Banana é uma fruta saudável, conveniente, deliciosa e uma das frutas mais baratas que podemos encontrar na feira! Além disso, é um dos alimentos mais consumidos no mundo, ao lado do arroz, trigo e milho.
Fonte de fibras, potássio, vitamina B6 e outros nutrientes, as bananas são ótimas escolhas para qualquer pessoa interessada em comer de forma mais saudável e também podem beneficiar a perda de peso, a digestão e a saúde do coração.
As bananas possuem corpo alongado, sabor doce e não possuem sementes.
Há diversos tipos de bananas disponíveis para o consumo, com sabores e características distintas, mas todas são nutritivas e você pode optar pela sua preferida. Aqui em casa eu uso muito a Banana Prata e a Banana da Terra, mas existem outras opções comuns como a banana ouro, banana nanica, banana maçã...
Pode ser consumida in natura ou em preparações como Panquecas, Cookies, Muffins e Smoothies. Também é um ingrediente frequente em receitas salgadas, aqui no site mesmo temos o Ceviche de Banana, Chilli com Casca de Banana e Baião de Dois.
No post a seguir, vou contar para vocês sobre as características nutricionais da Banana, bem como seus usos culinários, dicas de armazenamento e adaptações para servir esse vegetal desde bebês até adultos.
Composição Nutricional da Banana
Em 100g de banana prata crua, podemos encontrar:
98 kcal de Energia;
1,3g de Proteína;
0,1g de Gordura;
26g de Carboidrato;
2,0g de Fibra Alimentar;
358mg de Potássio;
21mg de Vitamina C;
Uma banana (de cerca de 100g) fornece em média 98 kcal e é formada basicamente por carboidratos e água. É uma fruta prática e pode melhorar a digestão e a saúde cardíaca graças ao seu conteúdo de fibras e antioxidantes.
Os carboidratos em bananas verdes são principalmente na forma de amido e amido resistente — um tipo de carboidrato que não é digerido, semelhante a fibra. A medida que a fruta amadurece, seu sabor se torna mais doce enquanto seu teor de fibras cai. De qualquer forma, as bananas, ao contrário da fama, são benéficas para o funcionamento intestinal.
A banana é uma boa fonte de potássio, importante para a saúde do coração, especialmente para o controle da pressão arterial. Além disso, também apresentam boa quantidade de magnésio, outro mineral importante para a saúde do coração e também auxilia nas funções musculares e nervosas, regulação de pressão arterial e contribui no sistema imunológico.
O magnésio está associado a redução do risco de acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca e diabetes do tipo 2.
É rica em antioxidantes, incluindo Flavonóides, que tem benefícios para a saúde como a redução do risco de doenças cardíacas e doenças degenerativas pois combate a oxidação celular.
Como escolher a Banana?
A banana é encontrada na seção de hortifruti do mercado ou em feiras. As bananas estão disponíveis nos mercados durante o ano inteiro.
Preste atenção na cor da casca, as bananas devem estar com a casca amarelo vibrante no comprimento. Pontas verdes mostram que a banana ainda está "meio verde" e manchas pretas indicam que está madura (ou pra lá de madura).
Leve em consideração o prazo que você irá comer as bananas:
Se for consumir imediatamente: escolha as mais maduras, com pouco verde nas extremidades e algumas manchas marrons, estes são indicativos que a banana está madura e doce.
Para comer em alguns dias: escolha as bananas amarelas com a extremidade mais verde ou (completamente verdes), desta forma, irá amadurecer em alguns dias caso seja armazenada a temperatura ambiente.
Evite as bananas com manchas marrons grandes e também aquelas em que a casca já esteja aberta, expondo a parte interna da banana.
Como higienizar e armazenar?
Se quiser consumir a casca crua siga as orientações deste post para higienizar: Como higienizar frutas e hortaliças. Mas se não for consumir a casca, basta lavar as bananas com água e sabão e enxugar bem.
A banana pode ser mantida a temperatura ambiente, dependendo da sua maturação, por até 1 semana. Deixe na fruteira, sem embalagem/saco plástico, em local arejado e com sombra. Na geladeira, a casca da banana escurece completamente, mas seu interior continua bom para consumo.
