Galinha Caipira com Molho de Açafrão e Batatas | Receita Goiana
top of page

Galinha Caipira com Molho de Açafrão e Batatas | Receita Goiana



Toda vez que visitávamos a minha avó em Anápolis (GO), ela preparava o mesmo cardápio: galinha caipira com molho de açafrão, arroz, feijão, angu de milho ou milho refogado e uma saladinha (geralmente de tomate e repolho). Devo admitir que quando eu era criança, não gostava disso. Não porque a comida não era gostosa (era sempre deliciosa), mas porque não havia variação e eu dava muito mais valor a pizza, hambúrguer, lasanha ou macarrão do que ao "arroz com feijão". Coisas de criança.


Quando adolesci, descobri o motivo pelo qual minha avó sempre fazia esse mesmo menu: era o favorito do meu pai, filhinho querido dela. Com a maturidade, passei a valorizar muito essa comidinha da minha avó, bem como os infindáveis doces que ela sempre preparava incluindo pé de moleque, goiabada, doce de leite e de figo. Minha avó era uma cozinheira incrível e colocava afeto em cada biscoito de queijo que modelava (ela usava uma faquinha pra fazer as ranhuras no biscoito com técnica e destreza inigualáveis).


Aprendi a fazer frango ao molho com minha avó e minha mãe e hoje preparo com frequência aqui em casa. É um cardápio que me aquece o coração! Na minha versão, coloco batatas para cozinhar depois que o frango já está quase no ponto. Assim, temos batatas macias e delicadas cozidas no caldo de frango e açafrão.


Sou muito grata por toda a cultura alimentar que minha avó passou para nossa família: primeiro para o meu pai e depois para minha mãe, meu irmão e eu. E apesar da vovó Marília nunca ter conhecido os meus filhos (ela foi encontrar nosso Senhor antes deles nascerem), ela também ensina meus meninos a comerem por meio de suas tradições passadas de geração a geração.



Mais Receitas com Frango


Coxa, sobrecoxa, peito, frango inteiro... Aqui no site tem várias ideias de receitas deliciosas para preparar usando frango. Lá vão algumas das prediletas:

 

Galinha Caipira com Molho de Açafrão e Batatas


Rendimento: 8 porções Nível de Dificuldade: Média.

Tempo de Preparo: 2h.

Armazenamento: na geladeira por até 3 dias.


Ingredientes

  • 1 cebola, descascada e picada em cubos pequenos

  • 5 dentes de alho, descascados e picados em cubos pequenos

  • 3-5 pimentas de cheiro, picadas

  • 1 galinha cortada em pedaços com pele e ossos (2 coxas, 2 sobrecoxas, 2 asas, 2 pedaços de peito com osso, coluna com carne e pescoço, etc)

  • 3 xícaras de caldo de galinha caseiro (ou caldo de legumes caseiro ou água)

  • Sal a gosto

  • Pimenta do reino a gosto

  • 1/2 colher de chá de açafrão da terra

  • 5 batatas médias, descascadas e cortadas ao meio (se forem batatas pequenas, podem ficar inteiras)

  • Salsa e cebolinhas picadas a gosto

Modo de Preparo

  1. Em uma tigela, coloque o frango e tempere com sal e pimenta do reino.

  2. Aqueça uma panela em fogo médio com 1 fio de azeite de oliva por cerca de 30 segundos.

  3. Coloque algumas partes do frango, com a pele virada para baixo. Deixe a gordura do frango derreter e dourar o frango, sem mexer. Quando o frango estiver com a pele completamente dourada, vire para dourar os outros lados. Retire os pedaços de frango dourados e reserve em um recipiente. Prossiga dourados os outros pedaços de frango na mesma panela até que todo o frango esteja bem dourado.

  4. Reserve o frango dourado em um recipiente.

  5. Na panela ainda "sujinha" de frango, coloque a cebola, o alho e a pimenta de cheiro. Refogue até que o alho esteja aromático. Acrescente o açafrão e misture.

  6. Devolva o frango para a panela e acrescente todo o caldo do frango.

  7. Misture e tempere com um pouco mais de sal.

  8. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 1 hora com a panela entreaberta.

  9. Acrescente as batatas à panela, misture e deixe cozinhar por mais 20-30 minutos ou até que as batatas esteja macias e o frango esteja saindo do osso de tão macio.

  10. Experimente e ajuste os temperos com mais sal e pimenta do reino se necessário.

  11. Finalize a receita salpicando salsa e cebolinha frescas por cima.

 

Conheça nosso Livro!


 

O que usamos na cozinha?


Utilizando nossos links, você apoia o canal com comissão da venda!



 

O que te impede de ser mais saudável?


Falta de organização ou planejamento?

Baixa habilidade culinária?

Dificuldade de saber o que de fato é saudável?

Pouco tempo para cozinhar?

Suas emoções ditam o que você come?



No "Descobrindo a Cozinha Saudável", depois de meses de preparo (eu diria até anos), vou dividir com você tudo o que aprendi sobre como ultrapassar obstáculos assim! E te mostrar o meu Método Cardápio Versátil, criado justamente para ajudar nestes desafios.


Vamos usar ferramentas simples e eficientes para diminuir o desperdício de alimentos, otimizar o trabalho na cozinha, planejar as refeições e preparar delícias saudáveis para o dia a dia.



646 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page