Pão de Fermentação Natural | Receita
top of page

Pão de Fermentação Natural | Receita

Atualizado: 31 de jan.


Aprender a fazer pão de fermentação natural foi um grande passo para mim! Por muito anos, achei que era impossível reproduzir aquele pão de sabor rico, miolo macio e casca crocante que tinha comido várias vezes em padarias especializadas.


Tentei fazer o meu próprio fermento e pães levain várias vezes durante muitos anos e o resultado não foi nada satisfatório. Desisti.


Até que em 2022 descobri que minha vizinha e amiga preparava estes pães em casa. Fiquei impressionada! Ela me falou que era bem fácil, me explicou como ela mesma preparava e me ofereceu um pouco do fermento dela. Eu aceitei e graças a Graci em menos de 48 horas eu já tinha preparado um pãozinho delicioso usando levain! A partir daí, fui estudar e tentar mais receitas. Depois de algumas semanas, estava completamente apaixonada pela história de fazer pão levain! Agora aqui em casa é tudo com fermentação natural: pão comum, pão fofinho de leite, pão de forma, cinnamon rolls, pão de hambúrguer, rosquinhas...


Neste vídeo, mostro o pão que mais faço em casa. Ele é perfeito para iniciantes como eu porque nem precisa sovar!




Mais Receitas de Pão


Se você não tem fermento natural/levain em casa, não se preocupe! Você ainda pode fazer vários pães gostosos como fermento biológico instantâneo. Dê uma olhada nestas ideias:

Utensílios usados para esta receita:




 

Pão de Fermentação Natural

Rendimento: 2 pães médios Nível de Dificuldade: Média.

Tempo de Preparo: 24h (com pouco trabalho ativo)

Armazenamento: melhor fresco, mas você pode congelar as fatias para consumir ao longo de até 4 meses.


Ingredientes


Levain

  • 40g levain maduro (aquele fermento que ainda precisa ser alimentado)

  • 40g farinha de trigo

  • 40 g farinha de trigo integral

  • 80g água filtrada


Massa

  • 750g farinha de trigo

  • 200g farinha de trigo integral

  • 650g água filtrada morna (cerca de 40°C)

  • 200g de levain alimentado (aquele que você misturou antes de começar a receita e deixou repousar por 3-4 horas)

  • 20g de sal


Modo de Preparo

  1. Comece preparando o levain: misture o levain maduro com farinha de trigo, farinha de trigo integral e água. Cubra com um pano úmido ou papel filme e deixe em um canto quentinho da cozinha por cerca de 3h30min. Ele deve dobrar de tamanho e ficar cheio de bolhas.

  2. Quando faltarem 30min para seu levain ficar pronto, faça a autólise. Para isso, em uma tigela misture a farinha de trigo, farinha de trigo integral e água morna da massa. Cubra com um pano úmido ou papel filme e deixe em um canto quentinho da cozinha por cerca de 30min.

  3. Faça furos na sua massa com os dedos e despeje por cima dela o levain alimentado e o sal. Misture bem com as mãos.

  4. "Sove" a massa com o método rubaud. Para isso pegue a massa com as mãos e bata-a contra a parede do bowl em movimento rápidos e envolventes (olha o vídeo que fica mais fácil).

  5. Deixe a massa repousar por 15 minutos e então faça as primeiras dobras. Para isso molhe as mãos. Pegue um canto da massa e estique para cima o máximo que puder. Então, dobre esse pedaço por cima da massa. Gire 90° e repita, fazendo dobras nos 4 cantos da massa. Espere mais 15 minutos e faça outra sequência de dobras iguais. Espere mais 30 minutos e faça outra sequência de dobras igual. Cubra com um pano úmido ou papel filme e deixe em um canto quentinho da cozinha por cerca de 3h30min.

  6. Despeje a massa delicadamente em uma superfície e divida ao meio com a ajuda de uma espátula molhada. Molde delicadamente os pães de acordo com as instruções do vídeo.

  7. Coloque as massas nos banetons ou cestos forrados com panos e bem enfarinhados. O fechamento deve ficar para cima. Envolva os banetons com papel filme ou coloque em sacos plásticos bem fechados. Deixe na geladeira por cerca de 10-12 horas.

  8. Para assar na panela: pré-aqueça o forno com a panela a 250°C por cerca de 40 minutos. Enfarinhe a panela e um papel manteiga e coloque o pão sobre o papel enfarinhado. Faça um corte no pão. Com cuidado, coloque o pão dentro da panela aquecida e tampe. Leve ao forno por 30 min a 230°C. Retire a tampa da panela e deixe assar por mais 30 minutos. Para assar na forma enfarinhe uma assadeira e coloque o pão sobre ela. Faça um corte longitudinal no pão. Leve ao forno pré-aquecido a 230°C por cerca de 1h ou até que fique bem dourado.

  9. Retire o pão e deixe esfriar completamente antes de partir.



Ideia de Variação: Pão de Azeitona com Alecrim


Para preparar o Pão de Azeitonas com Alecrim, prepare esta mesma receita adicionar 1/2 xícara de azeitonas verdes picadas e 4 colheres de sopa de alecrim picado. Você adicionará estes ingredientes à massa depois de "sovar" na própria tigela e antes de começar as dobras. Prossiga normalmente!



 

Conheça nosso Livro!


 

O que usamos na cozinha?


Utilizando nossos links, você apoia o canal com comissão da venda!



 

O que te impede de ser mais saudável?


Falta de organização ou planejamento?

Baixa habilidade culinária?

Dificuldade de saber o que de fato é saudável?

Pouco tempo para cozinhar?

Suas emoções ditam o que você come?



No "Descobrindo a Cozinha Saudável", depois de meses de preparo (eu diria até anos), vou dividir com você tudo o que aprendi sobre como ultrapassar obstáculos assim! E te mostrar o meu Método Cardápio Versátil, criado justamente para ajudar nestes desafios.


Vamos usar ferramentas simples e eficientes para diminuir o desperdício de alimentos, otimizar o trabalho na cozinha, planejar as refeições e preparar delícias saudáveis para o dia a dia.



10.141 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page