Cenoura: tudo o que você precisa saber | Nutrição, Conservação, Receitas
Cenoura é um vegetal muito comum no prato do brasileiro, elas estão disponíveis o ano inteiro no mercado e na feira! E que bom que ela é presente em nossa alimentação, pois comer cenouras está ligado ao menor risco de câncer e doenças cardíacas! Tudo de bom, né?!
Além de ser um vegetal crocante e saboroso, a cenoura é altamente nutritiva: rica em fibras, vitaminas e antioxidantes. Elas têm, como a maioria das hortaliças, pouquíssima gordura e proteína, mas um alto teor de água. A parte comestível da cenoura é composta por aproximadamente 10% de carboidratos, e metade deste em forma de fibras.
É um ótimo alimento para inserir no cardápio quando se busca perda de peso e outros benefícios a saúde como reduzir o colesterol, diminuir o risco de desenvolver câncer e auxiliar na saúde ocular.

As cenouras são cilíndricas e podem ser encontradas em diferentes cores como variedades de amarelos e roxos. A mais, no entanto, comum é a cenoura laranja. A cor laranjada é resultado da presença do betacaroteno, um antioxidante que é convertido em vitamina A no nosso organismo.
No post a seguir, vou contar para vocês sobre as características nutricionais da Cenoura, bem como seus usos culinários, dicas de armazenamento e adaptações para servir esse vegetal desde bebês até adultos.