Antes do puerpério do meu primeiro filho em 2020, preparei marmitas e pratos e recheei o meu congelador! E foi a melhor coisa que eu fiz, viu? Garantimos refeições prontas, gostosas e saudáveis para as primeiras semanas do bebê de forma econômica e muito prática!
É claro que essas refeições congeladas não foram a única coisa que comemos. Eu e meu marido também cozinhamos um pouco no dia a dia (coisas bem fáceis mesmo) e recebemos comidinha em casa da família. Isso nos ajudou a não enjoar da comida congelada e também não viver de delivery e pão com ovo!
Em fevereiro de 2022, vamos dar boas-vindas ao nosso segundo filho e é claro que meu freezer também foi preparado para este momento. Dessa vez, precisei cozinhar refeições que fossem apropriadas para mim, meu marido e meu filho de 1 ano e meio. Tenho certeza que receberei ajuda da família desta vez também, mas ter esses pratos congelados aqui em casa vai ser uma mão na roda!
No post de hoje, compartilho a primeira parte dessa série que vai ensinar várias receitas deliciosas! Antes de começar a cozinhar e congelar, é preciso planejar e fazer algumas escolhas inteligentes. Hoje o papo é sobre isso!
Começando pelo Planejamento
Dessa vez, sabia que queria cozinhar em dias mais "picados" para não ter trabalho demais em um dia só. Motivo? Estou no final da gravidez e a barriga dessa vez está mais pesada! Por isso, escolhi receitas que poderiam ser feitas em 4-5 dias diferentes.
Passo 1: A Escolha das Receitas
Os principais critérios para escolher as receitas que iria congelar foram os seguintes:
Precisavam ser receitas que congelavam bem;
Tinham que ser receitas que eu e minha família gostássemos muito de comer e não enjoássemos com facilidade, afinal, repetiremos os mesmos pratos algumas vezes;
Priorizei receitas de prato único ou prato principal: não queria gastar espaço no freezer com arroz ou vegetais, uma vez que esses preparos podem ser feitos rapidamente para acompanhar algum prato principal;
Apesar de ser um acompanhamento, também incluí feijão no meu freezer. Isso porque meu filho de 1 ano e meio adora feijão e as leguminosas sempre aparecem no pratinho dele de almoço e/ou jantar. Já tinha grão de bico, feijão fradinho e lentilha congelados, então acrescentei apenas o feijão preto que, juntamente com o carioca, é o mais comum aqui em casa. Feijão demora para ser preparado pois precisa ficar de molho e então ser cozido e depois refogado com tempero. Neste pré-preparo, decidi deixar já cozido no congelador com os refogados separados para somente finalizar o preparo.
Para encontrar preparações que se encaixam nestes critérios, usei os seguintes recursos:
Meu ebook “Do Freezer à Mesa”: um livro digital com mais de 60 receitas saudáveis e congeláveis do café da manhã ao jantar. Lá tem uma parte teórica bem legal que explica quais são os melhores recipientes para congelar, como descongelar os alimentos bem, o que pode ou não ser congelado e esclarece dúvidas comuns como por exemplo se os alimentos perdem nutrientes no congelamento e como minimizar isso. Se você ficou interessado, aproveita e clica aqui para comprar! (Indico porque vale muito a pena mesmo!)
O pinterest! Eu adoro essa plataforma para buscar receitas, organizá-las e montar cardápios! Se você ainda não conhece, vale a pena dar uma explorada!
As receitas que eu já tinha colocado aqui no canal e site e que podem ser congeladas (inclusive algumas do primeiro vídeo)!
Vou deixar aqui algumas ideias de Almoço e Jantar que já ensinei por aqui:
Bolonhesa de Lentilha
Lasanha Vegetariana (com bolonhesa de lentilha)
Bolinhos de Lentilha
Lasanha de Abóbora com Frango
Estimulo você a escolher as receitas que mais combinam com a sua casa e o gosto de vocês. Aqui em casa, escolhi:
Marinadas de Frango (Indiana, Asiática, Alecrim com Limão)
Feijão (receita em breve)
Passo 2: Agrupando Preparos Parecidos
Depois que escolhi as receitas, chegou o momento de olhar para elas e procurar similaridades. “O que eu posso fazer de uma vez e ao mesmo tempo?” foi a pergunta que me fiz. De cara, percebi que quase todas as receitas levavam cebola, alho, cenoura, espinafre e aipo picados. Outra coisa que notei foi que molho de tomate e bolonhesa seriam bases comuns de algumas receitas! Assim minha lista de compras fica mais simples e o risco de desperdício é menor. No primeiro dia, preparei:
Cebola Picada
Alho Picado
Espinafre Picado
Alho Poró Picado
Couve-Flor Cozida
Ervas frescas picadas
Mirepoix: cebola, aipo e cebola picados (já tinha pronto no freezer)
Passo 3: Definindo a Ordem das Receitas
Defini a ordem das receitas pensando também nos temas dos vídeos que elas produziriam... então não foi apenas por questões práticas, viu? Aqui, vou deixar delineado o que preparei dia após dia com um passo a passo para vocês. A ideia é mostrar o caminho mais conveniente. Hoje, falo sobre o primeiro dia.
A Execução
Dia 0:
Ir ao mercado;
Deixar o feijão de molho;
Deixar as carnes do dia seguinte descongelando na geladeira;
Dia 1:
Colocar o feijão para cozinhar na pressão (com uma nova água e uma folha de louro).
Higienizar todas as ervas, vegetais e temperos frescos. Faça isso usando grandes bacias de água e diluindo corretamente água sanitária ou hipoclorito. Neste post, explico o passo a passo. O alho-poró deve ser picado antes de ser higienizado.
Enxague e seque bem todas as ervas, vegetais e temperos frescos higienizados.
Pique a cebola no processador. Armazene em um pote com um pouco de azeite e sal na geladeira.
Pique o alho no processador. Armazene em um pote com um pouco de azeite e sal na geladeira.
No mesmo processador, ainda sujinho, prepare o Tempero Caseiro. Congele em potinhos ou em cubinhos. Prefiro em cubinhos! Depois de firmes, eu transfiro para um saco.
Seque as ervas e pique. Armazene em potes com camadas de papel toalha para evitar a umidade.
Seque bem o alho poró e guarde em um pote forrado com papel toalha.
Pique o tomate para o preparo do molho.
Neste ponto, o feijão estará pronto. Deixe esfriando.
Coloque a couve-flor para cozinhar ao vapor em uma das bocas do fogão.
Na outra boca, comece o preparo do Molho de Tomate.
Prepare o molho bolonhesa e deixe cozinhando na terceira boca do fogão.
Enquanto os preparos cozinham, porcione e congele o feijão.
Guarde a couve-flor cozida em um pote na geladeira.
Guarde o molho de tomate em potes na geladeira.
Guarde o molho bolonhesa em potes na geladeira.
Limpe e organize a cozinha.
Na parte 2 deste especial (post e vídeo), mostrarei as receitas mais práticas para congelar: uma seleção que não precisa ser cozida antes do congelamento! Isso tudo na próxima quinta! Até lá! Abraços, Marina
Olá Marina Moraes, gostei muito do seu conteúdo.
O preparo das refeições diárias pode ser mais PRAZEROSO, seja para uma alimentação mais SAUDÁVEL ou para EMPREENDER.
Mais de 10 MIL ALUNAS já faturaram de 4 à 12 MIL REAIS já no PRIMEIRO MÊS, mesmo sem nem saber fritar um ovo direito.
Acesse esse link e saiba como
http://bit.ly/marmitarentável