top of page

Suco Verde contra Enjoo! | Receita perfeita para Gestação

Se você está no seu primeiro trimestre de gravidez, existe uma grande chance de estar enjoada, com náuseas ou com muitas aversões alimentares. Hoje tenho um suco que pode ser muito útil para você!


Para ajudar, também vou disponibilizar um pedacinho do que tenho na apostila do nosso curso "Mamãe Leve: alimentação para a melhor espera" a seguir!





As náuseas e vômitos da gestação também são chamadas de enjoo matinal, mas a verdade é que para grande parte das mulheres o enjoo pode acontecer em qualquer momento do dia ou até mesmo durante o dia todo. Estes sintomas podem durar dias, semanas ou até meses, inclusive algumas mulheres podem sentir isso durante toda a gravidez.


Para 60% das gestantes, no entanto, os enjoos costumam se resolver até o final do primeiro trimestre. Apenas 9% das gestantes continuam a sentir enjoos a partir da vigésima semana. Pessoalmente, eu sei o quanto é difícil passar por esta fase da gestação: os impactos são físicos e psicológicos e podem nos abater profundamente.

Existem algumas teorias que explicam estes sintomas tão comuns da gravidez, a mais aceita é que são causados pela adaptação do corpo da mulher às alterações de hormônios como hCG, progesterona e estrogênio. Inclusive, é aceito que quanto maior a quantidade de hCG no sangue, mais intensas são as náuseas. Outra hipótese é a de que os metabólitos dos hormônios da tireóide são os culpados e que a náusea é apenas um sinal de que a gestação está progredindo de forma saudável.


O que fazer?


1. Descubra o que te faz enjoar:


Primeiramente, perceba o que causa a piora das náuseas: São cheiros ruins? Uma determinada hora do dia? Comidas específicas? Movimento? Levantar da cama muito rápido? Comer demais? Ficar tempo demais sem comer? Comer muito rápido? Tomar líquidos rapidamente ou junto com as refeições?


2. Foque no controle glicêmico:


Uma das chaves para lidar com os enjoos é o controle da glicemia. Para a maioria das mulheres, consumir pequenas refeições frequentes é a melhor opção contra as náuseas, uma vez que isso mantém a glicemia mais estável. Quando você já estiver nauseada, comer pode ser a solução uma vez que o estômago vazio e hipoglicemia causam piora na náusea.

Nestes momentos, carboidratos tendem a ser bem aceitos e melhor digeridos. Frutas geladas e cítricas, batata doce cozida, vitaminas e smoothies e biscoitos integrais podem ajudar. Quando não estiver se sentindo tão mal, tente comer alimentos mais ricos em proteínas, fibras e gorduras; mas não tenha medo do carboidrato no momento de crise.

Comer proteínas e gorduras ao longo do dia pode evitar náuseas: pequenas porções de castanhas, queijo, iogurte grego, ovos mexidos, abacates podem ajudar a sustentar a saciedade e a glicemia.


3. Comece o dia com o pé direito:


Se você acorda enjoada, talvez seja uma boa ideia deixar um lanche ao lado da cama e comer antes mesmo de levantar. Castanhas, frutas secas, algas assadas e salgadinhas ou bolachas integrais podem ser uma boa ideia.

Comer proteínas no café da manhã pode ajudar muito ao longo do dia e para os momentos de enjoo, a opção mais tolerada costuma ser sucos e vitaminas bem gelados com frutas e proteínas em pó como whey ou colágeno.


4. Cuidado com os líquidos:

Tente não consumir líquidos em grandes quantidades e de uma vez, isso pode piorar a náusea. Ao invés disso, beba goles de água gelada ao longo do dia e não durante as refeições.


5. Conte com ajuda:

Peça para que alguém prepare a comida para você e não fique por perto enquanto o alimento está sendo preparado. Assim, você evita sentir os odores da comida em preparação, que podem ser provocadoras de náuseas.


6. Teste outras ferramentas:

  • Alguns aromas como os de óleos essenciais de lavanda e hortelã podem ajudar com as náuseas. Além disso, muitas gestantes sentem alívio ao cheirar as cascas de limões.

  • Suplementos de vitamina B6 (fosfato de piridoxal) podem ajudar: as doses são de 10-25mg a cada 8 horas. Além disso, você pode consumir alimentos ricos nessa vitamina como abacate, banana, pistache, sementes de girassol, carne, peixe e frango.

  • O gengibre é usado para tratamento de náuseas na gestação há séculos e já temos evidências científicas sobre sua eficácia e segurança. Você pode consumir chá de gengibre, gengibre cristalizado ou extratos de gengibre secos em cápsulas (250mg a cada 6 horas).

  • Algumas mulheres sentem alívio com técnicas de acupuntura ou acupressão. O ponto de pressão mais comum é localizado no pulso e é chamado de Nei Guan ou P6.

  • Se você vomitar, lembre-se de se hidratar com sucos diluídos, água de coco ou até caldo de ossos.

  • Comidas e bebidas azedas ou salgadas podem ajudar! Algumas opções populares são:

    • Suco de limão bem gelado;

    • Suco de abacaxi com hortelã e gengibre gelados;

    • Maçã verde com sal e pimenta do reino;

    • Picolés de frutas cítricas;

    • Frutas azedas como abacaxi, laranja, tangerina, kiwi;

    • Guacamole feita com bastante limão.





Mais receitas de lanches

Quer ideias para variar no lanche da tarde? Lá vão algumas receitas deliciosas!

 

Suco Verde com Gengibre


Rendimento: 2 porções.

Tempo de Preparo: 5 minutos.

Armazenamento: melhor na hora ou congele cubinhos de suco e depois bata novamente antes de servir.


Ingredientes

  • 1 xícara de água ou chá de gengibre

  • ½ xícara de gelo ou chá de gengibre congelado

  • ½ de xícara de folhas de hortelã

  • ½ xícara de verdes escuros (agrião, rúcula, almeirão, couve)

  • 1 xícara de abacaxi picado

  • 1 banana

  • 1 kiwi

  • 1 moedinha de gengibre fresco sem casca

Modo de Preparo

  1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até que fique completamente homogêneo.

 

Conheça nosso Livro!


 

O que usamos na cozinha?


Utilizando nossos links, você apoia o canal com comissão da venda!



 

Conheça o nosso curso para gestantes!


Você, como mamãe, tem poder para influenciar a saúde do seu filho positivamente e fortemente desde o ventre!


A Nutrição e o Estilo de Vida Saudável na gestação são suas melhores armas para lutar pela saúde do seu filho antes mesmo de ele nascer e os impactos duram a vida toda! Para preparar este curso, eu uni o que há de mais moderno e bem estabelecido na literatura científica com o conhecimento de povos tradicionais ao redor do mundo e ferramentas práticas para o dia a dia! Neste curso, quero te mostrar de forma leve e prática como fazer boas escolhas de saúde para uma gestação saudável e prazerosa!

Inclui um e-book de receitas exclusivo!


O assunto principal é Alimentação, que é o fator mais poderoso na saúde do bebê! Mas também vamos conversar sobre atividade física, exposição a toxinas, sono e manejo do estresse. Além das aulas completas sobre gestação, o curso inclui um módulo sobre alimentação no Trabalho de Parto e no Puerpério, para te ajudar na sua recuperação e cicatrização pós-parto. Também oferecemos um e-book exclusivo com receitas perfeitas para a gestação e puerpério para colocar em prática o conhecimento do curso!




845 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page