top of page

Babka de Chocolate (Roscas de Cruz)



Babkas são roscas de origem judaica que tem uma forma trançada linda... Nesta versão de Páscoa, o recheio é de chocolate e o formato é de cruz!


"Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas."

Efésios 2: 4-10



Outros pratos para Páscoa:


Aqui estão algumas receitas que tem tudo a ver com Páscoa:




 

Babka de Chocolate


Rendimento: 2 cruzes médias (cerca de 8 pedaços cada) Nível de Dificuldade: Médio.

Tempo de Preparo: 6 horas.

Armazenamento: Melhor na hora! Mas pode armazenar em temperatura ambiente por até 2 dias.


Ingredientes

  

Massa

  • 7g de fermento biológico em pó

  • 1/2 colher de chá de açúcar (5g) + 1/4 de xícara de açúcar mascavo (60g)

  • 1/2 xícara de leite, à temperatura ambiente (120mL)

  • 1 ovo + 1 gema

  • 2 + 3/4 de xícaras de farinha de trigo + 3/4 de xícara de farinha para sovar (se necessário)

  • 3/4 de colher de chá de sal

  • 1/2 de xícara de manteiga sem sal, à temperatura ambiente (100g)

Recheio/ Montagem

  • 120g de chocolate meio amargo

  • 130g de manteiga sem sal

  • 100g de açúcar mascavo

  • 42g de cacau em pó

Modo de Preparo

  1. Em uma tigela, dissolva em 1/4 de xícara de água morna o fermento e 1/2 colher de chá de açúcar. Deixe repousar por mais ou menos 10 minutos, até a mistura virar uma espuma. 

  2. Na tigela da batedeira, coloque o açúcar restante, o leite, o ovo, a gema e a mistura de fermento. Bata com um batedor de arame na menor velocidade para misturar.

  3. Acrescente 2 3/4 de xícaras de farinha de trigo e o sal e bata com o batedor do tipo gancho (para massas pesadas) em velocidade baixa até que a mistura comece a se tornar uma massa (dê uma misturada com a colher antes para não espirrar farinha para todo lado!).

  4. Adicione a manteiga pouco a pouco e continue a sovar, na batedeira, por 10 minutos. A massa vai estar grudenta.

  5. Despeje a massa sobre uma superfície esfarinhada e sove a massa, adicionando o restante da farinha aos poucos. A massa ainda deve estar um pouco grudenta. Forme uma bola com a massa e coloque-a para crescer em uma tigela untada com um pouco de óleo. Cubra a tigela com filme plástico ou com um pano de prato. Deixe a massa crescer por mais ou menos 1h30-2h, ela deve dobrar de tamanho. 

  6. Enquanto isso, prepare o recheio: em uma tigela, o chocolate e a manteiga. Derreta em banho-maria ou no microondas. Acrescente o açúcar e o cacau. Reserve.

  7. Coloque a massa em uma superfície enfarinhada e abra com o auxílio de um rolo enfarinhado, em um retângulo de 25X50 cm.

  8. Corte em duas partes (no vídeo eu corto em 4 porque fiz o dobro da receita).

  9. Espalhe o recheio sobre essas duas partes e enrole como um rocambole comprido.

  10. Coloque os rocamboles em uma forma enfarinhada e leve à geladeira por cerca de 30 minutos a 2 horas.

  11. Retire os "rocamboles" da geladeira e coloque em uma superfície enfarinhada. Corte cada rocambole no sentido do comprimento para formar duas tiras com o recheio exposto. Enrole as duas tiras formando uma "trança" comprida. Você terá duas tranças compridas para fazer duas cruzes.

  12. Para fazer a babka no formato de cruz, corte a trança em duas partes: na propoção de 2/3 para 1/3. A parte, menor (de 1 /3) será a parte menor da cruz, que fica na horizontal. Abra um espaço no meio das tiras que formam a trança menor e coloque por dentro a trança maior, formando a cruz. Faça isso com as duas tranças para conseguir duas cruzes.

  13. Arrume cada cruz em uma assadeira enfarinhada. Cubra a assadeira com filme plástico ou pano de prato e deixe as fatias crescerem por 2 horas.

  14. Asse em forno pré-aquecido a 190 graus por 20-30 minutos ou até que as roscas estejam douradas.


 

Conheça nosso Livro!


 

O que usamos na cozinha?


Utilizando nossos links, você apoia o canal com comissão da venda!



 


196 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page