No congelador, dura até 3 meses. O ideal é descascar as bananas e congelar em rodelas, fatias, ou inteiras... o formato que for mais conveniente pra você. O importante é armazenar estas bananas em sacos plásticos ou potes direto no congelador.
Ideias de Receitas com Banana
A banana é bem prática e versátil, é um lanche pronto ou um ingrediente pra alguma receita deliciosa. Lá vão algumas ideias:
Iniciando com um clássico do café da manhã: Panquecas de Banana e Aveia! Se você tem um banana madura sobrando em casa, um ovo na geladeira e aveia e fermento na despensa... você está há minutos de ter um café da manhã delicioso no prato!
Que tal um lanchinho diferente? Cookies de Aveia com Pasta de Amendoim são ótimos para adoçar o lanchinho de forma nutritiva.
Muffins são bolinhos mais densos e cheios de sabor que ficam perfeitos com um pouquinho de manteiga ou geleia! Essa é uma receita ótima para ter no freezer uma boa opção de lanche gostoso e nutritivo.
Para os dias quentes, uma bebida geladinha: Smoothie de Morango com Banana
Um acompanhamento diferente para alegrar o seu almoço: Ceviche de Banana
Chili com carne é um preparo de origem mexicana quentinho e muito bem temperado! Mas aqui no site eu tenho uma versão prática e barata, que usa casca de banana no refogado além da carne: Chilli com Casca de Banana
Que tal receita deliciosa, fresca, equilibrada e ovolactovegetariana de um dos meus preparos preferidos da comida nordestina? Faça o Baião de Dois!
Abaixo eu coloquei algumas receitas que usam a Banana como ingrediente, mas se você escrever "Banana" no campo de busca do site, encontra ainda mais ideias!
Banana costuma dar alergia?
A alergia a banana é bem incomum, mas pode acontecer. Em especial, observa-se sensibilidade a bananas em indivíduos com alergia a látex. Geralmente, a alergia a bananas se manifesta como uma alergia oral, com coceira, ardência ou formigamento temporário na boca.
Pessoas como Síndrome de Enterocolite Induzida por Proteína Alimentar podem ter reações de alergia tardia a bananas com vômitos, desidratação e pressão baixa.
Banana para Bebês
Quando posso introduzir a Banana?
Desde o início da Introdução Alimentar! Isso ocorre quando o bebê tem todos os Sinais de Prontidão, incluindo ter completado 6 meses de idade! Assista o vídeo para entender direitinho esses sinais: https://youtu.be/Wxypqpyu6X8.
É saudável para bebês?
Sim! As bananas são boas fontes de carboidratos, ótima fonte de energia e de nutrientes essenciais para os bebês, como o folato, vitamina B6, vitamina C e potássio. Juntos, estes nutrientes apoiam o sistema nervoso, a saúde da pele, a absorção de ferro e a pressão arterial.
A Banana é representante do grupo de Frutas e é um ótimo alimento para entrar no cardápio tanto no café da manhã quanto no lanche.
Como oferecer a banana para bebês no método de papinhas?
Em uma tábua, descasque a banana e amasse com o garfo até formar uma papinha cremosa.
A cada dia amasse menos, deixando cada vez mais pedacinhos maiores. Para entender essa evolução de consistências, assista o vídeo: https://youtu.be/cfhdA3T2ZfM.
Como oferecer a Banana para bebês no BLW?
Bebês entre (6-9 meses): a banana pode ser oferecida de algumas formas diferentes! Uma delas é cortar oferecer a banana parcialmente descascada, sendo assim o bebê segura na parte com casca e come a extremidade sem casca. Outra forma é dividir a metade da banana em 3 tiras, longitudinalmente (desse jeito ela escorrega bem menos da mão do bebê). Ou ainda amasse a banana e pré-carregue uma colher para o bebê pegar.
Bebês entre (9-12 meses): aqui você já pode oferecer as tiras de banana e começar a diminuir o tamanho das tiras para ir desenvolvendo o movimento da pinça. Quando o bebê tiver a pinça desenvolvida, você pode dar fatias de banana ou pedaços menores. Você também pode adicionar ao iogurte, aveia e mingau.
Algumas ideias de receitas com Banana:
Comments