Babka de Chocolate (Roscas de Cruz)
top of page

Babka de Chocolate (Roscas de Cruz)



Babkas são roscas de origem judaica que tem uma forma trançada linda... Nesta versão de Páscoa, o recheio é de chocolate e o formato é de cruz!


"Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas."

Efésios 2: 4-10



Outros pratos para Páscoa:


Aqui estão algumas receitas que tem tudo a ver com Páscoa:




 

Babka de Chocolate


Rendimento: 2 cruzes médias (cerca de 8 pedaços cada) Nível de Dificuldade: Médio.

Tempo de Preparo: 6 horas.

Armazenamento: Melhor na hora! Mas pode armazenar em temperatura ambiente por até 2 dias.


Ingredientes

  

Massa

  • 7g de fermento biológico em pó

  • 1/2 colher de chá de açúcar (5g) + 1/4 de xícara de açúcar mascavo (60g)

  • 1/2 xícara de leite, à temperatura ambiente (120mL)

  • 1 ovo + 1 gema

  • 2 + 3/4 de xícaras de farinha de trigo + 3/4 de xícara de farinha para sovar (se necessário)

  • 3/4 de colher de chá de sal

  • 1/2 de xícara de manteiga sem sal, à temperatura ambiente (100g)

Recheio/ Montagem

  • 120g de chocolate meio amargo

  • 130g de manteiga sem sal

  • 100g de açúcar mascavo

  • 42g de cacau em pó

Modo de Preparo

  1. Em uma tigela, dissolva em 1/4 de xícara de água morna o fermento e 1/2 colher de chá de açúcar. Deixe repousar por mais ou menos 10 minutos, até a mistura virar uma espuma. 

  2. Na tigela da batedeira, coloque o açúcar restante, o leite, o ovo, a gema e a mistura de fermento. Bata com um batedor de arame na menor velocidade para misturar.

  3. Acrescente 2 3/4 de xícaras de farinha de trigo e o sal e bata com o batedor do tipo gancho (para massas pesadas) em velocidade baixa até que a mistura comece a se tornar uma massa (dê uma misturada com a colher antes para não espirrar farinha para todo lado!).

  4. Adicione a manteiga pouco a pouco e continue a sovar, na batedeira, por 10 minutos. A massa vai estar grudenta.

  5. Despeje a massa sobre uma superfície esfarinhada e sove a massa, adicionando o restante da farinha aos poucos. A massa ainda deve estar um pouco grudenta. Forme uma bola com a massa e coloque-a para crescer em uma tigela untada com um pouco de óleo. Cubra a tigela com filme plástico ou com um pano de prato. Deixe a massa crescer por mais ou menos 1h30-2h, ela deve dobrar de tamanho. 

  6. Enquanto isso, prepare o recheio: em uma tigela, o chocolate e a manteiga. Derreta em banho-maria ou no microondas. Acrescente o açúcar e o cacau. Reserve.

  7. Coloque a massa em uma superfície enfarinhada e abra com o auxílio de um rolo enfarinhado, em um retângulo de 25X50 cm.

  8. Corte em duas partes (no vídeo eu corto em 4 porque fiz o dobro da receita).

  9. Espalhe o recheio sobre essas duas partes e enrole como um rocambole comprido.

  10. Coloque os rocamboles em uma forma enfarinhada e leve à geladeira por cerca de 30 minutos a 2 horas.

  11. Retire os "rocamboles" da geladeira e coloque em uma superfície enfarinhada. Corte cada rocambole no sentido do comprimento para formar duas tiras com o recheio exposto. Enrole as duas tiras formando uma "trança" comprida. Você terá duas tranças compridas para fazer duas cruzes.

  12. Para fazer a babka no formato de cruz, corte a trança em duas partes: na propoção de 2/3 para 1/3. A parte, menor (de 1 /3) será a parte menor da cruz, que fica na horizontal. Abra um espaço no meio das tiras que formam a trança menor e coloque por dentro a trança maior, formando a cruz. Faça isso com as duas tranças para conseguir duas cruzes.

  13. Arrume cada cruz em uma assadeira enfarinhada. Cubra a assadeira com filme plástico ou pano de prato e deixe as fatias crescerem por 2 horas.

  14. Asse em forno pré-aquecido a 190 graus por 20-30 minutos ou até que as roscas estejam douradas.


 

Conheça nosso Livro!


 

O que usamos na cozinha?


Utilizando nossos links, você apoia o canal com comissão da venda!



 


216 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page