top of page

Oniguiri de Peixe e Alga | Receita perfeita para Gestação



Talvez você já tenha escutado que comer peixes durante a gestação é um risco, uma vez que eles podem estar cheios de mercúrio nocivo ao bebê. E apesar de ser verdade que o mercúrio é uma neurotoxina prejudicial ao desenvolvimento neurológico do bebê, não são todos os peixes que contêm este metal pesado. Aliás, peixes bem escolhidos podem ser aliados da saúde da sua gestação.

Você sabia que peixes também possuem grandes quantidades de selênio, um mineral que se liga ao mercúrio e previne seu efeito tóxico no corpo humano? Muito interessante, não é mesmo? Um dos melhores estudos sobre consumo de peixes na gestação acompanhou cerca de 12 mil mulheres e seus bebês. O estudo concluiu que o consumo de mais de 340g de peixe por semana pode estar ligado a QIs maiores nos bebês e uma melhor habilidade comunicativa. Para escolher os peixes e frutos do mar com menores quantidades de metais pesados, observe a seleção abaixo:

  • Evite: tubarão, atum, peixe-espada, marlim, cavala verdadeira

  • Cuidado com peixes da Amazônia: tucunaré, traíra, surubim, dourado, jaú, pirarucu, pacu, tambaqui, piracanjuba. Infelizmente, por causa do garimpo na região, grande parte dos peixes é contaminada.

  • Melhores opções: anchova, bacalhau, linguado, corvina, arenque, salmão, sardinha, tilápia, lula, camarão, vieira, Pollachius virens, truta de água doce, carpa capim, abadejo.


Salmão, sardinhas e arenque são ótimas opções por não terem grande contaminação de mercúrio e por serem peixes gordos. Eles são ricos em gorduras do tipo ômega 3 DHA e vitamina D, um nutriente que a maioria das mulheres grávidas não consome em medida suficiente. Frutos do mar e peixes também possuem minerais como iodo, zinco e selênio.




Se você quer mais ferramentas e orientações para comer bem durante a sua gestação, dê uma olhada no nosso curso "Mamãe Leve"!


Mais receitas de lanches

Quer ideias para variar no lanche da tarde? Lá vão algumas receitas deliciosas!

 

Oniguiri com Peixe e Alga

Rendimento: 5 porções

Tempo de preparo: 40 minutos.

Armazenamento: melhor na hora ou mantenha na geladeira (sem a alga) por até 5 dias; na hora de servir, enrole a alga.


Ingredientes


Arroz

  • 1 ½ xícara de arroz japonês de grão curto (para sushi)

  • 2 xícaras de água

  • 2 colheres de sopa de vinagre de arroz

  • ½ colher de chá de sal

  • 1 rodela de gengibre

  • 1 colher de sopa de gergelim

Recheio

  • 200g de filé de peixe desfiado (assado, grelhado ou cozido) ou sardinha enlatada e amassada com um garfo

  • 1 colher de chá de shoyu

  • 1 colher de chá de óleo de gergelim

  • ½ xícara de cogumelos frescos picados

  • 4-6 colheres de sopa de cebolinha picada

Montagem

  • 4-6 folhas de alga nori

Modo de Preparo

  1. Coloque o arroz em uma peneira e lave em água corrente até que a água esteja translúcida. Escorra o arroz e coloque em uma panela com a água e o gengibre. Leve ao fogo e, quando ferver, abaixe o fogo. Deixe cozinhar com a panela entreaberta por cerca de 15 minutos. Então, desligue o fogo e tampe a panela. Deixe repousar assim por mais 10 minutos.

  2. Retire o arroz da panela e descarte o gengibre.

  3. Coloque o arroz em uma tigela, tempere com o vinagre, sal e gergelim. Deixe esfriar enquanto prepara o recheio.

  4. Em uma frigideira, coloque o óleo de gergelim e salteie os cogumelos até que estejam dourados e brilhantes. Desligue o fogo e transfira os cogumelos para uma tigela grande.

  5. Nesta mesma tigela dos cogumelos, acrescente a o peixe, o shoyu e a cebolinha. Misture. Este será o seu recheio.

  6. Para fazer os oniguiri, molhe a sua mão com água fria e filtrada e então pegue um pouco de arroz. Abra o arroz na palma da mão como um "disco chato" e então coloque um pouco do recheio no centro. Feche o "disco" de arroz sobre o recheio. Ajuste o oniguiri modelando o arroz para que fique no formato triangular. Alternativamente, utilize um molde de oniguiri para um formato perfeito ou faça "bolinhas".

  7. Corte as folhas de alga do tamanho apropriado para o seu oniguiri e enrole o oniguiri nas folhas de alga. Sirva.



 

Conheça nosso Livro!


 

O que usamos na cozinha?


Utilizando nossos links, você apoia o canal com comissão da venda!



 

Conheça o nosso curso para gestantes!


Você, como mamãe, tem poder para influenciar a saúde do seu filho positivamente e fortemente desde o ventre!


A Nutrição e o Estilo de Vida Saudável na gestação são suas melhores armas para lutar pela saúde do seu filho antes mesmo de ele nascer e os impactos duram a vida toda! Para preparar este curso, eu uni o que há de mais moderno e bem estabelecido na literatura científica com o conhecimento de povos tradicionais ao redor do mundo e ferramentas práticas para o dia a dia! Neste curso, quero te mostrar de forma leve e prática como fazer boas escolhas de saúde para uma gestação saudável e prazerosa!

Inclui um e-book de receitas exclusivo!


O assunto principal é Alimentação, que é o fator mais poderoso na saúde do bebê! Mas também vamos conversar sobre atividade física, exposição a toxinas, sono e manejo do estresse. Além das aulas completas sobre gestação, o curso inclui um módulo sobre alimentação no Trabalho de Parto e no Puerpério, para te ajudar na sua recuperação e cicatrização pós-parto. Também oferecemos um e-book exclusivo com receitas perfeitas para a gestação e puerpério para colocar em prática o conhecimento do curso!




496 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page