Hortaliças como a couve-flor são bem versáteis e como eu gosto de variar as receitas da semana (sem desperdiçar nenhuma comida), este é um dos vegetais que vive na minha geladeira.
Pensando nisso, neste vídeo inclui 3 receitas com couve-flor. A receita de hoje é a Sopa Cremosa de Couve Flor, mas pesquisando no blog você encontra outras receitas como o "Arroz" de Couve-Flor e a Couve-Flor Assada Picante.
Essa sopa é cremosa e gostosa, cai muito bem em dias frios. Fica perfeita quando é acompanhada por croutons bem crocantes.
Sopa Cremosa de Couve-Flor
Rendimento: 4 porções Nível de Dificuldade: Fácil.
Tempo de Preparo: 5 min.
Tempo de Cozimento: 30 min.
Armazenamento: na geladeira por até 4 dias ou no congelador por até 30 dias.
Ingredientes
1 cebola cortada em cubos pequenos
1 cabeça de couve-flor em floretes
3 xícaras de chá de água
1 colher de sopa de azeite de oliva
Sal e pimenta do reino (a gosto)
1 pitada de noz moscada em pó
1 folha de louro
Modo de Preparo
Em uma panela coloque o azeite de oliva e a cebola. Refogue em fogo baixo até que a cebola fique translúcida.
Adicione a couve-flor e cerca de 3 xícaras de chá de água (até cobrir).
Adicione a noz moscada, o louro e o sal.
Cozinhe em fogo baixo por cerca de 20 minutos ou até que a couve-flor esteja completamente cozida.
Retire o louro e transfira a couve-flor para o liquidificador com um pouco do líquido da cocção. O tanto de líquido vai depender do quão espessa você quer sua sopa! Comece com pouco e vá adicionando gradualmente para não correr o risco de ficar com uma sopa rala demais. Liquidifique até que a mistura vire um creme.
Sirva com um pouco de pimenta do reino e com croutons.
Croutons
Ingredientes
Pão de boa qualidade
Um tiquinho de azeite
Modo de Preparo
Pré-aqueça o forno a 200°C.
Corte o pão em cubos e colocar pra assar por cerca de 15 minutos em uma assadeira untada com um pouquinho de azeite.
O que usamos na cozinha?
Utilizando nossos links, você apoia o canal com comissão da venda!
Adaptando a Receita para Bebês!
Idade Sugerida: +6 meses.
- Evitamos dar sopas e cremes na Introdução Alimentar porque elas não ensinam a mastigar, movimentar o alimento, pegar e levar à boca, etc. Elas também costumam ser mais ralas e menos densas em nutrientes. Para bebês, é muito melhor oferecer os vegetais e carne bem cozidos por exemplo do que batidos em uma sopa rala misturada com caldo que diluirá esses nutrientes. Além disso, os pedaços de alimentos ou a papinha adequada oferece muito mais oportunidade de aprendizado motor e sensorial.
- Dito isso, a sopa não é absolutamente proibida! Se ela faz parte da alimentação e cardápio normal da família pode ser oferecida na refeição justamente para incluir o bebê naquele hábito familiar. Se esse for o caso, indico que a sopa seja feita bem grossa/cremosa para o bebê para que ele possa treinar com mais facilidade levar a colher com a sopa grossa à boca ou que uma sopa com mais pedaços e menos caldo, no caso dessa sopa, amassar bem a couve-flor no início da IA e gradativamente ir amassando menos e deixando pedaços maiores sem muito caldo.
- Além disso, omita o sal e adapte a quantidade de pimenta. Bebês podem comer pequenas quantidades de pimenta e isso ajuda a se acostumarem com os hábitos da casa.
Observação sobre a Janela Imunológica:
A Janela Imunológica é o melhor momento para apresentar alimentos potencialmente alergênicos aos bebês pois isso diminui a chance de desenvolver alergias. A janela ocorre entre os 6 e os 9 meses de idade. Os alimentos potencialmente alergênicos que devemos oferecer na janela:
Ovos (gemas e claras)
Trigo
Peixes e Frutos do Mar
Derivados do Leite de Vaca (manteiga, iogurte e creme de leite fresco por exemplo)
Oleaginosas (castanhas, amêndoas, pistaches, macadâmias, etc) e Amendoim, oferecidas em preparações na forma de pastas ou farinhas ou trituradas.
Comentários