• Marina Morais

Requeijão Caseiro, Geleia de Damasco e Dukkah | Receitas

Ontem conversamos sobre o caminho dos alimentos até chegarem na nossa mesa. Em especial, falamos sobre o processamento deles e como fazer boas escolhas no mercado. 

Ler os rótulos e os ingredientes dos produtos antes de comprá-los é uma forma de retomar o controle sobre os alimentos que consumimos. E a outra maneira é por meio da cozinha! Cozinhando, podemos criar versões mais íntegras e verdadeiras de produtos comuns que encontramos no mercado. Aqui mesmo, já temos algumas receitas com essa proposta:

  1. Iogurte Grego com Calda de Morango 

  2. Granola de Banana 

  3. Caldo de Vegetais/Legumes 

  4. Caldo de Frango à Jato 

  5. Pão Sem Glúten 

  6. Pão Caseiro de Inhame 

  7. Barrinhas de Cereal  

  8. Chapati (pão super prático)

Hoje quero te dar outras 3 receitas deliciosas e muito simples: a Dukkah, o Requeijão Caseiro e a Geleia de Damasco. Todas ficam deliciosas para comer com pãozinho, torradinha ou até palitos de vegetais!


Requeijão Caseiro

Rendimento: 400mL. Nível de Dificuldade: Fácil. Tempo de Preparo: 20 min + 3 horas de espera. Armazenamento: Na geladeira por até 5 dias.

Ingredientes

  • 1L de leite integral pasteurizado

  • 2 colheres de sopa de suco de limão (25mL)

  • 1 colher de sopa de manteiga (25g)

  • Sal a gosto

Modo de Preparo

  1. Em uma panela, despeje e aqueça o leite. Quando ferver, desligue e separe 1/4 de xícara do leite em um recipiente. Deixe o restante do leite na panela ainda.

  2. Adicione o suco de limão à panela, mexa um pouco e deixe repousar por 5 minutos. Neste tempo, o leite vai talhar com a acidez do limão: você notará que ele separará em soro de grumos.

  3. Enquanto o leite talha, prepare um recipiente e em cima dele coloque uma peneira. Forre a peneira com um voal ou pano de prato limpo e bem fino. Despeje o conteúdo da panela para a peneira forrada e deixe escorrer o soro (isso pode demorar um pouco, então coloque tudo na geladeira). 

  4. Quando o soro tiver escorrido e os grumos estiverem concentrados sobre o pano e peneira, coloque os grumos no liquidificador com a manteiga e o 1/4 de xícara de leite.

  5. Bata até ficar cremoso. Tempere com sal e leve à geladeira por cerca de 2 horas para firmar.

Observação: não jogue o soro fora! Ele é rico em proteínas e tem sabor neutro. Você pode usar no preparo de pães (no lugar da água) ou congelar em cubinhos e usar em vitaminas por exemplo.


Geleia de Damasco

Rendimento: 450g. Nível de Dificuldade: Fácil. Tempo de Preparo: 1 hora. Armazenamento: Na geladeira por até 12 dias.

Ingredientes

  • 1 1/2 xícara de damascos (200g)

  • 350mL de suco de laranja (espremido na hora)

  • 1 pau de canela ou 1/2 colher de chá de canela em pó

  • 2 cravos

  • 1 pitada de gengibre em pó


Modo de Preparo

  1. No dia anterior, coloque os damascos em uma tigela e cubra com água. Deixe na geladeira para hidratar. Você pode fazer isso de um dia por outro ou no mínimo por 4 horas.

  2. Escorra os damascos e coloque-os no liquidificador com o suco de laranja. Bata bem.

  3. Despeje a mistura em uma panela e acrescente a canela, cravo e gengibre.

  4. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 45 minutos ou até que a geleia esteja espessa (cobrindo as costas de uma colher).

  5. Retire o cravo e a canela da geleia e transfira para um pote de armazenamento.


Dukkah

Rendimento: 300g. Nível de Dificuldade: Fácil. Tempo de Preparo: 30 minutos. Armazenamento: Em temperatura ambiente em um pote hermético por até 30 dias.

Ingredientes

  • 1 xícara de avelãs (150g)

  • 3 colheres de sopa de gergelim branco

  • 3 colheres de sopa de gergelim preto 

  • 2 colheres de sopa de sementes de coentro

  • 1½ colher de sopa de sementes de cominho

  • ½ colher de chá de sal

  • ½ colher de chá de pimenta do reino em grãos

Modo de Preparo

  1. Se suas avelãs estão com casca, comece retirando as casquinhas. Para isso, coloque em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 200 ºC por 5-8 minutos. Retire do forno e despeje as avelãs obre um pano de prato limpo. Esfregue o pano prato nas avelãs para que elas soltem a pele. Então, pique-as grosseiramente. Reserve.

  2. Em uma frigideira, coloque as sementes de coentro, as sementes de cominho e a pimenta do reino. Toste em fogo médio por cerca de 5 minutos ou até que estejam aromáticas. Retire-as da frigideira, coloque em um pilão e bata para moer levemente as sementes e grãos de pimenta. Reserve.

  3. Na mesma frigideira (agora vazia), coloque o gergelim e toste em fogo médio por cerca de 15 minutos (mexendo de vez em quando) ou até que estejam aromáticos e comecem a saltar da panela.

  4. Junte o gergelim com as sementes moídas e com as avelãs tostadas. Tempere com sal.

Observação: sirva com um pouco de azeite e pães ou use para temperar saladas, salpicar em peixes, frango ou vegetais assados.


O que usamos na cozinha?


Utilizando nossos links, você apoia o canal com comissão da venda!

Essa receita combina com...



387 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo