
Toda vez que visitávamos a minha avó em Anápolis (GO), ela preparava o mesmo cardápio: galinha caipira com molho de açafrão, arroz, feijão, angu de milho ou milho refogado e uma saladinha (geralmente de tomate e repolho). Devo admitir que quando eu era criança, não gostava disso. Não porque a comida não era gostosa (era sempre deliciosa), mas porque não havia variação e eu dava muito mais valor a pizza, hambúrguer, lasanha ou macarrão do que ao "arroz com feijão". Coisas de criança.
Quando adolesci, descobri o motivo pelo qual minha avó sempre fazia esse mesmo menu: era o favorito do meu pai, filhinho querido dela. Com a maturidade, passei a valorizar muito essa comidinha da minha avó, bem como os infindáveis doces que ela sempre preparava incluindo pé de moleque, goiabada, doce de leite e de figo. Minha avó era uma cozinheira incrível e colocava afeto em cada biscoito de queijo que modelava (ela usava uma faquinha pra fazer as ranhuras no biscoito com técnica e destreza inigualáveis).
Aprendi a fazer frango ao molho com minha avó e minha mãe e hoje preparo com frequência aqui em casa. É um cardápio que me aquece o coração! Na minha versão, coloco batatas para cozinhar depois que o frango já está quase no ponto. Assim, temos batatas macias e delicadas cozidas no caldo de frango e açafrão.
Sou muito grata por toda a cultura alimentar que minha avó passou para nossa família: primeiro para o meu pai e depois para minha mãe, meu irmão e eu. E apesar da vovó Marília nunca ter conhecido os meus filhos (ela foi encontrar nosso Senhor antes deles nascerem), ela também ensina meus meninos a comerem por meio de suas tradições passadas de geração a geração.
Mais Receitas com Frango
Coxa, sobrecoxa, peito, frango inteiro... Aqui no site tem várias ideias de receitas deliciosas para preparar usando frango. Lá vão algumas das prediletas:
Galinha Caipira com Molho de Açafrão e Batatas
Rendimento: 8 porções Nível de Dificuldade: Média.
Tempo de Preparo: 2h.
Armazenamento: na geladeira por até 3 dias.
Ingredientes
1 cebola, descascada e picada em cubos pequenos
5 dentes de alho, descascados e picados em cubos pequenos
3-5 pimentas de cheiro, picadas
1 galinha cortada em pedaços com pele e ossos (2 coxas, 2 sobrecoxas, 2 asas, 2 pedaços de peito com osso, coluna com carne e pescoço, etc)
3 xícaras de caldo de galinha caseiro (ou caldo de legumes caseiro ou água)
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
1/2 colher de chá de açafrão da terra
5 batatas médias, descascadas e cortadas ao meio (se forem batatas pequenas, podem ficar inteiras)
Salsa e cebolinhas picadas a gosto
Modo de Preparo
Em uma tigela, coloque o frango e tempere com sal e pimenta do reino.
Aqueça uma panela em fogo médio com 1 fio de azeite de oliva por cerca de 30 segundos.
Coloque algumas partes do frango, com a pele virada para baixo. Deixe a gordura do frango derreter e dourar o frango, sem mexer. Quando o frango estiver com a pele completamente dourada, vire para dourar os outros lados. Retire os pedaços de frango dourados e reserve em um recipiente. Prossiga dourados os outros pedaços de frango na mesma panela até que todo o frango esteja bem dourado.
Reserve o frango dourado em um recipiente.
Na panela ainda "sujinha" de frango, coloque a cebola, o alho e a pimenta de cheiro. Refogue até que o alho esteja aromático. Acrescente o açafrão e misture.
Devolva o frango para a panela e acrescente todo o caldo do frango.
Misture e tempere com um pouco mais de sal.
Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 1 hora com a panela entreaberta.
Acrescente as batatas à panela, misture e deixe cozinhar por mais 20-30 minutos ou até que as batatas esteja macias e o frango esteja saindo do osso de tão macio.
Experimente e ajuste os temperos com mais sal e pimenta do reino se necessário.
Finalize a receita salpicando salsa e cebolinha frescas por cima.
Conheça nosso Livro!
O que usamos na cozinha?
Utilizando nossos links, você apoia o canal com comissão da venda!
O que te impede de ser mais saudável?
Falta de organização ou planejamento?
Baixa habilidade culinária?
Dificuldade de saber o que de fato é saudável?
Pouco tempo para cozinhar?
Suas emoções ditam o que você come?

No "Descobrindo a Cozinha Saudável", depois de meses de preparo (eu diria até anos), vou dividir com você tudo o que aprendi sobre como ultrapassar obstáculos assim! E te mostrar o meu Método Cardápio Versátil, criado justamente para ajudar nestes desafios.
Vamos usar ferramentas simples e eficientes para diminuir o desperdício de alimentos, otimizar o trabalho na cozinha, planejar as refeições e preparar delícias saudáveis para o dia a dia.
Comments