservação, Receitas


Inhame, Cará, Inhame-branco... Esse alimento tem muitos nomes e pertence ao gênero Dioscorea. Ele é um tubérculo (uma raiz), assim como a mandioquinha, a batata inglesa e a batata doce. E na verdade o Inhame é um dos tubérculos mais ricos nutricionalmente, não faz sentido ele ser ignorado, né?


Teve como origem a África e a Ásia, mas hoje em dia é facilmente encontrado por aqui. O seu tamanho e formato pode variar bastante, podendo chegar a 1,5m de comprimento.



Os inhames são cilíndricos, tem pele marrom e peludinha. Apesar de não aparentar, são fáceis de descascar. A cor do seu interior varia em branco, amarelo ou roxo.


É um tubérculo rico em cálcio, fósforo, potássio, ferro e pró vitamina A e é pouco calórico. As variações do inhame não se diferenciam muito nutricionalmente. Tá vendo como ele é uma beleza? Se você quiser ideias para usar o Inhame no dia a dia, lá vão algumas: leite de inhame, nhoque, purê, inhame assado com queijo, pão caseiro... São muitas opções!


No post a seguir, vou contar para vocês sobre as características nutricionais do Inhame, bem como seus usos culinários, dicas de armazenamento e adaptações para servir esse vegetal desde bebês até adultos.